Grátis 12 pág.
Pré-visualização | Página 1 de 5Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber Paula Cristina Lopes∗ Índice 1 A educação em Karl Marx 2 2 A educação em Émile Durkheim 5 3 A educação em Max Weber 8 Notas finais 10 Bibliografia 12 Resumo Educação, sistemas, políticas e proces- sos educativos têm-se tornado questões cen- trais nas sociedades contemporâneas. A dis- cussão implica uma reflexão sobre o próprio conceito de educação: na verdade, os de- bates contemporâneos neste âmbito podem já ser desvendados na tradição clássica. Nem todos os clássicos da Sociologia deram par- ticular relevo às questões relacionadas com educação. Há três nomes incontornáveis neste domínio: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Embora Marx e Weber não se tenham debruçado explicitamente sobre os ∗Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa / Centro de Inves- tigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL. Bol- seira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. E-mail: Paula_Cristina_Lopes@ iscte.pt. sistemas educativos e apenas tenham abor- dado a questão de modo ocasional, inte- grando uma teoria geral, Durkheim produziu uma série de documentos seminais da so- ciologia da educação. Ao longo de uma carreira académica com mais de três dé- cadas, muitos foram os textos, cursos e co- municações que gerou, alcançando reconhe- cimento não só como sociólogo mas também como ideólogo da pedagogia. Palavras-chave: Sociologia da Educação; Teorias Sociológicas Clássicas; Karl Marx; Émile Durkheim; Max Weber. Abstract Education, systems, policies and educa- tional processes have become central issues in contemporary societies. The discussion implies reflecting on the very concept of e- ducation. In fact, current debates in this area could already be seen in the classical tradi- tion. Not all the Sociology classics paid par- ticular attention to education-related issues. Three names are mandatory reading in this field: Karl Marx, Emile Durkheim and Max Weber. While Marx and Weber did not ex- plicitly grapple with educational systems and only occasionally addressed the issue, as part 2 Paula Cristina Lopes of a general theory, Durkheim produced a se- ries of seminal papers in the sociology of e- ducation. Throughout his over three-decade- long academic career, he produced numerous texts, courses and papers and became known not only as a sociologist but also as an edu- cational theorist. Keywords: Sociology of Education; Clas- sical Sociological Theory; Karl Marx; Émile Durkheim; Max Weber. 1 A educação em Karl Marx1 A sociologia materialista – histórica –dialéctica de Karl Marx (1818-1883) é a sociologia da luta de classes, a so- ciologia das relações de poder no seio das sociedades capitalistas, do estrutura- lismo sócio-económico-político. Em pou- cas palavras, digamos que o marxismo é a sociologia do conflito, isto é, do “antago- nismo” (Aron, 1991: 181). As contradições da sociedade capitalista (nomeadamente, en- tre classes; entre forças e relações de pro- dução; e entre progressão das riquezas e miséria crescente da maioria) conduzirão à crise revolucionária: a revolução do pro- letariado, feita pela maioria em benefício de todos. Na sequência (e em consequên- cia) dessa revolução, ocorrerá a supressão si- multânea do capitalismo e das classes (Aron, 1991: 147). 1Karl Marx faz referência a educação nos do- cumentos Manifesto do Partido Comunista (1848), Instruções aos Delegados do Congresso da As- sociação Internacional dos Trabalhadores (1866) ou O Capital (1867-1894), por exemplo. Para aceder a todos os documentos do autor sobre educação ou outras temáticas, sugerimos a con- sulta do sítio: http://www.marxists.org/ portugues/marx/index.htm. A educação não é temática dominante na obra de Karl Marx. Neste campo, tal como em muitos outros, o enquadramento faz-se em relação ao seu desenvolvimento no pro- cesso histórico das sociedades: a concepção marxista de educação tem também por base o materialismo histórico. A educação é uma forma de socializa- ção, de integração dos indivíduos numa so- ciedade sem classes, no contexto do mate- rialismo histórico. No modelo marxista infra-estrutural – super-estrutural (dialéc- tico, de relação recíproca), a escola