Porque tudo na vida tem uma razão?

Tudo na vida tem um porquê, uma razão de ser. Cada um tem a opção de escolher o que a…

Porque tudo na vida tem uma razão?

Porque tudo na vida tem uma razão?

Tudo na vida tem um porquê, uma razão de ser. Cada um tem a opção de escolher o que a vida lhe dá ou o que a vida lhe impõe. Um amigo, um amor, um caminho a seguir, sua forma de ver e sentir. Por vezes, perdemos nosso tempo com banalidades, com coisas que nem tem assim tanta importância e esquecemos que nossa passagem por aqui é bem curta. Tantas vezes vivemos os sonhos que não são nossos! Tantas vezes queríamos ter a vida de outros, que esquecemos dos nossos próprios sonhos, da nossa própria vida. Por vezes, me questiono e não obtenho qualquer resposta. Por que damos valor ao que tínhamos só depois de perdermos? Não tivemos a oportunidade para isso? Por que sentimos saudades de pessoas vivas, se ainda temos a chance de lhe dar um abraço? Não será bem pior querer abraçar quem já não está no meio de nós? Por que queremos desistir da vida quando existem pessoas que lutam numa batalha injusta para ter uma digna? Deus dá nozes a quem não tem dentes? Ou será uma sociedade cruel que nos priva deles? São tantas e tantas perguntas que jamais terão respostas. Por isso façam um favor a vós próprios. Amem, perdoem, riam, sejam felizes enquanto podem. Vivam vossas vidas, seus sonhos sem sugar a vida e os sonhos dos outros. Porque ao se darem conta a vida terá passado bem aos vossos lados. Aí, será tarde e se perguntarão o que fizeram de suas vidas. E a única resposta que ela terá para lhes dar será: eu passei por aí, vocês que não souberam aproveitar!

Leia mais

Pergunta

Porque tudo na vida tem uma razão?

Resposta

Tudo acontece por algum motivo? A resposta curta é "sim"! Porque Deus é soberano, não há acontecimentos aleatórios e fora do seu controle. Os propósitos de Deus podem estar escondidos de nós, mas podemos ter certeza de que cada evento tem uma razão para acontecer.

Havia uma razão para a cegueira do homem em João 9, embora os discípulos a identificaram erroneamente (João 9:1-3). Havia uma razão para o maltrato de José, embora o propósito de seus irmãos no que fizeram com ele fosse muito diferente do propósito de Deus ao permitir o acontecido (Gênesis 50:20). Havia uma razão para a morte de Jesus — as autoridades em Jerusalém tinham suas razões, baseadas em intenções malignas, mas Deus possuía as suas, baseadas na justiça. A soberania de Deus se estende até às criaturas mais humildes: "E nenhum deles (pardal) cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai" (Mateus 10:29).

Vários fatores nos ajudam a saber que tudo acontece por uma razão: a lei da causa e efeito, a doutrina do pecado original e a providência de Deus. Tudo isso demonstra que tudo acontece por um motivo, não apenas por casualidade ou por chance aleatória.

Primeiro, existe a lei natural da causa e efeito, também conhecida como a lei da semeadura e da colheita. Paulo diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna" (Gálatas 6:7-8). Isso significa que em todas as ações que tomamos ou palavras que pronunciamos, sejam boas ou más, existem certos resultados inevitáveis que se seguem (Colossenses 3:23-25). Alguém pode perguntar: "Por que estou preso? Existe uma razão para isso?" E a resposta pode ser: "Porque você roubou a casa do seu vizinho e foi pego". Isso é causa e efeito.

Tudo o que fazemos ou é um investimento na carne ou um investimento no Espírito. Vamos colher tudo o que semeamos, e vamos colher em proporção à forma como semeamos. "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará" (2 Coríntios 9:6). O crente que caminha no Espírito e "semeia" no Espírito vai colher uma colheita espiritual. Se a semeadura foi generosa, a colheita será generosa, se não nesta vida, certamente na vida por vir. Por outro lado, aqueles que "semeiam" com a carne vão colher uma vida sem as bênçãos completas de Deus, tanto nesta vida quanto na vida futura (Jeremias 18:10; 2 Pedro 2:10-12).

