Quais as consequências dos avanços científicos é tecnológicos para a sociedade atual?

2886 palavras 12 páginas

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Cláudia Regina Major1
“Hoje, estacionar é morte e esta é a nova lei geral do mundo”
(Virilio, 1977, p. 73 apud Couto, 1998, p. 3)
RESUMO: Os avanços tecnológicos, independente da época que são gerados, sempre trarão preocupações, porém, hoje existe uma preocupação maior em relação às tecnologias contemporâneas atuais do que aquelas descobertas anteriormente. Com o uso da internet, do computador, passamos a viver num mundo veloz, que tem pressa de pensamento e ações nunca antes vistos. Somos andarilhos, nômades em processo de territorialização e desterritorialização. O corpo físico, não tem conseguido mais acompanhar todo o ritmo e aceleração dos pensamentos e nos trás a angústia do “não conseguir” executar tudo que nos é ofertado a tempo e a hora.
Abraçamos múltiplas funções, porém não somos multifuncionais. As dores do corpo e da alma chegam, e nos sinalizam que o tempo é de parar e começar a “fazer escolhas”.
PALAVRAS-CHAVE: novas tecnologias, tempo, velocidade, conhecimento
ABSTRACT: The advances technological, independent of the time that are generated, always will bring concerns and dependence to mankind, however, today exists a bigger concern in relation to the technologies of what the discoveries previously. With the use of the Internet and computer, we start to live in a fast world, which is in a hurry of thought and actions never before seen. We are walkers, nomads in process of 'territorization and desterritorization'. The physical body, has not obtained more to all follow the rhythm and acceleration of the thoughts and in the ones backwards the anguish of “not obtaining” to execute everything that is offered in them in time and the hour. We hug multiple functions, however we are not multifunctional.
Pains of the body and the soul arrive, and they signal that the time to stop and to start “to make choices”.
KEYWORDS: new technologies, time, speed knowledge
1 Mestranda do Curso de

Relacionados

  • Os avanços tecnológicos e suas consequências

    319 palavras | 2 páginas

    acompanhar um avanço tecnológico muito superior àqueles observados nos séculos anteriores. Os avanços na área de comunicação e transporte facilitaram o intercâmbio de informações e o deslocamento de pessoas entre países; essas facilidades reduziram, de certa forma, o tamanho do planeta. Na área da medicina, os avanços possibilitaram os transplantes, e a engenharia genética está possibilitando - e dando esperança para - a cura de muitas doenças. Na agricultura, os avanços tecnológicos permitiram não….

  • Consequência do avanço tecnológico na sociedade

    524 palavras | 3 páginas

    Palestra: CONSEQUÊNCIA DO AVANÇO TECNOLÓGICO NA SOCIEDADE Professora: Lérida Malagueta O avanço tecnológico se divide em varias etapas, na atualidade a tecnologia aplicada vem ajudando ao crescimento e conhecimento em todas as áreas que a tecnologia possa estar. A tecnologia não está restrita a computadores e eletrônicos. Uma janela, um carro, uma ferramenta, um móvel uma infinidade de bem, todos possuem uma enorme quantidade de tecnologia. Como a globalização foram criado diversas áreas para….

  • Avanço tecnológico: causas e consequências

    940 palavras | 4 páginas

    tecnologias apresentam diversos prós e contras com relação à sociedade, sendo muitas delas benéficas. no entanto, em outra ótica, não podemos deixar de observar um lado sombrio e perverso que se esconde por trás deste maravilhoso avanço tecnológico. o desenvolvimento tecnológico vem deixando há muito todos espantados com as inovações do mercado. é devido a este desenvolvimento que temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos….

  • conseqüências DO avanços tecnológicos CAUSADAS AO AMBIENTE

    1089 palavras | 5 páginas

    AVANÇO TECNOLÓGICO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS Ads by Google Vagas de Emprego Abertas 200.000 Novas Vagas Abertas.Seu Próximo Emprego Está Aqui!empregos.manager.com.br/Cadastre-se avanço tecnológico: causas e consequências entendo tecnologia como uma macro organização de processos e conhecimentos científicos que são transmitidos através de ferramentas práticas que facilitam ao homem o seu desenvolvimento intelectual e pessoal mediante as necessidades evolutivas. os sistemas de informação baseados….

