Quais as principais dificuldades para colocar em prática uma educação interdisciplinar?

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Quais as principais dificuldades apontadas por professores do ensino fundamental e médio de Jequié em se trabalhar sob a ótica interdisciplinar?

AUTORES: Migues, V.H. (UESB) ; Santos, S.B. (UESB)

RESUMO: Embora os educadores saibam da importância de se trabalhar determinado conteúdo interdisciplinarmente, ainda falta conhecimento para o seu desenvolvimento, principalmente durante a formação como profissional; além da carência de material didático, à dificuldade de relacionamento com outras áreas do conhecimento, e a falta de tempo hábil. Nesse sentido, há necessidade de maior discussão referente à interdisciplinaridade, desde a graduação até a escola, permitindo aos alunos dos cursos de graduação estabelecer interações e conexões para mais tarde, ao se tornarem educadores possam ser capazes de transmitir o conhecimento específico de sua área de conhecimento não de forma isolada, mas, sobretudo, interagindo com as outras disciplinas.

PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; Dificuldades; Educação

INTRODUÇÃO: A interdisciplinaridade é uma discussão emergente no meio educacional, freqüentemente, apontada como incapaz de atender às demandas por um ensino contextualizado. Embora esse enfoque não seja recente, as discussões sobre o tema ocorrem desde 1970 (FAZENDA, 2002), e apenas agora têm encontrado terreno fértil para se propagar, em virtude de estarem presentes nos parâmetros oficiais, que norteiam a prática educacional, e no discurso de professores, coordenadores e administradores do ensino (AUGUSTO et al., 2004). A prática interdisciplinar permite ao aluno relacionar diversas áreas do conhecimento tornando ao mesmo tempo uma aprendizagem significativa. Além de permitir uma visão diferenciada do mundo, uma vez que resulta em uma nova postura dos alunos diante da realidade. Dessa forma, propusemo-nos a pesquisar como os professores da área de Ciências da Natureza (Química e Ciências), concebem a prática de aulas interdisciplinares em sala de aula. Bem como a dificuldade de realização de tais aulas, além da relação destas aulas com os discentes. Além disso, a pesquisa se interessou em saber qual a opinião dos discentes do nono ano deste colégio sobre a utilização de aulas interdisciplinares na tentativa de entender a real situação de aprendizado e a contribuição para as relações interpessoais, confrontando e/ou corroborando com diversos autores.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o estudo do tema proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, que segundo Gil (1994) e Santos (1999), expõe as características de determinada população. A escolha da pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa esteve ligada ao fato de a mesma ter o ambiente natural como sua fonte de dados e o pesquisador como seu principal instrumento (LÜDKE & ANDRÉ, 1986). Foram aplicados questionário e entrevistas abertas. Segundo Lüdke e André (1986) a grande vantagem da entrevista sobre outras técnicas é que ela permite a captação direta e corrente da informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante e sobre os mais variados tópicos. Além de ser uma das melhores ferramentas metodológicas de pesquisa qualitativa (Morimoto, 2002). As questões da entrevista tiveram o objetivo de diagnostificar, junto aos docentes, quais as dificuldades para a implantação da idéia de se agir interdisciplinarmente. Verificar se os docentes receberam ou recebem alguma orientação especializada ou mantêm-se informado (a) sobre o trabalho interdisciplinar. Se os docentes já trabalham ou vivenciam as atividades interdisciplinares e quais são os resultados positivos e/ou negativos observados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da pesquisa foi possível verificar que 100% dos docentes acreditam ser de suma importância trabalhar os conteúdos disciplinares de forma interdisciplinar. Porém, 60% dos entrevistados dizem que a falta de orientação durante a graduação é a principal dificuldade para a implantação na sala de aula desta prática pedagógica. Além disso, 10% dizem que a falta de material didático reflete tal dificuldade e 20% a dificuldade do trabalho em equipe com outras áreas (Fig. 1). Segundo Marinho (2004) é nas universidades que encontramos a maior dificuldade da implantação da prática interdisciplinar, isto devido, a sua organização estrutural e dogmatizada, ainda presente em muitos educadores. Grande parte dos entrevistados indica a falta de tempo, como um obstáculo à prática interdisciplinar. Mas é irrelevante, visto que dispõem de Atividades de Coordenação (ACs), que deveriam ser utilizadas para esse fim. Contudo, apontam um possível motivo para muitos professores e professoras reclamarem da falta de tempo para a realização dessas atividades: os ACs são, muitas vezes, mal utilizadas ou utilizadas para outro propósito. Diante das dificuldades apontadas pelos docentes, 78% dos entrevistados dizem que adquiriram conhecimento sobre interdisciplinaridade na internet e 15% com colegas de trabalho (Fig. 2). Dessa forma, há necessidade de maior discussão referente à interdisciplinaridade, desde a graduação até a escola para um melhor engajamento dos docentes a esta nova prática pedagógica. Nesse sentido, é importante que os alunos dos cursos de graduação aprendam a estabelecer interações, para mais tarde, ao se tornarem educadores possam ser capazes de transmitir o conhecimento específico de sua área de conhecimento não de forma isolada, mas, interagindo com outras disciplinas.

