Quais as declarações descrevem os serviços fornecidos pela camada de link de dados

Quais as declarações descrevem os serviços fornecidos pela camada de link de dados

Show

A função da camada de enlace de dados é fornece serviços à camada de rede. O principal serviço é transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino. Na camada de rede da máquina de origem, há uma entidade chamada processo que entre alguns bits à camada de enlace de dados para transmissão ao destino. A tarefa da camada de enlace de dados é transmitir os bits à máquina de destino, de forma que eles possam ser entregues à camada de rede dessa máquina, como mostra a figura do lado esquerdo. A transmissão segue o trajeto descrito na figura do lado direito; no entanto, é mais fácil pensar em termos de dois processo da camada de enlace de dados que se comunicam por intermédio de um protocolo de enlace de dados.

A camada de enlace de dados pode ser projeta de modo a oferece diversos serviços, que podem variar de sistema para sistema. Três possibilidades razoáveis oferecidas com freqüência são:

  1. Serviço sem conexão e sem confirmação;
  2. Serviço sem conexão com confirmação;
  3. Serviço orientado a conexões com confirmação.

O serviço sem conexão e sem confirmação consiste em fazer a máquina de origem enviar quadros independentes à máquina de destino, sem que a máquina de destino confirme o recebimento desses quadros. Nenhuma conexão lógica é estabelecida antes ou liberada depois do processo. Se um quadro for perdido não haverá tentativa de detectar a perda ou de recuperá-lo na camada de enlace de dados. A maior parte das LANs utiliza serviços sem conexão e sem confirmação na camada de enlace de dados.

O serviço sem conexão com confirmação não prove conexão lógica entre os processos, mas cada quadro enviado é individualmente confirmado. Dessa forma, o transmissor sabe se um quadro chegou corretamente ou não. Esse serviço é útil em canais não-confiáveis, como os sistemas sem fio.

O serviço orientado a conexões com confirmação é o mais sofisticado que camada de enlace de dados pode oferecer. Com ele, as máquinas de origem e destino estabelecem um conexão antes de os dados serem transferidos. Cada quadro enviado pela conexão é numerado e a camada de enlace de dados garante que cada quadro será de fato recebido. Um exemplo: uma sub-rede de uma WAN que consiste em roteadores conectados por linhas telefônicas privadas ponto a ponto.

Quais são as três características do cabeamento UTP?

Os cabos UTP (Par Trançado Năo Blindado) é o tipo de cabo mais utilizado para criar redes de computadores baseados em fios. Ele é vantajoso devido ao seu baixo custo, sua facilidade de instalação, flexibilidade em mudanças e alterações, e pela capacidade de suportar a completa largura de banda LAN.

O que é diafonia em redes?

A diafonia (ou Crosstalk) é a medida da interferência elétrica gerada em par trançado pelo sinal que está trafegando em um par trançado adjacente dentro do mesmo cabo. Até a criação dos atuais padrões ANSI/EIA/TIA não existia qualquer tipo de padronização nas instalações de sistema de cabeamento estruturado.

Qual o tipo de conector de placa de rede?

Todo cabo de rede utiliza um conector. O cabo coaxial, por exemplo, utiliza um conector chamado de BNC, já os cabos de par trançado utilizam um conector chamado de RJ-45: Este conector possui oito pinos, um para cada fio. Existem duas maneiras de conectar os fios nos pinos, ambas são especificadas no padrão T568.

Que técnica é usada com o cabo UTP para ajudar a proteger contra interferência de sinal proveniente de crosstalk?

O cabeamento de par trançado é um tipo de cabeamento no qual dois condutores de um único circuito são trançados juntos para melhorar a compatibilidade eletromagnética .

Quais das opções são dois exemplos de topologias híbridas escolher dois?

Sendo que há dois tipos de topologia hibridas que são mais utilizados, a topologia Híbrida com estrela/barramento e topologia Híbrida com estrela/anel. Em uma topologia Híbrida (estrela/barramento), se um único computador falhar, ele não afetará o resto da rede.

Quais são os tipos de nós que uma rede pode ter?

Principais tipos de redes de computadores

  • Rede Local - LAN. ...
  • Rede Metropolitana - MAN. ...
  • Rede de Longa Distância - WAN. ...
  • Rede de Área de Armazenamento - SAN. ...
  • Rede de Área Pessoal - PAN. ...
  • Rede Local Sem Fio - WLAN. ...
  • Rede Metropolitana Sem Fio - WMAN. ...
  • Rede de Longa Distância Sem Fio - WWAN.

Quais são os dois serviços executados pela camada de enlace de dados do modelo OSI escolha duas?

enlace de dados Quais são os dois serviços executados pela camada de enlace de dados do modelo OSI? (Escolha duas.) Oferece controle de acesso ao meio e realiza a detecção de erros. Aceita pacotes da camada 3 e os encapsula em quadros.

