Quais as formas de relevo que compõe cerca de 80% do território japonês?

O slideshow foi denunciado.

Seu SlideShare está sendo baixado. ×

Quais as formas de relevo que compõe cerca de 80% do território japonês?

Quais as formas de relevo que compõe cerca de 80% do território japonês?

Aula de Geografia sobre Japão

Quais as formas de relevo que compõe cerca de 80% do território japonês?

Aula de Geografia sobre Japão

Mais Conteúdo rRelacionado

Quais as formas de relevo que compõe cerca de 80% do território japonês?
Quais as formas de relevo que compõe cerca de 80% do território japonês?

  1. 1. GEOGRAFIA DO JAPÃO Prof. Elienai Gonçalves
  2. 2. DADOS gerais ÁREA: 372.819 km² CAPITAL DO JAPÃO: Tóquio POPULAÇÃO: 128,5 milhões de habitantes (estimativa 2016) MOEDA DO JAPÃO: iene NOME OFICIAL: Japão ( Nippon ) NACIONALIDADE: japonesa DATA NACIONAL: 11 de fevereiro (fundação do país); 23 de dezembro (aniversário do imperador). GOVERNO: Monarquia Constitucional
  3. 3. COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: japoneses 98,2%, coreanos 0,6% , chineses 0,5% outros 0,7% (dados de 2016 - estimativa) IDIOMAS: japonês (oficial) RELIGIÃO: xintoísmo (84%), budismo (71,5%), cristianismo (2%), outras (7,8%) - * o total excede 100% porque muitos japoneses seguem o xintoísmo e o budismo. (ano de 2013) DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 344,67 hab./km2 (ano de 2016) CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: - 0,1% ao ano (2010 a 2015). TAXA DE ANALFABETISMO: 0,5% (ano de 2014) IDH: 0,891 (Pnud 2014) - desenvolvimento humano muito alto GINI: 37.6 (ano de 2008)
  4. 4. ECONOMIA DO JAPÃO: PIB (nominal): US$ 4,123 trilhões (referência: ano de 2015) PIB per Capita (Renda per Capita): US$ 32.486 (referência: ano de 2015) Produtos Agrícolas: arroz, batata, repolho, beterraba, frutas cítricas. Pecuária: bovinos, suínos, aves Mineração: calcário, enxofre, asfalto natural. Indústria japonesa : máquinas, equipamentos de transporte, produtos eletroeletrônicos, siderúrgica (aço e ferro). Consulado do Japão em São Paulo: Av. Paulista, 854 - 3o andar CEP 01310-913 - SÃO PAULO - SP tel. (0xx11) 3254-0100 fax (0xx11) 3254-0110 Embaixada do Japão SES - Avenida das Nações, Q.811, lote 39 - Brasília, DF. Tel. (061) 3442-4200, fax (061) 3242-0738 RELAÇÕES EXTERIORES: APEC, Banco Mundial, FMI, OCDE, G-8, G-20, ACD (Diálogo de Cooperação da Ásia), OMC e ONU.
  5. 5. Características físicas do Japão O arquipélago Japonês situa-se na zona de encontro de três placas tectônicas, esse fato explica a enorme instabilidade geológica (vulcões em atividades, maremotos e terremotos), no território nipônico.
  6. 6. Características físicas do Japão O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas de maior extensão e por mais de 3 mil ilhas menores (hotspots) QUAIS SÃO ESSAS ILHAS? O país é pequeno (cerca de 3800Km na direção norte-sul)
  7. 7. Seu clima, ao norte, recebe influência das massas frias e secas que se deslocam da Sibéria, da corrente fria de Oya Shivo (Curilas) e das monções de inverno, configurando um clima temperado frio. Na porção central do país predomina o clima temperado oceânico influenciado pela corrente quente de Kuro Shivo (Corrente do Japão) que ameniza as temperaturas no inverno. Ao sul, o clima predominante é o subtropical, influenciado pela corrente quente e pelas monções de verão, que aumentam a quantidade de chuvas. Clima do Japão
  8. 8. Como quase 80% do relevo japonês é formado por montanhas, as planícies litorâneas concentram a maioria da população, promovendo a potencialização dos recursos com a utilização de técnicas como a polderização, principalmente para aumentar as restritas terras agrícolas. Em função da grande quantidade de áreas montanhosas, os rios japoneses são pouco extensos, mas intensamente aproveitados, principalmente para a geração de energia e irrigação. Relevo do Japão Essas características interferem na ocupação da terra fazendo com que cada espaço seja super valorizado
  9. 9. Por causa do relevo acidentado a maioria da população japonesa e as grandes cidades se encontram nas áreas litorâneas. Onde encontramos grandes cidades com densidade demográfica elevada. Uso da terra no Japão Cerca de 70% do território apresenta-se com cobertura vegetal
  10. 10. Demografia do Japão Qual a estimativa para a população Japonesa?
  11. 11. Analisando a Pirâmide Por Claudio Peppe - Geógrafo e Professor. Em um primeiro estudo da pirâmide japonese, observa-se, constante redução da base da pirâmide com nítido estreitamento. Esse fato, significa que a taxa de natalidade está muito baixa, assim como a taxa de fecundidade, reduzindo o crescimento vegetativo. O lado positivo dessa característica demográfica é a redução do custo de criação e menor investimento em infraestrutura para essa faixa etária. O lado negativo, é o comprometimento futuro da massa trabalhadora, consumidora e geradora de impostos que garanta o equilíbrio previdenciário. O envelhecimento da população japonesa elevando o percentual de participação na composição etária, traz consequências preocupantes ao governo para garantir a aposentadoria de seu contribuintes previdenciários. Uma das alternativas para o país, é incentivar a imigração para ocupar cargos em setores não modernizados que necessita de mão de obra humana e, ao mesmo tempo promove o consumo e maior arrecadação de impostos no país.