  • O Avanço da Tecnologia

    2849 palavras | 12 páginas

    O Avanço Tecnológico no Mundo Nos últimos anos vem ocorrendo um grande avanço no mundo tecnológico, e que não vem acompanhando essas tecnologias é como se estivesse fora do mundo, ela está presente em tudo, onde olhamos encontramos, seja em bancos, lojas, escolas, temos celulares, computadores, ipod.. E claro contando com a internet, coisas que a alguns anos atrás nem poderíamos imaginar que poderia existir e menos ainda suas funções, é um mundo sem fim, a cada segundo você descobre uma coisa….

  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

    2871 palavras | 12 páginas

    movimentar as máquinas e locomotivas. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL CAUSAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - grande salto tecnológico nos transportes e máquinas com uma série de invenções, como o motor a vapor e a locomotiva > desenvolvimento do sistema de transporte: ferrovia e navegação marítima, movidas pela energia do vapor do carvão. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇOS TECNOLÓGICOS Os principais ramos da Primeira Revolução Industrial foram o têxtil de algodão e a siderurgia, devido à importância….

  • Os Impactos Das Novas Tecnologias

    1288 palavras | 6 páginas

    Os impactos do avanço tecnológico na Economia Objetivos: -Vantagens/desvantagens das tecnologias nas empresas -Vantagens/desvantagens das tecnologias no emprego -As tecnologias são um bom partido para o melhoramento da economia do país? - O impacto do avanço tecnológico na economia Além disso geram-se maiores e mais profundas desigualdades a nível mundial que acentuam o fosso entre os países com maior desempenho tecno-industrial e os outros países. O impacto do avanço tecnológico na economia A tecnologia….

  • internet

    1513 palavras | 7 páginas

    diversos meios de comunicação, (telefone, internet, TV a cabo, entre outros...), tendo como consequência acesso aos acontecimentos mundiais. Para cada país em particular as tecnologias se mostram de forma diferenciada, em nosso país conseguimos enxergar um avanço aplicado nas indústrias, na educação e na saúde em que a cada momentose mostram mais conscientes em relação aos avanços e suas consequências de forma a praticar uma ideia conscientizadora. Os profissionais formados recentemente já saem….

  • A influencia da rede social

    1704 palavras | 7 páginas

    As consequências das redes sociais na sociedade atual No século em que vivemos, onde cada dia nos permite descobrir uma nova tecnologia ou um novo avanço tecnológico, se torna cada vez mais impossível descartar o uso das redes sociais como forma de se comunicar e de se emitir algo. O uso das redes sociais, vem gerando diversas polemicas, devido ao mal uso e do uso excessivo da mesma causando diversas consequências e danos a sociedade.Porem, de fato é impossível pensar em evolução sem a existência….

  • 2 REVOLUÇÂO INDUSTRIAL

    641 palavras | 3 páginas

    Índice: Introdução. O que foi a Segunda Revolução Industrial. Fatores e Características (Resumo). Causas e Consequências. Conclusão. Introdução: A Revolução Industrial foi um fato que mudou a História e Atividades do homem até os dias de hoje. A Definição ou Conceito do que foi a Revolução Industrial pode ser resumida na Substituição da energia Física (Humana) pela energia Mecânica (das Máquinas). Porém, trata-se de um processo Lento, Gradativo e Irreversível que gerou transformações Econômicas….

Outros Trabalhos Populares

Quais as consequências dos avanços científicos e tecnológicos para a sociedade atual?

Do ponto de vista do acesso à informação, a sociedade como um todo tem se beneficiado também da transparência nos processos de administração pública. Está cada vez mais fácil acessar dados, acompanhar processos administrativos e as tramitações de projetos de lei.

Quais são as consequências do avanço tecnológico?

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Quais são as consequências do desenvolvimento tecnológico e científico?

O desenvolvimento tecnológico certamente trouxe facilidades, conexão, conforto, acesso ao conhecimento, aumento da qualidade e expectativa de vida.

Quais os impactos do avanço da tecnologia na sociedade?

O avanço tecnológico gerou grandes oportunidades para as empresas inovarem em seus processos produtivos, a fim de facilitar o trabalho humano, aumentar a produção e otimizar o tempo. Logo, muitas pessoas aderem a essa nova forma de comportamento na sociedade.