Quais as contribuições de Émile Durkheim para a Sociologia da educação

3501 palavras 15 páginas

1- Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?
Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Durkheim definiu com precisão o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras, dentre elas podemos citar: As regras do método sociológico; Da Divisão doTrabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares da Vida Religiosa.

2- Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
Os Fatos Sociais

3- Quais são as características do Fato Social?
Explique cada uma delas.
1-A primeira delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente, de sua vontade e escolha.
2- A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos.
3- A terceira característica apontada por Durkheim é ageneralidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.

4- Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
Ex. As multas de trânsito.
Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipode sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”

5- A


Relacionados

  • Qual a contribuição de Durkheim para o desenvolvimento da sociologia?

    1152 palavras | 5 páginas

    Religião Mais ›› * Sobre Trabalhos Feitos * Ajuda * Características * Mapa do Site * Contate-nos qual a contribuição de durkheim para o desenvolvimento da sociologia Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos * * Pesquisar Trabalhos 1 - 20 de 1000 * A Sociologia De Durkheim 1- Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico: “Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia….

  • sem titulo

    1176 palavras | 5 páginas

    sobre os aspectos da música associados a sociologia de Émile Durkheim e Max Weber Curso : Pedagogia Educação, Sociedade e Práxis Educativa Analise crítica sobre os aspectos da música associados a sociologia de Émile Durkheim e Max Weber Música : Comida ( Titãs) A música nos retrata as necessidades que norteam os indivíduos de uma determinada sociedade e a sua... 461 Palavras2 Páginas Explorando o entendimento humano com os grandes pensadores: émile durkheim, karl marx e friedrich engels e max weber….

  • Dinâmica das ideias sociais

    4997 palavras | 20 páginas

    DINÂMICA DAS IDÉIAS SOCIAIS AS REVOLUÇÕES QUE MUDARAM A ORGANIZAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO DA SOCIEDADE: a Revolução francesa e a Revolução industrial JOSÉ EDMILSON DE SOUZA-LIMA[1] 1.1 Introdução Há dois núcleos de disciplinas em qualquer curso universitário. O primeiro é o conjunto de disciplinas classificadas como específicas ao processo formativo profissional do estudante. Por exemplo, disciplinas de contabilidade para formar tecnicamente o futuro profissional das áreas….

  • título

    632 palavras | 3 páginas

    Aula 6: Modelos clássicos da análise sociológica: a contribuição de Émile Durkheim Ao final desta aula, você será capaz de: 1) Definir o que é fato social e suas características; 2) Listar a classificação dos fatos sociais como normais e patológicos; 3) Identificar o crime como fato social e, através do método proposto por Durkheim; 4) Reconhecer a noção de consciência coletiva enquanto fenômeno associado às formas de solidariedade social; 5) Avaliar a influência da sociedade sobre comportamentos;….

  • 213107261

    845 palavras | 4 páginas

    Emilie Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 - França 15 de novembro de 1917) foi um dos fundadores da sociologia moderna e o responsável pela considerável expansão da sociologia francesa a partir do final do século XIX. Formado pela escola do positivismo, Durkheim traz para o campo da sociologia conceitos e estudos de extrema importancia. Dedicou-se primordialmente à analise social sob a ótica de grupo, e sob a perspectiva individual, por meio do estudo das relações sociedade-instituições….

  • O Pensamento Sociol Gico De Durkheim

    1244 palavras | 5 páginas

    EMILE DURKHEIM ( 1858-1917) I - CONTEXTO HISTÓRICO - OBRAS II - CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA 1. A preocupação em estabelecer um objeto e um método para a Sociologia 2. A preocupação em estabelecer normas que justifiquem a manutenção da sociedade capitalista III - CONCLUSÃO EMILE DURKHEIM I – CONTEXTO HISTÓRICO 1. Vive uma época de mudanças pois o capitalismo já está consolidado, apresentando suas contradições.….

  • Emily Durkern

    787 palavras | 4 páginas

    açucares e dulcorantes ÉMILE DURKEIM (1858-1917 ) O fato social é o objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então... 865 Palavras 4 Páginas ecologia poder de coerção sobre os indivíduos, pois aqueles laços funcionavam como uma forma de controle….

  • copia

    1648 palavras | 7 páginas

    esse livro no intuito de oferecer à academia sociológica brasileira um material de introdução sobre a vida e obra de Émile Durkheim. Rodrigues foi professor de sociologia da Universidade Federal de São Carlos, faleceu em 1992 aos 64 anos, ele foi considerado como um dos pilares das ciências humanas no Brasil por seu forte empenho na institucionalização do ensino de sociologia nas Universidades o que lhe deu muito prestígio (NOGUEIRA, 1993), sendo homenageado após sua morte pelos alunos de ciências….

  • Emile Durkheim

    807 palavras | 4 páginas

    Émile Durkheim e a Educação Resumo A análise deste artigo tem como objetivo aprimorar o conhecimento das teorias de Émile Durkheim, demonstrando a sua grande contribuição para a educação. Começando pela teoria sociológica e chegando assim na sua teoria sobre a educação. Palavras-chave: Educação, teoria, sociologia. Introdução A maior parte da vida de Durkheim transcorreu durante a Terceira República francesa (1870-1940), época caracterizada pela instabilidade política e pelas guerras….

  • Pensadores Da Sociologia

    1193 palavras | 5 páginas

    1. Pensadores da Sociologia Karl Marx Emili Durkheim Max Weber 2. Karl Marx Karl Heinrich Marx, filósofo e economista alemão, nasceu em Trier (atual Alemanha Ocidental) a 5 de maio de 1818. Estudou na Universidade de Berlim, interessando-se se principalmente pelas idéias do filósofo Hegel. Formou-se pela Universidade de Iena em 1841. Em 1847 redigiu com Inglês o Manifesto comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada machismo. No Machismo Marx convoca o proletariado….

Outros Trabalhos Populares

Quais foram as contribuições de Durkheim para a sociologia da educação?

Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.

Qual foi a contribuição de Émile Durkheim para a Sociologia?

Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. O pensador também ocupa, junto a Karl Marx e Max Weber, a tríade da sociologia clássica.

Que é sociologia da educação de acordo com Émile Durkheim?

Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.

Quais são as contribuições da Sociologia para a educação?

A sociologia fornece instrumentos para a análise da sociedade, ajudando a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras).