Quais as principais mudanças introduzidas pelos bolcheviques na Rússia?

No século XIX, os movimentos de oposição ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Através desse partido, observamos a aglomeração de várias lideranças políticas visivelmente influenciadas pelos valores do socialismo marxista e interessadas em dar fim às imposições do governo vigente.

Apesar de possuírem interesses próximos, os integrantes do POSDR estabeleceram a criação de duas alas políticas fundamentais para o partido. Afinal de contas, apesar de buscarem o fim do czarismo, os social-democratas russos não abraçavam um único projeto de reconstrução do país. Foi nesse contexto em que observamos o desenvolvimento das alas menchevique e bolchevique.

O termo menchevique (do russo menshe, que significava “minoria”) designava a facção que realizava uma interpretação ortodoxa dos conteúdos do pensamento marxista. Liderados por Georgy Plekanov e Yuly Martov, os mencheviques acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.

Por outro lado, os bolcheviques (do russo bolshe, que significa “maioria”), sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. Com isso, a revolução proletária seria a responsável direta pelas transformações que modernizariam a economia russa e daria fim aos contrates sociais que marcavam o país. Segundo os mencheviques, a revolução na Rússia teria uma condução particular àquilo que fora proposto pelo marxismo.

Em 1917, a oposição entre mencheviques e bolcheviques alcançou o seu auge. Em fevereiro, os mencheviques tomaram o poder na Rússia e visaram estabelecer o desenvolvimento da economia capitalista no país. Contudo, o insucesso das ações políticas tomadas e a manutenção do país na Primeira Guerra Mundial acabaram gerando duras críticas. Nesse contexto, Lênin – com a publicação das “Teses de Abril” – denunciou o papel limitado do novo governo no atendimento das causas populares.

No início de novembro, os bolcheviques já tinham organizado uma força militar revolucionária que logo derrubaria a administração menchevique. A partir de então, Lênin e outros líderes do partido promoveram mudanças nas estruturas políticas e econômicas do país. Ao mesmo tempo, um grande exército de proletários foi organizado para conter as forças reacionárias que se opunham à experiência revolucionária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para conduzir a guerra civil detonada com o processo revolucionário, Lênin e seus companheiros instituíram o chamado “comunismo de guerra”. Nessa situação, os bolcheviques russos promoveram o rígido controle da produção econômica e eliminaram as liberdades do sistema capitalista. Dessa forma, os revolucionários regravam os recursos necessários para que o Exército Vermelho combatesse as forças militares internas e externas que censuravam a experiência socialista.

No ano de 1921, os bolcheviques alcançaram a vitória e assim abriram campo para que os trabalhadores conduzissem a nação. Entretanto, o sabor da conquista não apagava a delicada crise de abastecimento e a estagnação econômica que tomava o país. Dessa maneira, os líderes russos tiveram que se desdobrar em um plano que conseguisse reverter a situação. Em outros termos, o grande desafio era conciliar a adoção do socialismo junto aos problemas imediatos da população.

Em março de 1921, o governo de Vladmir Lênin anunciou a Nova Política Econômica, também conhecida pela sigla NEP. Em suma, esse novo plano recuava com as ações centralizadoras do comunismo de guerra e permitia que algumas práticas do sistema capitalista ainda fossem empregadas. Dessa forma, pretendia-se dar “um passo para trás, para depois dar dois à frente”. Ou seja, reaquecer a economia através do capitalismo e, logo em seguida, ampliar o conjunto de ações socialistas.

No âmbito comercial, a NEP autorizou a presença de um setor privado que atuaria no comércio varejista, a formação de cooperativas que poderiam atuar em toda a economia e preservava boa parte do setor atacadista sob a administração do Estado. No campo, o processo de coletivização das propriedades era mantido. Além disso, as famílias camponesas que tivessem acumulado recursos financeiros estavam autorizadas a alugar outras terras para a produção.

Nos centros urbanos, o governo russo determinou que nenhuma fábrica poderia ser nacionalizada sem a autorização oficial. O trabalho compulsivo em ambiente fabril foi terminantemente abolido, assim como a paridade salarial entre os trabalhadores. A partir da NEP, os trabalhadores poderiam receber salários que variavam de acordo com o potencial produtivo de cada operário. Paralelamente, vários serviços que antes estavam dispostos gratuitamente voltaram a ser cobrados.

Em pouco tempo, os efeitos da NEP indicavam que a situação econômica da Rússia melhorava e que a condição de vida da população seguia a mesma tendência. A permissão de ações capitalistas chegou a reconstruir o diálogo econômico junto a outras nações. Mesmo com bons resultados, a NEP foi descartada após a morte de Vladmir Lênin, em 1924. A partir de 1928, sob a administração do Josef Stalin, a União Soviética passou a orientar sua economia a partir dos planos quinquenais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais foram as principais mudanças introduzidas pelos bolcheviques na Rússia?

Os rumos adotados pelo partido bolchevique levaram a uma militarização da vida social, com a adoção do trabalho forçado, da disciplina militar nas fábricas e da entrega compulsória da produção agrícola ao Estado.

O que mudou na Rússia após a revolução bolchevique de 1917?

A partir desse episódio, conhecido como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique, iniciaram-se mudanças no sistema econômico russo. Terras da Igreja, nobreza e burguesia foram desapropriadas e concedidas aos camponeses, as indústrias passaram a ser controladas pelos operários e os bancos foram estatizados.

Como os bolcheviques chegaram ao poder Quais foram as principais mudanças?

Inicialmente, Lênin estatizou os bancos e indústrias, realizou uma reforma agrária e retirou a Rússia da Primeira Guerra com a assinatura do Tratado de Brest-Litovski. Ao implantar medidas de caráter popular, as forças reacionárias russas tentaram derrubar o governo bolchevique.

Qual foi a ação dos bolcheviques depois que tomaram o poder na Rússia?

Em 25 de outubro de 1917 (7 de novembro no calendário gregoriano), os bolcheviques conseguiram tomar de assalto o Palácio de Inverno, sede do governo, e vários outros departamentos públicos. Formaram um novo governo baseado nos sovietes e centralizado pelo Conselho dos Comissários do Povo.