Quais as semelhanças entre a democracia ateniense e a democracia atual?

Quais as semelhanças entre a democracia ateniense e a democracia atual?

Quais as principais diferenças entre a democracia ateniense e a democracia atual?

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

Quais as características da sociedade ateniense?

  • Principais características da sociedade ateniense: - A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critérios de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre. - A sociedade ateniense era escravista.

Por que os atenienses eram divididos?

  • Em seu governo, os atenienses passavam a ser divididos em dez tribos que escolhiam seus principais representantes políticos. Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central.

Qual foi a origem da civilização ateniense?

  • Foi ele que impulsionou o comércio marítimo possibilitando a ampliação do domínio ateniense no século VIII a.C. Atenas foi uma cidade micênica, ou seja, fez parte da Civilização Micênica, que estava baseada no comércio e que envolvia diversas cidades, no período de 16 a.C., dentre elas Atenas.

Por que a população ateniense começou a abandonar a cidade?

  • Essa situação criou um cenário em que parte da população ateniense começou a abandonar a cidade para estabelecer-se em outras regiões a fim de sobreviver. Essa foi a colonização grega, momento em que os gregos começaram a fundar colônias em outros locais.

Grátis

1 pág.

Quais as semelhanças entre a democracia ateniense e a democracia atual?

  • Quais as semelhanças entre a democracia ateniense e a democracia atual?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual
A primeira diferença encontra-se no conceito de cidadania: na Grécia Antiga apenas os homens livres, nascidos na Pólis e que tinham cumprido o serviço militar poderiam votar, de modo que a maior parte da população (mulheres, escravos, homens muito pobres, inválidos e estrangeiros não tinham o direito ao voto) não podia votar, de modo que o conceito de cidadania moderno é bem mais amplo que o conceito grego. 
Outra diferença era no tipo de democracia: para os Gregos a democracia era direta, era exercida pelos próprios cidadãos na praça pública, que falavam em nome próprio, enquanto que a democracia moderna é representativa, exercida por alguns entre os cidadãos que são escolhidos como representantes dos demais para falar na praça pública.
A principal diferença é que na democracia brasileira todos são considerados cidadãos, já lá em Atenas não apenas homens maiores de 21 anos, filho de pai e mãe ateniense e nascido em Atenas, as mulheres, os estrangeiros, menores de 21 anos e escravos não eram considerados cidadãos. A principal semelhança é que as duas são uma democracia rica e todos os seus cidadãos podem votar, lá em Atenas só o que eu falei são considerados cidadãos.

A principal semelhança é que as duas são uma democracia rica e todos os seus cidadãos podem votar, lá em Atenas só o que eu falei são considerados cidadãos.

Quais são as principais diferenças entre a democracia atual e a democracia grega?

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

Qual a diferença entre a democracia da Grécia antiga e a do Brasil atualmente?

C) na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões. … Como na democracia brasileira, os cidadãos eram homens e mulheres maiores de 18 anos.

Como nos Atualmente percebemos os gregos?

Desde a Antiguidade, os gregos se distinguiram na construção naval e na navegação. Essa tradição continua até hoje. A frota grega atual, composta de navios de passageiros e mercantes, entre os quais importantíssimos cargueiros e petroleiros, está entre as primeiras do mundo.

Quais são as características da democracia grega?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Quais são as principais diferenças entre a democracia antiga e a democracia moderna?

Diferentemente da Grécia Antiga, na democracia moderna há distinção de Estado e sociedade, regida por um sistema representativo. Todos têm o direito ao voto, assim como o direito de se candidatar a cargos públicos – respeitando as normas de cada Estado.

O que podemos aprender com os gregos para aplicarmos na situação que vivemos atualmente?

Mas na verdade, os gregos comem de forma bem mais saudável. A dieta deles inclui azeite de oliva bem fresquinho, uma grande variedade de verduras, muita lentilha e feijão e pouca carne. … É a famosa “Dieta Mediterrânea”, que ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer e até mesmo mal de Alzheimer.

O que aconteceu na Grécia hoje?

Grécia e Suécia também registraram recordes diários, com 50 mil e 11,5 mil novos infectados respectivamente. Mundo vive explosão de casos relacionada à variante ômicron. Os famosos mármores foram retirados de Atenas no início do século 19 e agora estão em exibição no Museu Britânico, em Londres.

O que é a democracia grega?

A democracia ateniense (no grego: δημοκρατία) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. … A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.

O que é democracia quais são as suas características?

A democracia é o regime político balizado pelos princípios da igualdade e da liberdade e pelos direitos de participação e contestação: igualdade jurídica (todos são iguais perante a lei) e liberdade política (livre pensamento, expressão e associação), isto é, o direito de participar do processo decisório sobre o bem …

Como era a democracia dos antigos?

Em sua forma histórica, a democracia dos antigos, expressa na experiência ateniense, era uma democracia direta que se realizava num espaço restrito – a cidade/Estado grega. Ela, a democracia, se processava por intermédio de um sistema de assembléias, às quais era atribuído o poder de tomar todas as decisões políticas.

Como era a democracia de antigamente?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como vivem os povos gregos?

A Grécia hoje A Grécia vive sob regime democrático. Trata-se de uma democracia representativa, diferente daquela praticada no período Clássico. Naquela época, as pessoas participavam diretamente, emitindo sua opinião na Assembleia, que reunia todos os cidadãos.

Qual é a situação econômica da Grécia nos dias de hoje?

A Economia da Grécia inclui-se entre as economias desenvolvidas. É capitalista do tipo misto, com grande participação do setor público (40% do PIB) e renda per capita de aproximadamente 2/3 daquela registrada nos principais países da Eurozona.

Quais são as semelhanças entre a democracia ateniense e a democracia brasileira?

A principal semelhança é que as duas são uma democracia rica e todos os seus cidadãos podem votar,lá em Atenas só o que eu falei são considerados cidadãos.

Quais são as semelhanças e diferenças entre a democracia ateniense e a democracia brasileira?

C) na democracia ateniense, os cidadãos se reuniam na Ágora e decidiam os destinos da sua cidade. Já na democracia brasileira atual, os cidadãos elegem os seus representantes e são eles que tomam as decisões.

Quais as diferenças da democracia grega antiga para a democracia brasileira atual?

A principal diferença é que na democracia brasileira todos são considerados cidadãos, já lá em Atenas não apenas homens maiores de 21 anos, filho de pai e mãe ateniense e nascido em Atenas, as mulheres, os estrangeiros, menores de 21 anos e escravos não eram considerados cidadãos.

Qual é a principal diferença entre a democracia?

A democracia foi definida pelo presidente americano Abraham Lincoln como o "governo do povo, pelo povo, para o povo". ... Diferença entre Democracia e Ditadura..