Quais as vantagens da instalação das transnacionais em países em desenvolvimento?

713 palavras 3 páginas

As multinacionais se instalam em países subdesenvolvidos simplesmente em busca do baixo custo da matéria prima e mão de obra, visando retirar o máximo de lucros de um mercado ávido por novidades, mas sem o menor poder de escolha, cobrança e atuação. As empresas exploram, auferem elevados lucros e remetem para a matriz sem o comprometimento com os países onde estão as subsidiárias. Elevando os padrões
As corporações multinacionais geram concorrência nos mercados externos em que elas se inserem. Elas produzem bens e serviços dentro dos melhores padrões de qualidade possíveis. Uma vez que os consumidores estão dispostos a gastar seu dinheiro apenas com os melhores produtos, as empresas locais são forçadas a melhorarem sua qualidade. Essa competição acaba beneficiando os consumidores, que têm o seu dinheiro valorizado.
Criação de empregos
As multinacionais têm um papel muito importante na criação de empregos nos países estrangeiros onde elas se instalam. Devido à grande quantidade do seu volume de operações, elas empregam muitos trabalhadores locais. Elas também levam alguns deles para trabalhar em suas sedes, dando oportunidade para ganhar experiência profissional internacional, o que é especialmente importante em países em desenvolvimento, onde a taxa de desemprego é alta.
Destruição de indústrias locais
As multinacionais, geralmente, têm mais dinheiro, em termos de possibilidade de capitalização, do que empresas locais. Elas têm maior possibilidade de financiar suas operações por um longo tempo, mesmo sem conseguir lucrar. Assim que tiverem conquistado a fidelidade do consumidor à sua marca, vão começar a ter ganhos que as sustentem dali para frente. Significa que elas podem deliberadamente definir preços muito baixos, para tomar a fatia de mercado que pertencia às companhias que já estavam lá. Isso pode levar as empresas locais a fecharem suas portas, por não terem condições de competir com esses preços tão reduzidos.
Fluxo de capital
Cada país possui

Relacionados

  • vantagens e desvantagens de uma multinacional

    1030 palavras | 5 páginas

    Resumo : O artigo analisa a atuação social das empresas multinacionais estrangeiras no Brasil. Para tanto, articula a relação conflituosa que pode surgir das práticas sociais e a atuação da multinacional no país estrangeiro, esta vista muitas vezes como exploradora dos recursos, mercados e lucros. Disto impera a necessidade das subsidiárias de multinacionais atuarem pautadas na responsabilidade social, antes de realizar qualquer ação de marketing social, além de pensar suas estratégias de responsabilidade….

  • trabalho

    910 palavras | 4 páginas

    economia global, estaria inserido uma crescente interligação entre as empresas localizadas em várias partes do mundo, isto é, as multinacionais se transformariam em transnacionais, o que diminuiria a autonomia dos governos na condução de suas políticas econômicas. Diante desta afirmação avalie as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Multinacionais: são empresas que ainda estão sujeitas as regulamentações do país de origem, onde mantêm sua base. II. Transnacionais:….

  • Violência urbana

    807 palavras | 4 páginas

    Vantagens e desvantagens das multinacionais O que é uma multinacional? Uma empresa multinacional é caracterizada por ter a sua matriz em um determinado pai e atuar no mercado de outros países. Sua origem e do século XIX, porem, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a segunda guerra mundial, ou seja, em 1945. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países em outros países com o objetivo de obter….

  • capitalismo

    2295 palavras | 10 páginas

    na atualidade. Com o avanço da globalização, prática que remete ao século XV com as grandes navegações, o homem busca o maior lucro possível em detrimento de matéria prima e mão de obra baratas. O atual exemplo dessa prática é a instalação de multinacionais e transnacionais em países subdesenvolvidos que são obrigados a aceitarem a prática dos desenvolvidos, pois não possuem tecnologia e conhecimento suficiente para autonomia econômica. A grande consequência do capitalismo financeiro é a concentração….

  • globalização

    802 palavras | 4 páginas

    internacionais em face do poder das grandes empresas e corporações financeiras. II. Multinacionais. A globalização produtiva ocorreu com o crescimento e a expansão das multinacionais presentes em todos os países do mundo e atualmente passam por incorporações com o aumento do seu campo de atuação. Várias multinacionais industriais apresentam lucro maior no setor financeiro que na produção industrial e muitas multinacionais já estão mais ricas que países. Em 1999, as dez maiores corporações mundiais (General….

  • BLALBA

    1245 palavras | 5 páginas

    Entre as nações, o Brasil, os tigres asiáticos, China e Índia são alguns dos muitos que vem se desenvolvendo com a chegada de multinacionais e capital exterior. Ajudando nesse processo de globalização, a internet vem sendo primordial para uma melhor interação entre investidores nos países. Como dito, a globalização apresenta mais vantagens do que desvantagens. Nós temos atualmente um mundo cada vez mais sincronizado e interligado, mesmo que não fisicamente. As nações que estiverem bem no….

  • Gestão financeira

    1383 palavras | 6 páginas

    2 Quais os componentes da estrutura de capital na multinacional típica? O que acontece com as empresas multinacionais no Japão? O que acontece com uma empresa típica de seus pais? ➢ A estrutura de capital em multinacionais tem por base manter uma proporção de metade de capital próprio e metade de capita de terceiros. No Japão as multinacionais se utilizam de conglomerados ou holding na qual bancos fazem parte. No Brasil as multinacionais vendem seus produtos para países ricos (vendas continuas)….

  • Mercado internacional

    1948 palavras | 8 páginas

    ...04 2. Vantagens e desvantagens do comércio internacional para a empresa que você trabalha, considerando o segmento de mercado que ela está inserida....................................................................................................05 3. Mercado Internacional.............................................................................07 4. Vantagens do Mercado Internacional......................................................08 5. Desvantagens do Mercado Internacional….

  • Planejamento Estrratégico

    564 palavras | 3 páginas

    para integração global Eixo horizontal Global Transnacional Visão de único mercado. Operações são controladas De modo centralizado. Unidade especializadas Permitem resposta local. Provêem a integração global Internacional Multinacional Utiliza as capacitações Existentes para expandir Atividades mercados externos Muitas subsidiárias operando Com unidades autônomas Em muitos países. Pressões por capacidade de resposta local ESCOLHA DE ESTRATÉGIA- ATUAÇÃO GLOBAL….

Outros Trabalhos Populares

Quais os benefícios das instalações das transnacionais nos países em desenvolvimento?

Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.

Quais vantagens para os países onde as transnacionais se instalam?

Vantagens e desvantagens das multinacionais Entre as vantagens, podemos destacar que a presença de um negócio em mais países significa que a empresa pode vender seus produtos para os consumidores desses países, sem sofrer tanto com os obstáculos associados à exportação.

Quais as vantagens de uma transnacional?

As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações. De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores.

Quais são os pontos positivos e negativos das empresas transnacionais?

– Geram uma sociedade de consumo; -Poluem o país, afinal levam o lucro para o país deles, mas a poluição fica. -Dependência econômica e tecnológica; – Falta de investimentos de alta tecnologia, afinal as empresas instaladas nesses países atuam nos setores tradicionais como, têxtil, siderúrgico, alimentício.