Quais as principais adaptações para pessoas com deficiência física?

Introdu��o

    O esporte adaptado foi idealizado pelo m�dico ingl�s Sir Ludwing Guttmann, neurologista e neurocirurgi�o, no ano de 1944. Sir Ludwing desenvolvia suas atividades profissionais no centro de lesados medulares do Hospital de Stoke Mandeville e desenvolveu um programa de recupera��o para seus pacientes envolvendo uma s�rie de modalidades desportivas.

    Outro marco importante do processo de implanta��o e evolu��o dos esportes adaptados foi um grupo de lesados da Segunda Guerra Mundial, com problemas de les�es medulares, amputa��es e mutila��es. O mesmo iniciou a pr�tica de atividades esportivas com o objetivo de esquecer o horror vivido durante a guerra. O que na �poca tinha como �nico objetivo restabelecer emocionalmente as lembran�as dos campos de batalha e enfrentar as conseq��ncias da vida p�s-guerra transformou-se em algo muito al�m de meros exerc�cios fisioter�picos. Virou uma nova raz�o de viver, descobrindo novos horizontes, perspectivas e oportunidades para os deficientes f�sicos.

    A pr�tica de modalidades esportivas adaptadas no Brasil teve in�cio ap�s o ano de 1950, onde o carioca Robson Sampaio de Almeida fundou o clube do otimismo e o paulista S�rgio Serafim Del Grande fundou o clube dos parapl�gicos. Os mesmos tornaram-se deficientes f�sicos em acidentes e procuraram reabilita��o nos Estados Unidos. E, ap�s a participa��o em diversas modalidades esportivas como parte integrante do programa de recupera��o, retornaram ao Brasil e fundaram institui��es com o objetivo de auxiliar a recupera��o de outros deficientes.

    Desde ent�o, de forma muito lenta e desconfiada inicialmente e de certa forma mais acelerado nos �ltimos anos, o movimento do esporte adaptado para deficientes tem ganhado campo e trilhado um caminho estabelecido pelos �rg�os internacionais em conven��es da �rea. Este caminho contempla a incorpora��o e efetiva��o de orienta��es e a busca de evolu��es nos diversos campos do conhecimento do esporte adaptado, conseguindo assim uma participa��o cada vez mais efetiva e consistente neste campo de atua��o.

Objetivos e benef�cios de um programa regular de esporte adaptado

    A pr�tica regular de um programa de exerc�cios f�sicos ou pr�tica esportiva por pessoas com defici�ncia f�sica pode ter tr�s objetivos distintos: lazer, competi��o ou terap�utico.

    O deficiente pode praticar exerc�cios ou esportes simplesmente pelo fato de lazer ou divers�o, da mesma forma que a maioria das pessoas tidas como normais. Pode ainda, aperfei�oar esta pr�tica, treinar e evoluir consideravelmente at� participar de competi��es desportivas da modalidade em quest�o. Ou, pode estar inserido na pr�tica de esportes ou exerc�cios como forma de recupera��o f�sica, emocional e at� mesmo social.

    O deficiente f�sico, quando pratica um programa regular de exerc�cios f�sicos, � beneficiado de diversas formas:

  • A espasticidade de Paralizados Cerebrais pode ser reduzida pela pr�tica esportiva, assim como tamb�m ocorre melhorias na coordena��o motora geral e no equil�brio;

  • No que se refere � compensa��o ou regenera��o de dist�rbios de ordem ps�quica, sabe-se que a pr�tica regular e bem orientada de exerc�cios f�sicos e modalidades esportivas estimula, entre outras, a produ��o de endorfinas e catecolaminas respons�veis, respectivamente, por sensa��es de bem estar e pelo combate � depress�o;

  • Melhora da motiva��o, da autonomia e auto-estima, pois o esporte possibilita ao deficiente perceber-se saud�vel e livre de doen�as;

  • Al�vio de dores musculares, lombares e demais dores corporais;

  • Diminui o percentual de gordura e auxilia no controle do peso corporal;

  • Melhora da for�a muscular, capacidade respirat�ria e flexibilidade;

  • Fortalece ossos, m�sculos, tend�es e articula��es;

  • Melhora a capacidade cardiovascular;

  • Atua na regula��o hormonal e enzim�tica;

  • Diminui os �ndices do colesterol ruim e triglicer�deos e aumenta os �ndices do bom colesterol;

  • Diminui os sintomas de ansiedade e incapacidade;

  • Diversos outros benef�cios proporcionados pela pr�tica regular de exerc�cios f�sicos e esportes.

