Quais as formas de atuação do inspetor escolar para melhorar o ensino

DEFINIÇÃO DE CONCEITO

“Inspeção é a ação de olhar. É o exame; vistoria. Encargo de vigiar, superintender. Cargo, emprego de inspetor”  

Para Augusto (2010), inspector é aquele que inspeciona, examina, verifica, exerce vigilância, fiscaliza. As ações do inspetor compreendem basicamente na verificação das obrigações legais prescritas, das instituições e pessoas que as integram, assim como, as restrições e proibições de acções, tendo em vista o funcionamento correcto e legal dos serviços.

Segundo Lawn (2001 apud Augusto), a inspeção é uma das ferramentas que regula e controla o funcionamento das escolas.

 Senore (apud Augusto, 2010), diz que a inspeção precisa ser vista como um processo de mediação e suas acções devem estar fundamentadas em uma conduta ética, deontológica, para evitar assim, as decisões arbitrárias dos inspetores.

Cristiano Mário Ndeitunga (vice-governador da província do Cunene para infra-estrutura em 2011) diz que o inspector é aquele quadro da educação que leva o professor a rever o seu comportamento e modo de ensinar na transmissão do conhecimento ao aluno com conhecimentos sólidos sobre o processo pedagógico.

 IMPORTÂNCIA DA VISITA DO INSPECTOR

A importância da inspeção escolar para o sistema de ensino vai além da contribuição para a manutenção da qualidade da educação, pois o inspetor é um essencial agente político de caráter pedagógico. Ele reúne condições para sugerir mudanças nas decisões dos órgãos do sistema educacional, possibilitando a implementação de projectos  que atendem às necessidades da comunidade.   

 Segundo Medina (2005) a visita do inspector tem importância no processo de ensino-aprendizagem, quando é  capaz de encontrar nos dispositivos legais, os caminhos mais apropriados e as alternativas possíveis para alcançar seus objetivos, garantindo assim a qualidade do ensino. Ele deve ter competência suficiente para melhorar as condições de trabalho dos educadores, tornando mais fértil e satisfatória a actuação desses profissionais.

O papel do inspetor no decorrer do tempo sofreu uma evolução considerável. Hoje, ele é um profissional consciente da importância de ser mediador e colaborador, pronto para mostrar os caminhos de interligação entre a direcção da escola, professores, alunos e comunidade.

O inspector escolar adquiriu consciência de que a escola é o reflexo da sociedade na qual está inserida e somente com uma educação democrática, participativa e transformadora é possível formar cidadãos preparados para viver num mundo cheio de incertezas e em constante transformação.

Segundo Santos (2008),as visitas dos inspectores tem grande importância porque é através das mesmas que se avalia utilizando o item aproveitamento, onde o inspector verificava a habilidade dos alunos para a leitura, o uso da linguagem oral e os conhecimentos referentes à educação moral e cívica, Matemática, Língua portuguesa, História e Geografia.

Função do inspector           

Segundo Santos (2008), o trabalho do inspetor vem se reestruturando dentro de um planeamento onde ocorre a participação do órgão regional e do próprio grupo de inspetores. Esta reorganização, no entanto, é carregada de conflitos e tensões. A complexidade do cargo exige dos inspetores uma visão ampla dos assuntos educacionais e uma postura crítica, questionadora e estudiosa das normas e das políticas públicas para que se possa exercer a função com eficiência, ética e responsabilidade.

  A inspecção cuida da organização e funcionamento das escolas em todos os seus aspectos. És aí algumas das funções do função do Inspector segundo Santos(2008):

·    estabelecer a comunicação entre os órgãos da administração superior do sistema e os estabelecimentos de ensino que o integram;

·    verificar e avaliar as condições de funcionamento das escolas;

·    orientar e dar assistência aos estabelecimentos de ensino na aplicação das normas do sistema;

·    promover medidas para a correcção de falhas e irregularidades verificadas nas escolas, visando a regularidade de seu funcionamento e a melhoria da educação escolar;

·    informar aos órgãos decisórios do sistema sobre as improbidades ou inadequação de normas relativas ao ensino e sugestões de modificações quando for o caso.