faz parte da super-estrutura (tal como o Estado ou a família, por exemplo) e a educação é assu- midamente um elemento de manutenção da hierarquia social, de controlo das classes do- minantes sobre as classes dominadas, isto é, de dominação da burguesia sobre o proleta- riado. As ideologias que estabelecem as regras são as das classes dominantes, dos ideólogos – produtos típicos das universi- dades burguesas (Morrow e Torres, 1997: 25). As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias do- minantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção es- piritual, pelo que lhe estão as- sim, ao mesmo tempo, submeti- das em média as ideias daque- les a quem faltam os meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que www.bocc.ubi.pt Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas 3 a expressão ideal [ideell] das re- lações materiais dominantes, as re- lações materiais dominantes con- cebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto as ideias do seu domínio. Os in- divíduos que constituem a classe dominante também têm, entre ou- tras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e de- terminam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que o fazem em toda a sua extensão, e portanto, entre outras coisas, do- minam também como pensadores, como produtores de ideias, regu- lam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias domi- nantes da época. [Marx e Engels (1845-1846), A Ideologia Alemã].2 As ideias passadas pela escola burguesa à classe operária, passadas ao proletariado por professores ao serviço da “reprodução” cultural-social (e, neste sentido, “o educador tem ele próprio de ser educado”3), criam uma falsa consciência de classe. Para su- perar essa tensão, Marx apresenta várias pro- postas, dispersas por obras mais ou menos relevantes, ao longo dos anos. 2Marx, Karl, & Engels, Friedrich (1845). A Ideologia Alemã. Retirado em Setembro 7, 2010 de http://www.marxists.org/portugues/ marx/1845/ideologia-alema-oe/cap2. htm#i10. 3Marx, Karl (1845). Teses sobre Feuer- bach. Retirado em Setembro 7, 2010 de: http://www.marxists.org/portugues/ marx/1845/tesfeuer.htm. Em 1848, Karl Marx propõe um modelo de educação igualitário, para todos os indiví- duos, no propagandístico Manifesto do Par- tido Comunista. No segundo capítulo do texto, intitulado Proletários e Comunistas, Marx defende que uma das medidas “ine- vitáveis como meios de revolucionamento de todo o mundo” é a “Educação pública e gra- tuita de todas as crianças”4. A educação, reivindicada como direito pela classe o- perária, institucionaliza-se como paradigma social. Caminha-se em direcção à universa- lização (e à massificação) do ensino, em di- recção à educação de e para todos. O modelo de educação preconizado por Marx é apresentado com maior detalhe no I Congresso da Associação Internacional dos Trabalhadores, em 1866. O documento Ins- truções aos Delegados do Congresso da AIT define o que se entende por educação numa perspectiva marxista: Por educação entendemos três coisas: 1. Educação intelectual; 2. Educação corporal, tal como é produzida pelos exercícios de ginástica e militares; 3. Educação tecnológica, abran- Qual a diferença entre Karl Marx e Weber?Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.
Qual a principal diferença entre Marx e Weber em relação ao trabalho?Para Karl Marx, a perspectiva sobre o trabalho é histórica, como em Weber. Entretanto, Marx destaca a diferença entre o trabalho em geral e o trabalho particularizado em suas formas históricas. É nas formas históricas de trabalho que Marx concentra sua análise e, particularmente, no trabalho assalariado.
Qual a diferença entre Marx e Weber no que se refere o capitalismo?Weber defende a racionalização do capitalismo como principais elementos, ao passo que Marx defende a dependência do homem livre pelo capital em troca de seu trabalho.
Quais as principais diferenças e semelhanças entre Émile Durkheim Karl Marx e Max Weber?Criando a metodologia do Tipo Ideal para fazer uma analise mais concreta dos casos. Assim podemos dizer que a principal diferença entre esses sociólogos é o tipo de sociologia que eles seguem, pois Karl Marx é Revolucionaria; A de Durkheim é Positivista; e a de Weber é Compreensiva.
|