Quais são os diferentes tipos de jogos de bolinha de gude e como se joga?

As pequenas bolas de vidro colorido ou transparentes s�o jogadas at� por crian�as sozinhas, sem outros amigos de divers�o.

Na brincadeira de rolar bolinhas de gude, � poss�vel organizar as redondas de v�rias maneiras: em linha, espalhadas e dentro de um c�rculo, de um tri�ngulo ou de um ret�ngulo, por exemplo.

Os objetivos da brincadeira tamb�m t�m variantes: colocar (ou tirar) a bolinha dentro de um buraco, tirar a bolinha do advers�rio de um local determinado ou simplesmente acertar outras bolinhas.

Existe, no entanto, uma miss�o quase un�nime entre os jogadores de bila (como tamb�m � conhecida a brincadeira): conquistar as bolinhas dos advers�rios -e exibir sua cole��o de redondas aos amigos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O que rola

Ca�apinha, burac�o, peteleco, fubeca e barroca s�o alguns dos nomes das brincadeiras de rolar a bolinha de gude, tamb�m chamada de bila, peteca, bolita e bulita, entre outros.

Quais são os diferentes tipos de jogos de bolinha de gude e como se joga?

Quais são as regras da brincadeira bola de gude?

No modo mais tradicional, os participantes desenham um triângulo no chão. As bolas serão colocadas por cada jogador em qualquer lugar do triângulo. Uma bolinha de gude será a 'atiradora'. Cada jogador tentará acertar a bolinha do adversário fora do triângulo e tentar jogá-la para fora da marcação.

Como escrever bolinha de gude?

Berlinde ou bola de gude é uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, que pode ser translúcida, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis.

Quais são as regras da brincadeira Cabra-cega?

De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.

Como chama a brincadeira de bolinha de gude?

Caçapinha, buracão, peteleco, fubeca e barroca são alguns dos nomes das brincadeiras de rolar a bolinha de gude, também chamada de bila, peteca, bolita e bulita, entre outros.

Como é a brincadeira cobra-cega?

A brincadeira originalmente denominada de cabra-cega consiste num jogo em que uma criança, com os olhos vendados, tenta agarrar as outras que participam da brincadeira. Quando uma criança é pega, passa a ser a cabra-cega. Trata-se de uma brincadeira muito comum em Portugal e na Espanha, de onde veio para a América.

Como tirar as bolinhas do Anel do jogo?

  • Como as bolinhas atiradoras são maiores e mais pesadas, geralmente é mais difícil tirá-las do jogo. Continue tirando as bolinhas do anel até que não sobre nenhuma. A menos que o jogo termine de forma abrupta, quando os jogadores tiram a bolinha atiradora dos adversários, essa é a única forma de finalizar a partida.

Qual o valor de cada bolinha que você tirar?

  • Cada bolinha que você tirar equivale a um ponto. Se estiver jogando com bolas de gude de diferentes cores ou tamanhos, delimite quanto cada tipo de bolinha vale dependendo da dificuldade para acertá-las. Após fazer a contagem dos pontos, escreva o resultado no papel ou guarde na sua memória. Compare a sua pontuação com a dos outros jogadores.

Como escolher uma bolinha atiradora?

  • Escolha uma bolinha atiradora. Essa bola de gude será utilizada para atingir as que estão dentro do círculo. Ela precisa ser maior do que as outras porque será mais fácil atingir as menores e mais leves. Além disso, ela deve ser pesada e simétrica.

Qual a cor das Bolinhas de aço?

  • OLHO DE GATO ou CHINEZINHA: São aquelas bolinhas coloridas bem brilhantes, geralmente menores em relação as demais. ACINHO: São bolinhas de aço como o próprio nome sugere Era comum anos atrás retirá-las das rodas dos carrinhos de rolimã. CAFEZINHO: Como a cor das bolinhas variam, a cafezinho é a bolinha com a coloração marrom.

Quais os nomes do jogo de bolinha de gude?

É conhecida por tantos nomes diferentes, que fica até difícil lembrar: berlinde, burquinha, burca, baleba, bila, biloca, bilosca, birosca, bolinha, bolita, boleba, bolega, borroca, bugalho, búraca, búlica, búrica, bute, cabiçulinha, carolo, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteca, pinica, pirosca, mangalho, ...

Como se joga o jogo da bolinha de gude?

Os participantes vão se revezando e tentando “matar” as bolinhas dos adversários, utilizando os dedos polegar e indicador para empurrar a bola de gude na areia, com o objetivo de atingir o maior número de bolas dos outros participantes. Ganha o jogo quem conseguir ficar com mais bolas.