A razão pela qual algumas coisas acontecem pode ser rastreada até o pecado original no Jardim do Éden. A Bíblia é clara que o mundo está sob uma maldição (Gênesis 3:17) que tem resultado em enfermidades, doenças, desastres naturais e morte. Todas essas coisas, embora sob o controle final de Deus, às vezes são usadas por Satanás para infligir misérias às pessoas (ver Jó 1-2; Lucas 9:37-42; 13:16). Alguém pode perguntar: "Por que contraí essa doença? Existe uma razão para isso?" E a resposta pode ser uma ou mais das seguintes: 1) "Porque você vive em um mundo caído, e todos estamos sujeitos a doenças"; 2) "Porque Deus está testando você e fortalecendo sua fé"; ou 3) "Porque, em amor, Deus está disciplinando você de acordo com Hebreus 12:7-13 e 1 Coríntios 11:29-30".

Então temos o que é chamado de providência de Deus. A doutrina da providência sustenta que Deus trabalha discretamente e invisivelmente através do mundo natural para gerir eventos. Deus, em sua providência, desenvolve seus propósitos através de processos naturais no universo físico e social. Todo efeito pode ser rastreado até uma causa natural, e não há nenhuma sugestão do milagroso. O melhor que o homem possa fazer para explicar a razão pela qual as coisas acontecem no decorrer de eventos naturais é apontar para a "coincidência".

Os crentes proclamam que Deus organiza as coincidências. O incrédulo ridiculariza tais ideias porque acredita que causas naturais possam explicar completamente cada evento sem referência a Deus. Contudo, os seguidores de Cristo estão plenamente seguros dessa verdade profunda: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).

O livro de Ester mostra a providência divina trabalhando. O banimento de Vasti, a seleção de Ester, a conspiração dos assassinos, o orgulho de Hamã, a coragem de Mordecai, a insônia do rei, a sede de sangue de Zeres e a leitura do pergaminho — tudo no livro acontece para causar a libertação do povo de Deus. Embora Deus nunca seja mencionado em Ester, a sua providência, trabalhando através da "coincidência", é fácil de ver.

Deus está sempre trabalhando na vida de seu povo, e em sua bondade os trará a um bom fim (ver Filipenses 1:6). Os eventos que definem nossas vidas não são simplesmente produtos de causas naturais ou chance aleatória. Eles são ordenados por Deus e são destinados ao nosso bem. Muitas vezes, não conseguimos sentir a orientação ou a proteção oculta de Deus à medida que os eventos em nossas vidas se desenrolam. No entanto, quando olhamos para trás nos eventos passados, podemos ver a sua mão com mais clareza, mesmo em tempos de tragédia.

English



Voltar à página principal em português

É verdade que tudo acontece por um motivo?

Assine a

Pergunta da Semana

Qual é a razão da vida?

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

Quem tem uma razão para viver?

"Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa." Ser capaz de reunir diariamente os melhores motivos para viver é uma tarefa que qualifica e permite a multiplicação da esperança. Sem uma meta, um objetivo ou sonho, fica difícil colocar-se a caminho.

Porque você é a razão do meu viver?

Não és sequer a razão de meu viver, pois que tu és já toda a minha vida. Entao percebi que era você a razão de todo o meu viver. Reconstruindo em mim a esperança de saber que posso ser feliz.

Porque as coisas acontecem na vida da gente?

Tudo que acontece na nossa vida tem um propósito definido. Nada acontece por simples ação do acaso. Por sim ou por não, o que aconteceu teve um motivo, e um motivo suficiente para que eu entenda (não que eu tenha que me conformar com isso ou aceitar) que era assim que teria que ser.