Educa��o F�sica e esporte adaptado

    A maior parte dos deficientes f�sicos pode e deve se beneficiar da pr�tica da educa��o f�sica e modalidades esportivas adaptadas. O grau e o tipo de defici�ncia, educabilidade e hist�rico motor, n�vel de interesse, metas e objetivos educacionais gerais determinam as modifica��es e as adapta��es necess�rias (WINNICK, 2004).

    A seguran�a dos alunos no momento da execu��o de exerc�cios ou da pr�tica de esporte, juntamente com o acompanhamento de perto pelos professores das atividades realizadas, asseguram o primeiro est�gio de desenvolvimento dos participantes.

    Como a maioria dos problemas apresentados � de origem m�dica, � importante que os professores de educa��o f�sica mantenham contato direto com os profissionais de sa�de que atendem os deficientes para prescreverem programas que supram suas necessidades especiais.

    O professor de educa��o f�sica, antes de prescrever qualquer exerc�cio, esporte ou atividade f�sica deve realizar uma avalia��o f�sica de seu aluno, visando detectar poss�veis problemas org�nicos, motores, antropom�tricos e fisiol�gicos como falta de flexibilidade, incapacidade de sustentar atividade aer�bica, capacidade respirat�ria, limites card�acos, a falta de for�a e resist�ncia para erguer o corpo, transferi-lo de forma independente, ou para erguer o corpo para prevenir �lceras de dec�bito (escaras), for�a e resist�ncia para impulsionar a cadeira de rodas ou se locomover com aux�lio de muletas, pr�teses e porcentual de gordura (GORGATTI E COSTA, 2005).

    Para participar de um programa de exerc�cios f�sicos ou para a pr�tica de modalidades desportivas, seja com o objetivo de lazer, competi��o ou terap�utico � obrigat�rio que a pessoa com defici�ncia f�sica se submeta a uma avalia��o m�dica e funcional para que sejam detectadas, principalmente, as condi��es secund�rias de sa�de, que normalmente s�o fatores limitantes para essas pr�ticas, tais como: infec��es, febre, altera��es acentuadas de temperatura corporal, dermatites, escaras, dor sem causa conhecida, recupera��o ap�s cirurgias e fraturas.

    Antes de inserir o deficiente em atividades esportivas ou em programas de exerc�cios deve-se observar o princ�pio da adapta��o, ou seja, deve-se proporcionar a pr�tica de atividades introdut�rias � modalidade. O deficiente lentamente vai realizando exerc�cios leves, simples e b�sicos que lhe proporcionar�o a base da pr�tica esportiva. Outro ponto importante que deve ser observado � em rela��o aos equipamentos e aparelhos a serem utilizados na execu��o do programa de exerc�cios ou na pr�tica da modalidade esportiva.

    Como exemplo de instrumento para a pr�tica esportiva ser� abordada a cadeira de rodas. Para alunos usu�rios de cadeira de rodas, deve haver inicialmente uma adapta��o a esse novo instrumento ou equipamento, atrav�s de atividades espec�ficas a serem praticadas na cadeira. O treinamento deve englobar exerc�cios para aprimorar a propuls�o da cadeira nas diversas situa��es como: para frente, para tr�s, em curvas, com obst�culos, em terrenos acidentados, movimenta��o lenta, m�dia, acelerada. O importante do treinamento, � que o aluno torne-se �ntimo da funcionalidade e estrutura da cadeira e do seu controle sobre ela antes de iniciar a pr�tica da modalidade especificamente. Esse procedimento evitar� acidentes, quedas e poss�veis les�es e fraturas.