  12. 12. Restauração Meiji Mudanças no perfil político, econômico e administrativo
  13. 13. Restauração Meiji • A restauração Meiji (1868 até 1912), foi um marco de mudanças na história do Japão: - Encerrou o período de fechamento para outras nações; - pois fim no shogunato (feudalismo); - restaurou o poder político centralizado no Imperador; - iniciou um desenvolvimento industrial baseado no modelo capitalista de produção.
  14. 14. • Características:  Integração do mercado nacional  Compra e venda da terra  Ferrovias  Educação obrigatória  Tecnologia ocidental  Empresas públicas  Contratou técnicos estrangeiros e professores  Implementação dos Zaibatsu (tipo de conglomerados econômicos) Restauração Meiji
  15. 15. Expansionismo Japonês
  16. 16. Expansionismo japonês • A restauração Meiji provocou uma rápida modernização e industrialização, que levará o Japão a buscar novas fontes de matéria-prima e mercado consumidor. • O Japão tornou-se uma potência industrializada e lançou-se às conquistas imperiais na Ásia, passando a competir com as potências européias na tomada de territórios e na formação de colônias. • Esse movimento expansionista, baseado num nacionalismo e ideais imperialistas, levou o Japão a participar da 2ªGM do lado dos países que formaram o Eixo.
  17. 17. Expansionismo japonês
  18. 18. Pós 2ª Guerra Mundial
  19. 19. Pós 2ª Guerra Mundial • Com a rendição japonesa aos EUA, o império nipônico foi obrigado a: • Se desmilitarizar; • E a dissolver os Zaibatsu.
  20. 20. A sociedade Japonesa e a reconstrução do país • Terminada a 2ªGM a economia japonesa encontrava-se arrasada e precisou de ajuda econômica dos EUA (período da Guerra Fria), para poder recuperar o país. • Além disso outros fatores contribuíram para retomar o desenvolvimento do país.
  21. 21. Alguns fatores que contribuíram • Mão-de-obra barata e abundante para as indústrias; • Longas jornadas de trabalho (em média 43 horas semanais de trabalho); • Fidelidade dos trabalhadores à empresa; • Aplicação maciça de verbas na área educacional • Criação e aprimoramento de novas tecnologias.
  22. 22. Um complexo parque industrial • “Atualmente as grandes empresas japonesas formam verdadeiros impérios industriais, empregando milhares de pessoas e atuam praticamente em todo o mundo. O grande crescimento industrial no pós-guerra levou os observadores internacionais a falarem que o Japão passava por um ‘milagre econômico’. Com o retorno das grandes empresas, deu-se novamente a integração do Estado (poder político) com o poder econômico” (Melhem Adas. Geografia: Mundo desenvolvido. p. 201). • COMO O JAPÃO DEPENDE DE FORNECIMENTO DE MATÉRIA- PRIMA DE OUTROS PAÍSES, O PARQUE INDUSTRIAL JAPONÊS LOCALIZA-SE EM REGIÕES LITORÂNEAS, PRÓXIMO AOS PORTOS PARA FACILITAR E DIMINUIR OS CUSTOS DE PRODUÇÃO.
  23. 23. Porque o Japão é Dependente de minérios de outros países? O relevo do país é formado fundamentalmente por montanhas, constituído por uma secção da era Cenozoica – relativamente recente, com menos de 65 milhões de anos – no nordeste e uma secção originada entre as eras Mesozoica e Paleozoica no sudeste, o que explica a carência de recursos minerais. A presença de minerais metálicos como ferro, ouro, manganês, entre outros, está condicionada a formações geológicas antigas, com pelo menos 2 bilhões de anos. Tal fator natural exigiu do Japão a conquista de porções da Manchúria chinesa e da Península da Coreia para sustentar o crescimento industrial japonês entre o final do século XIX e o início do século XX.
  24. 24. Cultura POP Japonesa

Quais são os 3 tipos de relevo que podemos encontrar no Japão?

O relevo do Japão é de formação jovem (Período Terciário da Era Cenozoica), montanhoso (84% do território) e com estrutura geológica de dobramentos modernos.

Como é a formação do território japonês?

O território é formado por quatro grandes ilhas chamadas (em ordem de tamanho) Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, além de outras pequenas ilhas. O Oceano Pacífico situa-se ao leste, e o Mar do Japão e Mar Oriental da China o separam do continente asiático.

Como é formado o relevo de Tóquio?

O relevo é composto principalmente por dobramentos modernos, característico de um país localizado em uma faixa vulnerável a terremotos e erupções: o Círculo de Fogo do Pacífico. O país tem cerca de 65 vulcões ativos. O ponto mais alto é o Monte Fuji, com mais de 3.700 metros de altura, nas proximidades de Tóquio.

Onde se localiza o Japão no mapa?

ÁsiaJapão / Continentenull