Quais as restrições para quem tem hérnia de disco?

A hérnia de disco é resultado do desgaste dos discos intervertebrais, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando dor intensa.

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Veja também: Leia uma entrevista sobre hérnia de disco

Causas

Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e favorecer o aparecimento de hérnias discais.

Sintomas

A hérnia de disco pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante.

Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são:

  • Parestesia (formigamento) com ou sem dor;
  • Dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.

Prevalência

A hérnia de disco acomete mais as pessoas entre 30 e 50 anos, o que não quer dizer que crianças, jovens e idosos estejam livres dela. Estudos radiológicos mostram que depois dos 50 anos, 30% da população mundial apresentam alguma forma assintomática desse tipo de afecção na coluna.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Prevenção

Desenvolver hábitos saudáveis de vida e que estejam de acordo com as normas básicas estabelecidas pela Ergonomia, tais como: prática regular de atividade física, realização de exercícios de alongamento e de exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral, e postura corporal correta são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna.

Tratamento

As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura. Em geral, em apenas um mês, 90% dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras.

Hérnias de disco na coluna cervical podem surgir diretamente nessa região ou serem provocadas por alteração na curvatura e posicionamento da coluna vertebral durante a crise da hérnia lombar. A escolha do tratamento, se cirúrgico ou não cirúrgico, considera a gravidade dos sintomas e o déficit motor. A cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou, pois corrigido esse defeito mecânico a dor desaparece completamente.

Recomendação

  • Evite todos os excessos que facilitam a instalação das hérnias de disco: excesso de peso, de bebidas alcoólicas, de exercícios físicos, de cigarro;
  • Procure manter a postura correta quando sentado ou em pé;
  • Não se esqueça de que vida sedentária é responsável não só pela formação de hérnias de disco, mas por muitos outros problemas de saúde;
  • Informe-se sobre o tipo de atividade física indicada para sua faixa de idade;
  • Suspenda os exercícios se os sintomas voltarem e procure assistência médica imediatamente;
  • Siga as recomendações médicas depois da cirurgia para evitar que nova hérnia se forme naquele local.

Hérnia de disco é problema comum. O disco intervertebral é cartilagem da coluna que pode desgastar e deslocar. O deslocamento da cartilagem é chamado hérnia de disco. O tratamento da hérnia de disco deve ser conservador (sem cirurgia) em 90% dos casos. Isso significa que 9 entre 10 pessoas com hérnia de disco não precisarão ser operadas e terão melhora completa dos sintomas.

Entretanto, 1 em cada 10 indivíduos com hérnia de disco poderá ter complicações como: perda de força no braço ou na perna, dor que não melhora com remédios ou perda do controle urinário e da capacidade de andar. Nesses casos, cirurgia é mais efetivo que qualquer tipo de tratamento conservador (não cirúrgico). É possível ter boa qualidade de vida após crise de hérnia de disco e realizar atividades habituais de trabalho e de lazer.

Sintomas de hérnia de disco

Hérnia de disco é condição que pode provocar sintomas variados. Algumas pessoas não terão queixas, outros terão dor na coluna (dor nas costas). Além disso, hérnia de disco pode causar compressão de nervos e dor irradiada para o braço ou para a perna.

Por que hérnia de disco causa dor

O disco degenerado pode provocar dor na região lombar devido a processo inflamatório local. Além disso, o disco envelhecido se torna mais frágil e pode se romper e deslocar. O fragmento de cartilagem deslocado se chama hérnia de disco. Em certos casos, a hérnia de disco pode provocar compressão de nervo, ocasionando dor irradiada para braços ou pernas. Alguns fatores de risco para envelhecimento precoce do disco são: predisposição genética, tabagismo, excesso de peso e atividades laborais com esforços repetitivos.

O tratamento da hérnia de disco deve ser conservador (sem cirurgia) em 90% dos casos. Isso significa que 9 entre 10 pessoas com hérnia de disco não precisarão ser operadas e terão melhora completa dos sintomas.

Quais as restrições para quem tem hérnia de disco?

Nove entre 10 pessoas com hérnia de disco poderão ser tratados adequadamente sem cirurgia.

Quais são os sintomas de alerta para cirurgia de hérnia de disco?

Caso você apresente algum dos sintomas abaixo, deverá ser visto com urgência por médico especialista em coluna, que irá avaliar necessidade de cirurgia:

  • Perda de força no braço ou na perna
  • Dor que não melhora com remédios ou fisioterapia
  • Perda do controle urinário e da capacidade de andar
  • Anestesia (formigamento) na região genital

Quais as restrições para quem tem hérnia de disco?

A presença de fatores neurológicos como perda de força no braço ou na perna, formigamento genital ou mudança dos hábitos urinários indica necessidade de avaliação urgente de especialista em coluna.

Exames para hérnia de disco

O melhor exame de imagem para hérnia de disco é ressonância magnética. Radiografias (raios x) não são capazes de mostrar o disco herniado. Radiografias auxiliam na avaliação do alinhamento da coluna, de espondilolistese (escorregamento vertebral) e de outras lesões da coluna.

