Quais as contribuições fundamentais para a psicologia apontadas NOS TEXTOS de

Artigos Científicos: Historia Da Psicologia. Pesquise 839.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  31.275 Visualizações

Página 1 de 3

Questões:

1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

R: É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender que o passado e o futuro estão no presente e conhecer as demais áreas do conhecimento humano, pela insaciável necessidade de termos em nos compreender.

2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

R: A história da sua construção está ligada, nos momentos históricos, ao conhecimento da humanidade, ao conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo

3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

R: Sócrates dizia que a principal característica humana era a razão (alma), este abre um caminho para as teorias da consciência; Segundo Platão quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficaria livre para ocupar outro; A contribuição de Aristóteles foi inovadora ao dizer que a alma e o corpo não podem ser dissociados, o mesmo chegou a estudar as diferenças entre: razão, percepção e sensações, Da anima é considerado o primeiro tratado da psicologia.

4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

R: Santo Agostinho inspirado em Platão afirmava que a alma não é somente da razão, é, também um elo de ligação do homem com Deus; Já São Tomás inspirado em Aristóteles afirma que a busca do homem pela perfeição seria a busca por Deus. Essas são as principais correntes de pensamento criadas pelos dois que pouco influenciaram na ciência da Psicologia.

5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

R: No período do Renascimento René Descartes, afirmava que o corpo do humano possui uma substancia material e outra espiritual; O corpo desprovido de espirito era como se fosse uma maquina e poderia ser aberto e estudado.

6. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

R: Contribuíram para investigar a construção do conhecimento, para conhecer o psiquismo humano para compreender os mecanismos e o funcionamento do cérebro.

7. Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

R: É responsável pela abertura do primeiro laboratório de psicofisiologia na Alemanha. É considerado o pai da psicologia cientifica.

8. Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

R: O status é adquirido à medida que se “liberta” da filosofia e atrai novos estudiosos e pesquisadores e deve ter o seu objeto de estudo, delimitar o seu campo de estudo diferenciando-o de outras áreas, formulando métodos de estudo para o objeto e formular teorias enquanto um corpo consciente de conhecimentos na área.

9. O que caracteriza o Funcionalismo,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Dissertações: Evolução Da Ciencia Psicologica. Pesquise 839.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 5

A Evolução da ciência psicológica – Capítulo 2

Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua história, o passado e o futuro sempre estão no presente, por isso é de extrema importância conhecer a história da Psicologia, sua construção está ligada em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.

Quais as condições econômicas e socias da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Os gregos eram o povo mais evoluído nessa época com uma produção planejada e bem sucedida que lhes permitiu a construção das primeiras cidades-estados, a manutenção dessas cidades implicava na necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam também, o poderio dos cidadãos. Assim iniciaram a conquista de novos territórios, as riquezas geraram crescimento e este crescimento exigia soluções praticas para a arquitetura, para a agricultura e para organização social.

Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Para Sócrates sua principal preocupação era com o limite que separava o homem dos animais, acreditando assim que a principal característica humana era a razão. O passo seguinte foi dado por Platão que procurou definir um “lugar” para razão no nosso próprio corpo, definindo esse lugar como a cabeça, onde se encontrava a alma do homem, e a medula que seria o elemento de ligação da alma e do corpo, sendo que quando alguém morria o corpo desaparecia e a alma ficava livre para ocupar outro corpo. Já Aristóteles, postulou teoria que o corpo e a alma poderiam ser separados, para ele tudo que cresce se alimenta e reproduz tem pysché, dessa maneira, animas plantas e o homem tem alma.

Com a hegemonia da igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre alma e corpo, entretanto, para ele, a alma não era apenas a sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem, a alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus. Sendo assim a igreja começa a se preocupar com sua compreensão. São Tómas de Aquino foi buscar a distinção entre essência e existência de Aristóteles. Como o filósofo grego, considerava que o homem na sua essência, buscava a perfeição, através da sua existência. Porém, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles, afirmava que somente Deus seria capaz de reunir essência e existência, em termos de igualdade.Portanto a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus, sendo assim, São Tómas de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da igreja, garantindo o monopólio do psiquismo.

Em qual periódo histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

No Renascimento, nesse período Descartes um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, postula a separação entre mente e corpo afirmando que o homem possui uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina.Tornando possivel o estudo do corpo humano morto, o que era impensável nos séculos anteriores, possibilitando avanços da Anatomia e da Fisiologia.

Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

Problemas e temas da Psicologia que eram apenas estudados por filósofos, passaram a ser, também investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia. Os avanços que atingiram também essa áerea levaram à formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem seu cérebro. Assim, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

Wundt foi responsável pela criação do primeiro laboratório para realização de experimentos na área de Psicofisiologia, por esse fato e por sua extensa produção teórica na área, é considerado o pai da Psicologia

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Quais são as contribuições fundamentais para a psicologia apontadas por Sócrates Platão e Aristóteles?

A psicologia de Platão trouxe um conjunto de preocupações e indicações que foram retomadas por teorias psicológicas posteriores. Seu entendimento de uma alma organizada em diferentes níveis antecipa a organização das áreas básicas da psicologia contemporânea, ou seja: sensação, percepção, memória, emoção e cognição.

Quais as principais contribuições de Sócrates para a psicologia?

A psicologia teve seu início baseada nos pensamentos dos filósofos antigos. Sócrates filosofava sobre a alma do indivíduo, ele analisava oi sensitivo e o intelectual como dois viés diferentes do conhecimento, sendo o sensitivo uma forma equivocada e incorreta de conhecimento.

Qual foi a contribuição de Santo Agostinho para a psicologia?

Dentro é outra palavra chave para conhecer o pensamento de Agostinho: em sua busca filosófica, ele deixou de lado a reflexão sobre o mundo exterior, e fez uma profunda introspecção para descobrir a sua interioridade, a essência do ser humano. Por isso, Agostinho é considerado também um pioneiro da psicologia.

Qual foi a contribuição do período socrático para a psicologia do desenvolvimento?

Através do método que valorize a crítica e o pensamento autônomo do aluno, Sócrates contribui para o desenvolvimento de novas metodologias na educação a distância, buscando uma formação mais humanitária e libertadora para os seus alunos.