Porque os ventrículos são mais musculosos que os átrios?

Sobre o coração humano

Conheça a anatomia e a fisiologia básica de um coração humano.

O coração humano é responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso.
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

Circulação, localização e posição

O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa toráxica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - o átrio - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspede (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho.

Constituição

A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.
Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas valvas. As valvas também servem de meio de comunicação entre as aurículas e os ventrículos.
A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo.
O pericárdio é a membrana que reveste todo o coração. O endocárdio é a membrana que reveste o interior do coração.

Funcionamento

O coração está constantemente a contrair e a relaxar, para bombear todo o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos. A função da aurícula e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, a aurícula e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.

Fonte: Wikipedia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ventrículo

Porque os ventrículos são mais musculosos que os átrios?

Diagrama do coração humano visto de frente.

Porque os ventrículos são mais musculosos que os átrios?

Ventrículo esquerdo em baixo, à esquerda.
Latimventriculus sinister cordis
Graypág.534
MeSHVentricle

Ventrículo refere-se a uma câmara inferior do coração.[1] O coração humano possui dois ventrículos. O ventrículo direito recebe o sangue através da valva tricúspide, vindo da aurícula direita e o ventrículo esquerdo recebe o sangue através da valva bicúspide, vindo da aurícula esquerdo.

Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.

Os ventrículos estão ligados às aurículas, que recebem sangue arterial pelas veias pulmonares (aurícula esquerda) e sangue venoso pela veia cava superior e inferior (aurícula direita).

Após a diástole geral ocorre a sístole auricular que abre as valvas bicúspides ou mitrais (esquerda) e tricúspide (direita) quando as aurículas contraem, bombeando o sangue para os ventrículos, que com a sístole ventricular bombeiam o sangue venoso e arterial para, respectivamente, os pulmões, pela artéria pulmonar, e para o resto do corpo, pela artéria aorta. Nas aortas, para o sangue não recuar, existem também duas valvas que se abrem na sístole ventricular e fecham na diástole geral. São denominadas por valvas sigmoides.

Ventrículo direito[editar | editar código-fonte]

Ventrículo direito é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso do átrio direito. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.

Ventrículo esquerdo[editar | editar código-fonte]

O ventrículo esquerdo do coração humano fica abaixo do átrio esquerdo. Entre eles fica a valva mitral, somente com duas cúspides. No ventrículo esquerdo existem também as cordas tendinosas e os músculos papilares. Desagua na aorta, de quem é separado pela valva aórtica. O ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito pois precisa realizar contrações mais poderosas para distribuir o sangue para o corpo todo.

A função do ventrículo esquerdo é bombear o sangue para todo o corpo exceto os pulmões. Ele bombeia o sangue para sua circulação sistêmica através da artéria aorta.

Separação e valvas[editar | editar código-fonte]

Os ventrículos são separados das aurículas por valvas chamadas de valva mitral ou valva bicúspide, entre a átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e valva tricúspide, entre a átrio direito e o ventrículo direito. Entre os ventrículos e os grandes vasos, existem também valvas que impedem o refluxo de sangue para estas câmaras durante a fase de relaxamento ventricular. Essas tomam a designação de valva pulmonar, entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar, e de valva aórtica, entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta. Outra designação aceitável para estas valvas é "sigmoide".

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Ventrículo único

Referências

  1. ventrículo in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-30 23:42:14]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ventrículo

  • Porque os ventrículos são mais musculosos que os átrios?
    Portal da biologia

Porque os ventrículos são mais musculosos que os átrios?

Os ventrículos precisam ser mais musculosos que os átrios, pois eles tem que suportar uma grande pressão vinda do sangue bombeado pelo coração.

Porque o ventrículo esquerdo e mais musculoso?

O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito. Isso se deve ao fato de que a contração nessa região deve ser mais vigorosa, de modo a garantir que o sangue siga para o corpo.

Porque os ventrículos apresentam a parede mais grossa?

No Coração único dos vertebrados, as câmaras as quais o sangue chega, são os átrios (ou aurículas) As câmaras que bombeiam o sangue para fora do coração são os ventrículos, cujas paredes são mais espessas que as dos átrios. Isso ocorre porque eles bombeiam o sangue para fora do coração sob alta pressão.

Qual a diferença entre os átrios e os ventrículos?

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.