Acessibilidade

    Existem diversos problemas que impedem a participa��o em programas de exerc�cios e esportes. Um dos maiores, sen�o, o maior de todos para a participa��o em programa de exerc�cios f�sicos e esportes para pessoas com defici�ncia, � a acessibilidade. A maioria das pessoas deficientes interessadas em praticar esportes, mesmo tendo conhecimento e desejo de participar, n�o o conseguem, pois se chegam ao local, muitas vezes n�o conseguem acesso �s instala��es.

    Os padr�es e crit�rios de acessibilidade s�o ditados pela ABNT e visam proporcionar �s pessoas com defici�ncia f�sica e �quelas com capacidade ambulat�ria reduzida, condi��es adequadas e seguras de acessibilidade aut�noma aos banheiros, portas, corredores e �reas de transfer�ncia e aproxima��o. Al�m disso, ainda permitir o acesso �s �reas de circula��o indispens�veis e proporcionar seguran�a para as pessoas com defici�ncia.

Crit�rios de adapta��o aos esportes e exerc�cios

    Os crit�rios e adapta��es sugeridas a seguir n�o formam uma esp�cie de receitu�rio e muito menos devem ser encarados como obrigat�rios para todos os jogos e pr�ticas desportivas. Apenas, s�o solu��es e caminhos que podem ser trilhados dependendo da atividade a ser desenvolvida e do tipo de defici�ncia.

1.     Espa�o

    Aconselha-se delimitar os espa�os destinados para a pr�tica esportiva com o prop�sito de compensar as dificuldades de deslocamento que normalmente se apresentam. Procurar por terrenos lisos e planos, sem ondula��es, cascalhos ou irregularidades. Se poss�vel evitar terrenos arenosos e de terra que dificultam consideravelmente a mobilidade e o cansa�o f�sico.

2.     Material

    Aconselha-se utilizar materiais macios para indiv�duos com dificuldades de percep��o. Tamb�m, � indicado a utiliza��o de materiais alternativos e adaptados, como por exemplo, calhas para alunos com Paralisia Cerebral ou cadeira de rodas para indiv�duos com graves problemas de equil�brio. Claro que cada acess�rios dever� ser utilizado em situa��es em que existe a necessidade. Proteger os materiais para evitar que os mesmos machuquem os outros participantes. Antes de iniciar a pr�tica esportiva com cadeiras de rodas, proteger a mesma com espumas nas extremidades evitando que o contato com outras pessoas possa lesar ou machucar.

3.     Regras

    Alterar os regulamentos das modalidades e da forma de jogo, incluindo novas regras que atendam as necessidades do grupo participante. Alterar o sistema de pontua��o ou o objetivo do jogo proporcionando �xito por parte dos participantes, mantendo assim o interesse e a motiva��o constante. Adaptar as regras do jogo, da brincadeira ou da atividade permitindo o m�ximo de igualdade entre os participantes.

4.     Habilidades

    Antes do in�cio de qualquer atividade os participantes dever�o ser consultados sobre poss�veis dificuldades motoras ou t�cnicas que dificultem movimentos e gestos desportivos. O deficiente deve ser estimulado a tentar e a descobrir suas potencialidades e possibilidades, por�m, as tarefas devem ser adaptadas para que o mesmo consiga o �xito e motive-se cada vez mais, e conseq�entemente possa aprimorar seus movimentos e superar os obst�culos constantemente. Utilizar atividades em duplas, trios ou grupos para que um possa auxiliar o outro e assim desenvolver ainda mais a pr�tica de conv�vio social e trabalho em equipe.

5.     Aluno ajudante ou colaborador

    Utilizar sempre que poss�vel um aluno ajudante ou colaborador, que ter� a incumb�ncia de auxiliar o professor e os demais colegas a realizar as atividades e exerc�cios. Este aluno colaborador dever� ser substitu�do sistematicamente pelos pr�prios colegas da turma, possibilitando assim a oportunidade de todos ajudarem o professor e perceberem sua import�ncia perante a turma.

Considera��es finais

    A pr�tica esportiva por parte dos deficientes f�sicos est� em constante expans�o e desenvolvimento. O n�mero de praticantes cresce a cada dia. As pessoas est�o deixando de lado antigos e retr�grados preconceitos e desconfian�as e est�o se utilizando dessa importante e fundamental ferramenta em seus programas de lazer, esportes competitivos ou mesmo fisioter�picos.

