Previsão do tempo são gonçalo, rj

As queimadas ocorridas no Brasil geram diariamente fumaça que se acumula em uma grande pluma de escala continental que se estende a centenas de milhares de quilômetros quadrados, cobrindo uma extensa área da América do Sul durante todo o período seco da região central do Brasil, principalmente durante o inverno. As emissões de fumaça estão mais intensas este ano, como pode ser observado através de imagens de satélites (Figura 1) e dos resultados do modelo de previsão de fumaça e de qualidade do ar do INPE (Figura 2).

Durante os meses de julho a agosto, esta pluma regional de fumaça é tipicamente transportada pelos ventos alísios em direção à Cadeia dos Andes e ao atingir esta barreira desloca-se em direção ao sul do continente atingindo a porção oeste do território brasileiro, Peru, Bolívia e Argentina. Agora em setembro, até o final do período seco, o avanço periódico das frentes frias em direção às regiões Sudeste e Centro-Oeste bloqueiam o transporte da fumaça em direção ao sul do continente e a desvia em direção ao Oceano Atlântico passando sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Um destes episódios aconteceu ontem (08/09) e hoje (09/09) com o agravante de que parte desta fumaça, ao atingir a costa brasileira, foi recirculada de volta ao continente sobre os estados da Região Sudeste degradando ainda mais a qualidade do ar das grandes cidades desta região. O modelo numérico do INPE indica ainda que a fumaça passou pelas regiões Sul e Sudeste também em níveis próximos da superfície e, portanto, atingiu diretamente a população destas regiões, inclusive da cidade de São Paulo (SP). Este evento deve perdurar por mais 1-2 dias e tem a possibilidade de voltar a ocorrer outras vezes até o final do período seco.

Anexo 1: Animação dos resultados do modelo numérico ambiental do INPE para a espessura ótica do aerossol no canal 550 nm1(AOT). Previsão iniciada em 08 de setembro de 2022 as 00Z até o dia 12 de setembro de 2022 as 00Z.

As integrações do modelo numérico ambiental foram realizadas no supercomputador do INPE. Previsões numéricas mais refinadas estão em planejamento com o novo Modelo Comunitário MONAN que faz parte da Rede Nacional de Meteorologia (RNM).

Texto elaborado por Karla Maria Longo (INPE), com contribuições de Servidores do INPE, INMET e CENSIPAM.

Quais são alguns dos destaques da observação do céu em janeiro de 2023? As estrelas brilhantes do céu são uma visão deslumbrante. E um cometa descoberto faz sua maior aproximação da Terra.

Previsão do tempo são gonçalo, rj

Fortes chuvas têm atingido a cidade de São Paulo nos últimos dias. Nesta terça-feira, 6, o cenário se repetiu. O dia amanheceu com céu encoberto e tempo instável. Em razão da combinação do calor e da alta umidade, temporais devem atingir a capital paulista e a Grande São Paulo nos próximos dias, com as áreas de instabilidade predominando principalmente entre a tarde e o início da noite. A partir de quinta-feira, 8, a chuva deve diminuir na cidade.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média na cidade nesta terça-feira será de 20ºC. A partir do meio da tarde, retornam as condições para ocorrência das pancadas de chuvas mais significativas. A Climatempo estima ainda que a temperatura fique entre 20 e 26ºC.

Relacionadas

Previsão do tempo são gonçalo, rj

Vídeo: Trabalhadores são resgatados após soterramento em obra no Tocantins

Previsão do tempo são gonçalo, rj

Motoboys fazem buzinaço contra médico que tentou intimidar entregador no DF

Previsão do tempo são gonçalo, rj

BA: Vídeo flagra momento em que jovem teria sido cortada no rosto em ônibus

Entre a noite de segunda e a manhã desta terça-feira na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo, o Corpo de Bombeiros registrou 14 ocorrências para quedas de árvores.

Os dias chuvosos também são propícios para a formação de alagamentos, elevação de córregos e rios, assim como deslizamentos de encostas em áreas de risco, conforme alerta o CGE.

Na quarta-feira, 7, o cenário permanece de tempo instável, nublado e chuvoso. Na madrugada, há possibilidade de chuva isolada com baixo potencial e, ao longo do dia, pancadas de chuva com maior concentração estão previstas no decorrer da tarde e da noite. Os termômetros oscilam entre 19ºC e 27ºC.

A partir de quinta-feira, de acordo com o CGE, as temperaturas se elevam significativamente, ficando acima dos 30°C, enquanto as precipitações diminuem sobre a região, de acordo com as simulações atmosféricas mais recentes. A mínima, segundo a Climatempo, deve ser de 18ºC.

Na sexta-feira, 9, o dia será ensolarado, com temperatura variando entre 18ºC e 31ºC. Também não há previsão de chuva para o fim de semana, até o momento. No sábado, 10, a oscilação ficará entre 17ºC e 33ºC. E no domingo, 11, o dia será de sol com algumas nuvens. Os termômetros devem variar entre 18ºC e 28ºC.

Quando teremos chuva em São Gonçalo?

A probabilidade de chuvas hoje a noite é de 4% com nuvens cobrindo 30% do céu. Previsão de hoje: Dia claro. Mínima de 22.22 graus. Ventos NE de 8 a 16.1 km/h.

Que horas vai chover em São Gonçalo?

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Como ficará o tempo na próxima semana?

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Tem previsão de chuva para amanhã em São Gonçalo?

A probabilidade de Chuvas amanhã é de 31%. Clique no link seguir para saber do clima e sensação térmica da cidade de Sao Goncalo. Mais informações sobre o clima, sensação térmica e outras informações relevantes de amanhã na cidade de Sao Goncalo você pode ver a seguir.