Quais anexos embrionários são essenciais até o final do desenvolvimento do feto em mamíferos?

Os anexos embrionários são estruturas provenientes dos folhetos germinativos que têm a função de proteger e nutrir o embrião. Eles desaparecem durante o desenvolvimento e não estão presentes nos adultos.

Veja abaixo um resumo das principais estruturas:

a) Saco vitelínico
É uma estrutura em forma de saco, revestida externamente pela mesoderme e, internamente, pela endoderme, cuja função é armazenar reservas nutritivas durante o desenvolvimento do embrião. Está presente em peixes, répteis, aves e mamíferos. No entanto, nos mamíferos esse anexo é reduzido, pois a placenta assume a função de nutrição do embrião.

b) Alantoide
É uma estrutura em forma de saco ou vesícula, ligada a parte posterior do intestino do embrião. Assim como o saco vitelínico, o alantoide é formado pela mesoderme e endoderme, e ocorre nos répteis, aves e mamíferos. A principal função do alantoide é remover e armazenar excretas produzidas pelo metabolismo do embrião.

c) Âmnio
É uma fina membrana, formada pela ectoderme e a mesoderme, que envolve o embrião delimitando uma cavidade preenchida pelo líquido amniótico.

O papel do líquido amniótico é evitar o ressecamento do embrião e o proteger contra choques mecânicos. O âmnio está presente nos répteis, nas aves e nos mamíferos, embora surja pela primeira vez nos répteis. Essa membrana é uma importante adaptação à vida no meio terrestre. Isso porque protege o embrião da dessecação e torna a reprodução independente da presença de água.

d) Córion
Membrana formada, assim como o âmnio, pela ectoderme e a mesoderme. É o anexo mais externo; que envolve e protege as demais estruturas. Em répteis e aves, o córion se une ao alantóide, formando o alantocórion. O alantocórion fornece proteção e realiza trocas gasosas entre o embrião e o meio externo. Nos mamíferos, o córion se une ao alantóide formando a placenta. Ocorre nos répteis, aves e mamíferos.

e) Placenta
Por ser formada pela união de anexos embrionários fetais mais tecidos maternos, diversos autores consideram a placenta como um órgão, e não como um anexo embrionário. Ela ocorre apenas nos mamíferos e é formada pela união do córion e alantoide, do embrião, mais o endométrio materno.
É a placenta que permite a fixação do embrião na parede do útero, realiza trocas gasosas entre o feto e o sangue materno, permite a passagem de nutrientes para o embrião e promove a retirada de excretas.

Continua após a publicidade

    Quais anexos embrionários são essenciais até o final do desenvolvimento do feto em mamíferos?

    Em que fase os anexos embrionários estão formados?

    Os anexos embrionários são estruturas formadas durante a fase embrionária que auxiliam no desenvolvimento do embrião de alguns cordados. ... Essas estruturas extraembrionárias, após o nascimento do embrião, são descartadas e desaparecem.

    Quais anexos embrionários são essenciais até o final do desenvolvimento do feto em mamíferos?

    Placenta: A placenta é um anexo embrionário exclusivo de mamíferos placentários. Este anexo permite ao embrião (e posteriormente ao feto) realizar trocas fisiológicas com o organismo materno. Estas trocas são, por exemplo, trocas gasosas, nutricionais e excretas.

    Quais são os anexos embrionários relacionados ao desenvolvimento embrionário da espécie humana?

    Anexos embrionários são estruturas formadas pelos folhetos germinativos e presentes durante o desenvolvimento embrionário, auxiliando no desenvolvimento do embrião....Esses anexos são:

    • saco vitelínico;
    • bolsa amniótica ou âmnio;
    • alantoide;
    • córion;
    • placenta.

    O que protege o embrião contra o dessecamento?

    alantóide 04. O alantóide é um anexo cuja função é proteger o embrião contra a ação de microrganismos, choques mecânicos e ressecamento. 08. O córion, que se desenvolve próximo ao cordão umbilical, promove trocas gasosas e transporte de cálcio e elimina excretas.

    Quais são os anexos embrionários dos animais?

    • Os anexos embrionários são: vesícula vitelina (saco vitelínico), âmnio (ou bolsa amniótica), cório e alantoide. Vesícula vitelina Durante a evolução do grupo dos animais, os primeiros vertebrados que surgiram foram os peixes, grupo que possui como único anexo embrionário a vesícula vitelina.

    Como funcionam os anexos embrionários durante a gestação?

    • Logo, os anexos embrionários auxiliam no processo de desenvolvimento dos embriões e são descartados após o nascimento. Assim, durante a gestação, os anexos são responsáveis pelo fornecimento de nutrientes, além de auxiliar na troca existente entre o meio externo e o embrião.

    Qual é o anexo embrionário do embrião?

    • O cório ou serosa é uma membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários. É o anexo embrionário mais externo ao corpo do embrião. Nos ovos de répteis e nos de aves, por exemplo, essa membrana fica sob a casca. ... A alantoide é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião.

    Qual é o anexo embrionário dos mamíferos?

    • Anexos embrionários dos mamíferos. Vesícula Vitelina. A vesícula vitelina, também conhecida como saco vitelínico ou saco vitelino é o primeiro anexo que é formado. Apresenta aspecto de uma bolsa e surge da endoderma. Além da endoderma, a mesoderma também participa da sua formação, uma vez que a mesoderma reveste a endoderma.

    Quais são os anexos embrionários dos mamíferos?

    São eles as aves, répteis e mamíferos. Os anexos embrionários são de quatro tipos: âmnio, saco vitelínico, alantoide e cório.

    Quais são os principais anexos embrionários?

    Existem quatro tipos de anexos embrionários, presentes ou não nos diversos grupos do reino animal e importantes para os estudos em embriologia. Eles são divididos em âmnio, saco vitelínico, alantoide e cório.

    Quais anexos embrionários contribuem para a formação do cordão umbilical em mamíferos?

    A placenta e o cordão umbilical também são anexos embrionários, mas que estão presentes apenas nos mamíferos. A placenta é um órgão formado por associação entre tecidos maternos e tecidos embrionários.

    Quais são os anexos do embrião e do feto?

    Os anexos embrionários são âmnio, cório, saco vitelínico e alantoide. Vale destacar que alguns autores não consideram o cordão umbilical e a placenta como anexos embrionários.