    Diversas pesquisas na �rea est�o sendo desenvolvidas, e os benef�cios proporcionados pela pr�tica regular de exerc�cios f�sicos ou esportes adaptados est�o sendo debatidos e expostos pela m�dia diariamente. Os educadores f�sicos e demais profissionais da sa�de que trabalham com este p�blico devem estar atentos para as novas descobertas. Al�m disso, t�m a obriga��o de participar ativamente do processo de divulga��o, propaga��o e evolu��o das modalidades esportivas adaptadas.

    A evolu��o da pr�tica esportiva para deficientes teve um crescimento consider�vel desde seu surgimento h� pouco mais de 60 anos, por�m, acredita-se que ainda pode-se contribuir de forma significativa para o futuro e progress�o das modalidades adaptadas.

    A legisla��o contempla a inclus�o escolar e social dos deficientes f�sicos, e, devido a isso, acredita-se que cada vez mais aumentar� a participa��o e abrang�ncia em programas desportivos adaptados. Sendo assim, a parcela maior de contribui��o para o desenvolvimento, aprimoramento e evolu��o dos esportes e exerc�cios adaptados cabe aos profissionais e professores de educa��o f�sica.

Refer�ncias

  • ADAMS, R; DANIEL, A; McCUBBIN, J. Jogos, Esportes e Exerc�cios para o Deficiente F�sico. 3� Ed. S�o Paulo: Manole, 1985.

  • BORGES, F. P. Educa��o F�sica Adaptada: o aprendizado, a viv�ncia e a forma��o do conhecimento: uma constru��o acad�mica. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, N� 103, 2006. http://www.efdeportes.com/efd103/efa.htm

  • DUARTE, E. LIMA, S.T. Atividade F�sica para Pessoas com Necessidades Especiais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

  • GORGATTI, M. G; COSTA, R. F. Atividade F�sica Adaptada. Barueri: Manole, 2005.

  • ITANI, D. E; ARA�JO, P. F.; ALMEIDA, J. J. G. Esporte Adaptado Constru�do a partir das Possibilidades: handebol adaptado. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, N� 72, 2004. http://www.efdeportes.com/efd72/handebol.htm

  • MELO, A. C. R; L�PEZ, R. F. A. O esporte adaptado. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, N� 51, 2002. http://www.efdeportes.com/efd51/esporte.htm

  • OLIVEIRA, C. B. Adolesc�ncia, Inclus�o de Deficientes e Educa��o F�sica. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, N� 82, 2005. http://www.efdeportes.com/efd82/inclusao.htm

  • ROSADAS, S. C. Atividade F�sica Adaptada e Jogos Esportivos para o Deficiente. Eu posso. Voc�s duvidam? Rio de Janeiro/S�o Paulo: Atheneu, 1989.

  • WINNICK, J. P. Educa��o F�sica e Esportes Adaptados. Barueri: Manole, 2004.

Outros artigos em Portugu�s

 
Quais as principais adaptações para pessoas com deficiência física?

Quais as principais adaptações para pessoas com deficiência física?

Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital � A�o 15 � N� 148 | Buenos Aires,Septiembre de 2010
© 1997-2010 Derechos reservados

Quais adaptações para deficientes?

Continue a leitura e confira!.
Rampas. ... .
Nivelamento de pisos. ... .
Muito espaço para circulação. ... .
Móveis com altura apropriada. ... .
Barras de apoio. ... .
Piso antiderrapante. ... .
Campainha de emergência. ... .
Cama motorizada..

Quais os tipos de acessibilidade para deficientes?

Segundo estudos desenvolvidos por Sassaki (2002), podemos identificar seis tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.

Quais são as adaptações necessárias para facilitar o acesso e a mobilidade das pessoas com deficiência?

É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo. Já o piso tátil direcional auxilia na locomoção independente das crianças deficientes visuais. Importante ressaltar que os pisos devem ser instalados nas áreas internas, dentro da escola, e também nas calçadas ao redor.

O que é acessibilidade para deficientes físicos?

Acessibilidade diz respeito à condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.