Figura 1

Quais as principais dificuldades para colocar em prática uma educação interdisciplinar?

Relato dos professores sobre a dificuldade do trabalho interdisciplinar

Figura 2

Quais as principais dificuldades para colocar em prática uma educação interdisciplinar?

: Locais no qual os docentes adquiriram conhecimento sobre a proposta interdisciplinar.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos refletem que a interdisciplinaridade permite o enfoque mais amplo do conhecimento. Além de favorecer as relações interpessoais e possibilitar a troca em diversas abordagens, permitindo a criação de novas formas de pensar o mundo, através da ligação dos conteúdos estudados pelos alunos como cotidiano dos mesmos. Em contrapartida, há necessidade imediata de maior integração entre indivíduo/indivíduo, além de reformulação curricular da universidade na formação de novos professores com caráter interdisciplinar.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos professores participantes desta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A.; CALUZI, J. J. & NARDI, R. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologias. 5ª edição. São Paulo: Edições Loyola. 2002.
GIL, A. C. Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas; 1994.
LUDKE, M & ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.
MARINHO, A. M. S. A Educação Ambiental e o desafio da interdisciplinaridade. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2004.
MORIMOTO, I. A. A Árvore da propriedade rural: Educação, Legislação e Política Ambiental, na proteção e implementação do elemento arbóreo da região de Piracicaba/ SP. São Paulo. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 2002.
SANTOS A. R. Metodologia Científica: A Construção do Conhecimento. 1 ed. Rio de Janeiro: De Paulo Editora; 1999.

Quais as principais dificuldades para colocar em prática na educação interdisciplinar?

Segundo Marinho (2004) é nas universidades que encontramos a maior dificuldade da implantação da prática interdisciplinar, isto devido, a sua organização estrutural e dogmatizada, ainda presente em muitos educadores. Grande parte dos entrevistados indica a falta de tempo, como um obstáculo à prática interdisciplinar.

Qual os maiores desafios para um trabalho interdisciplinar?

Os desafios da interdisciplinaridade se fazem notar quando o ensino volta com uma proposição de novos objetivos, de uma nova pedagogia. Para que isso se efetive é necessária a eliminação das barreiras entre as disciplinas, mas também entre as pessoas.

Quais são os principais obstáculos para a efetivação da interdisciplinaridade na escola?

Dentre os obstáculos a serem vencidos para a implantação da interdisciplinaridade nas salas de aula podemos destacar a formação muito específica dos docentes, que não são preparados nas universidades para trabalhar de modo interdisciplinar, a distância entre as linguagens, perspectivas e métodos das disciplinas de ...

Quais os problemas que podemos encontrar no desenvolvimento de projetos interdisciplinares?

Os 5 erros comuns na criação de um projeto interdisciplinar.
1) Falta de Planejamento: o pior dos erros. ... .
2) Não saber trabalhar com a interdisciplinaridade. ... .
3) Não saber abordar conteúdo pedagógico e social em um mesmo projeto. ... .
4) Não saber avaliar o projeto. ... .
5) Não ter a interação do aluno no projeto..