A Camada de Enlace de Dados envolve tipicamente as seguintes funções:

  • Ativação e desativação do Enlace de Dados;
  • Supervisão e Recuperação em caso de anormalidades;
  • Sincronização;
  • Segmentação e delimitação das unidades de dados;
  • Controle de erros e seqüenciamento das unidades de dados;
  • Controle de Fluxo.

Quais são as três principais funções oferecidas pelo encapsulamento de dados de camada 2?

Resumo

CAMADAFUNÇÃO
4 - Transporte Oferece métodos para a entrega de dados ponto-a-ponto.
3 - Rede Roteamento de pacotes em uma ou várias redes.
2 - Enlace Detecção de erros.
1 - Física Transmissão e recepção dos bits brutos através do meio físico de transmissão.

Quais são os possíveis serviços oferecidos pela camada de enlace?

A camada de enlace de dados pode ser projeta de modo a oferece diversos serviços, que podem variar de sistema para sistema....Três possibilidades razoáveis oferecidas com freqüência são:

  • Serviço sem conexão e sem confirmação;
  • Serviço sem conexão com confirmação;
  • Serviço orientado a conexões com confirmação.

Quais são as principais funções da camada de enlace?

Função

  • A Camada de Enlace provê processos e métodos que permitem, entre outras coisas:
  • A organização dos bits da Camada Física em Frames ou Quadros.
  • A detecção de erros.
  • O controle do fluxo de dados.
  • A identificação dos computadores num segmento de rede.

Qual a principal função da camada de enlace de dados?

A camada de enlace de dados fica acima da camada física, ela é responsável por oferecer serviços à camada de rede, recebendo pacotes e encapsulando em quadros para transmissão nos canais.

O que significa enlace em redes?

Enlace de dados em telecomunicações, (em inglês: data link) se refere à ligação entre dispositivos de comunicação em dois ou mais locais, que possibilita transmitir e receber informações.

O que é o enquadramento na camada de enlace?

Para oferecer serviços à camada de rede, a camada de enlace de dados deve usar o serviço fornecido a ela pela camada física. Em geral, a estratégia adotada pela camada de enlace de dados é dividir o fluxo de bits em quadros e calcular o total de verificação (checksum) em relação a cada quadro. ...

Quais os campos existentes no quadro ethernet?

Os nomes dos campos são: campo de início de quadro, campo de endereço, campo de comprimento/tipo, campo de dados, campo de seqüência de verificação de quadro.

Como funciona o protocolo de enlace Ethernet?

Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.

Em qual camada trabalha o protocolo de Ethernet?

camada de enlace de dados

O que faz o protocolo Ethernet?

A Ethernet é uma tecnologia de rede capaz de agregar novas tecnologias em uma comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.

O que é um adaptador Ethernet?

Para estabelecer uma conexão Ethernet, você precisa de uma placa de interface de rede (network interface card, NIC), um cabo de rede (geralmente, um cabo CAT5) e uma rede à qual se conectar. Se você selecionou Outra Placa Ethernet, aparece a janela Selecionar Adaptador Ethernet. ...

O que é uma porta Ethernet?

Uma porta Ethernet (também chamada de conector ou soquete) é uma abertura no equipamento de rede de computadores à qual os cabos Ethernet se conectam. ... As portas Ethernet também têm outros nomes, como portas LAN, conexões Ethernet, tomadas Ethernet, tomadas LAN e portas de rede.

O que é a porta WAN do roteador?

A rede alargada (WAN, Wide Area Network) é a rede de computadores ligados do mundo exterior. Considere que a WAN é a Internet. O seu modem troca informações com a Internet ao obter e enviar dados através da porta WAN.

Quais são as duas afirmações que descrevem os serviços fornecidos pela camada de enlace de dados?

Quais são as duas afirmações que descrevem os serviços fornecidos pela camada de enlace de dados? (Escolha dois.) Gerencia o acesso de frames aos meios de comunicação da rede. Ele define o esquema de endereçamento de entrega ponta a ponta.

Quais são os serviços fornecidos pela camada de rede do modelo OSI Escolha duas?

Explicação: A camada de rede OSI fornece vários serviços para permitir a comunicação entre dispositivos: • endereçamento • encapsulamento • roteamento • desencapsulamento A detecção de erros, a colocação de frames na mídia e a detecção de colisões são funções da camada de tinta de dados.

Qual a afirmativa descreve uma característica dos campos de cabeçalho do quadro de camada de enlace de dados?

0 / 2 ptsPergunta 12 Qual afirmativa descreve uma característica dos campos de cabeçalho do quadro da camada de enlace de dados? Todos incluem os campos de controle de fluxo e conexão lógica. Os campos de cabeçalho do quadro ethernet contêm os endereços origem e destino camada 3.

Quais as declarações descrevem dispositivos intermediários?

Quais duas declarações descrevem dispositivos intermediários? (Escolha dois.) Dispositivos intermediários geram conteúdo de dados. Dispositivos intermediários alteram o conteúdo dos dados. Dispositivos intermediários direcionam o caminho dos dados.