 Para Tavares e Escott (2005), o inspetor deve ser criador de espaços que favoreçam novas relações dentro das escolas para que os alunos, os pais, professores e funcionários se transformem numa equipe capaz de construir uma escola voltada para a aprendizagem do aluno e sua formação como cidadão comprometido com o desenvolvimento da sociedade. O inspetor deve também estar preparado para se deparar com dificuldades, ser capaz de trabalhar causas e não efeitos, estimular pensamentos transformadores, mudar posturas, articular informações e ações, lutar contra as condições precárias de trabalho e lidar com incertezas e imprevistos.

Segundo Augusto (2010), em uma entrevista feita sobre o papel do inspetor escolar,  afirmou que o inspector deve acompanhar os resultados e saber o que está acontecendo nas escolas. Ele deve procurar saber se existem alunos com maus resultados escolares e descobrir qual é a causa desse problema e junto com a direção da escola, ver o que deve ser feito, apoiar a direção, orientá-la, auxiliá-la a sanar o problema. O inspetor deve ter uma visão da escola, como uma instituição saudável, uma visão do todo e assim deve trabalhar para que a escola caminhe em direção ao ideal.

O inspector escolar está sempre em contacto com as comunidades escolares, e é o profissional que tem um papel relevante na comunicação com os órgãos da administração superior do sistema- educacional e as escolas. Desta forma, ele poderá sugerir mudanças, criando assim, condições para a implementação de uma política de democratização da educação, garantindo o acesso de todas as camadas da sociedade às instituições de ensino, ao conhecimento e à cultura.

contextualização

Em função da primeira pergunta formulada a entrevistada afirma que realmente têm tido visita de inspectores, lembra que a última vez que apareceu inspectores com formação própria enviados a partir da direcção provincial faz muito tempo, já lá se vai quase um ano e quatro meses. Lembra que sempre que eles apareciam o contacto apenas era mantido com o Director da escola, caso não o encontrassem então falavam com o pedagógico, o que acontece na nossa escola e a supervisão da direcção da escola e em algumas vezes o Director entra em contacto com outro Director de uma escola próxima e faz-se o intercambio para avaliar o trabalho dos docentes.

Não sei se realmente isso tem sido ao mando da direcção provincial mas tenho a plena certeza que não, é apenas uma maneira para manter o trabalho em ordem.

Respondendo a segunda questão disse: As visitas dos inspectores tem grande importância porque é a partir destas visitas onde cada funcionário poderá se rever e fazer uma auto avaliação do seu trabalho. E sabemos nós que com as visitas os alunos ganham muito, a escola fica organizada. Mas o que acontece é que talvez os próprios inspectores nem têm noção da grande responsabilidade que lhes cabe, porque se realmente eles tivessem garanto que as visitas seriam constantes uma vez que elas melhoram o processo de ensino-aprendizagem.

Quais as formas de atuação do inspetor escolar para melhorar o ensino e aprendizagem dentro de uma escola?

Portanto, o inspetor escolar deve atuar como gestor educacional esfimulando o trabalho em equipe, o diálogo entre os profissionais da educação, a busca por novas técnicas e metodologias de ensino, valorizar as experiências dos envolvidos no processo e integrar a comunidade na solução dos problemas, na busca por um ...

Qual o papel do inspetor escolar nos dias atuais?

Inspetor Escolar Cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola; inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Orientar alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouvir reclamações e analisar fatos.

Qual o papel do inspetor escolar em relação à motivação ao realizar seu trabalho pedagógico perante a instituição educacional?

A partir daí, o Inspetor assume um papel importantíssimo que é a integração na elaboração do plano de desenvolvimento da escola bem como o desenvolvimento do projeto político-pedagógico, orientar também na realização de estudos e pesquisas, na capacitação de recursos humanos visando assim à melhoria da qualidade do ...

Qual e a função do inspetor?

dar assistência às autoridades superiores, em assuntos técnicos especializados e fiscalização de trabalhos de segurança, investigações e operações policiais; cumprir mandados, efetuar prisões, buscas e apreensões; executar tarefas administrativas.