Remédios para hérnia de disco

Na crise aguda, diversas medicações podem ser utilizadas para controle da dor, como analgésicos simples, antiinflamatórios não hormonais, antiinflamatórios hormonais (corticóides), relaxantes musculares, analgésicos opióides e anti-convulsivantes. Alguns remédios são controlados ou vendidos apenas sob orientação médica.

Modalidades de tratamento conservador de hérnia de disco

Na maioria das vezes, sintomas agudos relacionados a hérnia de disco irão desaparecer completamente com tratamento não cirúrgico. Existem diversas opções para tratamento conservador de hérnia de disco durante a fase aguda, como:

  • Repouso: compressão aguda de nervo não combina com esforços, muito menos com exercícios físicos. Nos primeiros dias (ou semanas) de dor irradiada para o braço ou para perna, seu corpo precisará que reduza a intensidade das atividades físicas (de trabalho e lazer) e mantenha certo grau de repouso.
  • Fisioterapia: frequentemente utilizada para controle da dor nas fases iniciais. Existem diversas modalidades de analgesia que podem ser usadas na fase crítica da dor. Após isso, introduz-se progressivamente exercícios de alongamento muscular e, em seguida, de fortalecimento muscular. Existem diversas técnicas de fisioterapia para tratamento conservador de hérnia de disco.
  • Acupuntura: procedimento médico que utiliza inserção e manipulação de agulhas metálicas em determinadas partes ou pontos do corpo, que visa tratamento de muitas condições clínicas, assim como à manutenção da saúde. Essa técnica terapêutica é originária da China e faz parte de um grupo de conhecimentos médicos desenvolvidos ao longo dos últimos 2.500 anos, denominados de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
  • Infiltrações na coluna ou bloqueios anestésicos: procedimentos frequentemente utilizado pelos especialistas em coluna. Possui eficácia e resultado consistentes no tratamento de dor na coluna e no nervo ciático.

FAQ – Perguntas frequentes

Qual melhor remédio para hérnia de disco aguda?

Diversas medicações podem ser usadas nas crises de hérnia de disco, como analgésicos, antiinflamatórios não hormonais e hormonais (corticoides), relaxantes musculares e anticonvulsivantes.

Qual é o melhor antiinflamatório para hérnia de disco?

A literatura não aponta o melhor anti-inflamatório para crise de hérnia de disco. Porém, antiinflamatórios hormonais (corticoides) são frequentemente usados por cirurgiões de coluna. Sua administração pode ser oral, endovenoso, intramuscular ou epidural (injeções na coluna).

Quais exercícios são permitidos para quem tem hérnia de disco?

A resposta depende dos sintomas apresentados. Durante a fase dolorosa (ou seja, durante a crise) exercícios não são recomendados. Porém, após a mesma, deve-se iniciar programa de reabilitação física gradual. Ao final dessa etapa, a maioria das pessoas não terá restrições a esportes ou atividades de lazer.

Hérnia de disco cervical pode dar dor de cabeça?

O desgaste da coluna cervical pode provocar dor na parte de trás da cabeça (nuca). Porém, dores de cabeça em outras regiões (parte lateral e frontal) devem ser investigadas por médico especialista (neurologista).

Como curar hérnia de disco naturalmente?

Caso você tenha hérnia de disco, as chances de melhorar sem cirurgia é de 90%. O texto acima ilustra diferentes possibilidades de tratamento para melhora dos sintomas sem cirurgia.

Quando é necessário fazer cirurgia de hérnia de disco?

Cirurgias para hérnia de disco são recomendadas na presença de alguns sintomas neurológicos, como fraqueza no braço ou na perna ou perda de controle da bexiga (retenção ou perda de urina). Além disso, certos pacientes apresentarão persistência da dor no nervo mesmo após realizado tratamento conservador. Nessas situações, cirurgia para remoção da hérnia é mais eficaz que qualquer método conservador.

Como se trata de hérnia disco extrusa?

O tratamento da hérnia de disco extrusa, de modo geral, não difere da hérnia protrusa, sendo conservador em 90% dos casos. O texto acima descreve os principais métodos para essa finalidade.

O que alivia dor de hérnia de disco?

Durante a fase aguda recomenda-se repouso, medicações (diversos tipos de medicações são usados em conjunto) e fisioterapia. Porém, é importante haver avaliação médica para determinar a presença de fatores de alerta neurológicos, que podem mudar a indicação do tipo de tratamento.

O que não deve fazer quem tem hérnia de disco?

Dessa forma, evite-os..
1 – Agachamento com barra nas costas. Esse exercício causa compressão direta das vértebras, portanto não é indicado. ... .
2 – Stiff. ... .
3 – Glúteos em quatro apoios. ... .
4 – Levantamento Terra. ... .
5 – Remada Curvada..

Quais são as limitações para quem tem hérnia de disco?

Algumas pessoas que têm hérnia de disco não têm sintomas. Outras, entretanto, podem apresentar formigamento, falta de sensibilidade e dores de leves a muito fortes, que por vezes podem se tornar incapacitantes.

O que faz a hérnia de disco piorar?

A dor de uma hérnia de disco normalmente piora com os movimentos e pode ser agravada pela tosse, pelo riso e pode piorar quando o indivíduo faz xixi ou evacua, podendo surgir de repente ou ir piorando com o passar do tempo.

Quem tem problema de hérnia de disco pode pegar peso?

Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.