Quais as vantagens e desafios de utilizar o sistema de nuvem dentro de uma empresa?

Já passou da hora de você migrar as suas aplicações para a nuvem. Nesse artigo, vou falar sobre os desafios dessa migração, os modelos disponíveis e as vantagens de cada serviço disponível no mercado

Sua empresa já está na nuvem? Não??? Por quê?

O Cloud Computing, ou computação em nuvem, é tida como uma das maiores evoluções dos últimos anos e já é utilizado por empresas de todos os portes. A ideia é armazenar dados em um servidor externo, de forma a não comprometer a infraestrutura da rede, permitir flexibilidade e agilidade, além de poder ter dados acessíveis de qualquer lugar do mundo, 24 por 7. Ou seja: o tempo todo! E o melhor: com custos consideravelmente reduzidos.

Executivos e profissionais de TI em empresas de todos os segmentos já conhecem as vantagens e benefícios dessa metodologia. Então, por que a sua empresa ainda não está na nuvem?

Desafios de migrar para NUVEM

Insegurança. Esse é um dos principais entraves para a migração de dados corporativos para a Nuvem. Isso porque a migração exige cuidados e monitoração dos servidores que ficam localizados fora da empresa, dificultando ações e decisões dos gestores de TI. 

Então, antes de escolher a melhor aplicação de Cloud para a sua empresa é necessário conhecer e avaliar os serviços oferecidos, considerando as metas e prazos estipulados pela empresa. Lembre-se, também, de considerar os seguintes fatores antes de definir pelo serviço.

  1. Acesso à Internet – a falta de um bom serviço de internet pode comprometer a sua operação cotidiana. Assim, é bom assegurar que a internet da sua empresa é compatível com a da empresa que realiza o armazenamento em nuvem. Lembre-se: os dados estarão disponíveis de forma online, ou seja, não dá para acessar o servidor e buscar o que quer.
  2. Proteção de Dados – leia bem contrato de prestação de serviços e não se engane: a proteção dos dados armazenados precisa ser realizada pela sua equipe / empresa. A nuvem é responsável por guardar as suas informações, mas quem coloca o cadeado na porta, para ela não ser arrombada, é você.
  3. Planejamento da Migração – ainda antes de se decidir, esteja consciente de todos os passos necessários para a migração dos dados. Não tente pular etapas para economizar tempo, por exemplo. O planejamento é necessário para manter a performance e a estabilidade dos dados.

Modelos e formatos da Nuvem

Considerando que Cloud Computing é um serviço - e não um produto! - você pode escolher entre pagar por uma licença, por um servidor ou por uma plataforma de desenvolvimento. 

  • A licença te dá o direito de utilizar diversos softwares sem ter que comprar um para cada computador. Outra vantagem é pagar, apenas, pelos serviços utilizados.
  • Servidores virtuais te permitem poupar espaço físico dentro da sua empresa, além de possibilitarem o acesso de qualquer local.
  • A plataforma de desenvolvimento integra diversos softwares, inclusive de gestão, favorecendo o compartilhamento de dados entre diferentes departamentos.

Isso posto, chegamos a 3 nomenclaturas bastante conhecidas da área: IaaS (Infraestrutura como Serviço); PaaS (Plataforma como Serviço); e SaaS (Software como Serviço)

  • IaaS – estrutura recomendada para pequenas e médias empresas, reúne diversos serviços e equipamentos. Uma das vantagens é a escalabilidade do uso e do pagamento - você paga, apenas, pelo que usar.
  • PaaS – ao optar pelo PaaS, você pode criar, hospedar e gerir qualquer trabalho. É recomendada para empresas que já contam com uma equipe ou que precisam de softwares ou hardwares específicos para criar uma aplicação.
  • SaaS – mais adaptado ao acesso mobile, o SaaS é a escolha de sites como Skype, Google Drive e Facebook. Ou seja: todos os dados ficam na nuvem, resultando em escalabilidade e praticidade para todos. No entanto, não é recomendado para empresas que possuem um volume grande de dados e precisem de acesso rápido.

Pública, Privada, Híbrida: as classificações da cloud computing

Além desses formatos apresentados, as nuvens IaaS e PaaS também tem subdivisões. Elas podem ser públicas, privadas ou híbridas.

  • As nuvens Públicas armazenam dados compartilhados, acessados por diferentes usuários;
  • As nuvens Privadas funcionam em um servidor alocado na própria empresa, restringindo o acesso.
  • As nuvens Híbridas são uma junção dos dois tipos anteriores.

A redução dos custos, o acesso às novidades tecnológicas e a praticidade podem ser apontados como os principais benefícios da computação em nuvem. Por isso, reflita sobre as necessidades da sua empresa e identifique se já é hora de você migrar. 

Fornecedores de Cloud Computing

O mercado tem uma vasta opção de empresas armazenamento de dados. A escolha para melhor, no entanto, tem a ver com os serviços que ela oferece em relação às necessidades da sua empresa. Avalie a sua demanda e pondere se a prestadora de serviços está realmente apta a te ajudar.

Vale, ainda, ter uma atenção diferenciada sobre o licenciamento dos hardwares e softwares utilizados na sua empresa. Alguns deles podem ser incompatíveis com o serviço de Cloud Computing oferecidos. Assim, o ideal é optar por uma empresa baseada em Data Center, geralmente mais flexível quanto à configuração dos equipamentos e sistemas.

Como contratar a nuvem?

Note que você não precisa ser um especialista em TI para fazer todas essas análises. Hoje, existem diversas empresas especializadas em TI, consultoria e terceirização de serviços que podem te ajudar a fazer essa migração, identificando, inclusive, a parceria mais adequada ao seu negócio. 

A HK, por exemplo, tem expertise no segmento e pode dar todo o suporte necessário nesse momento de transição. E não só isso: além de ajudar na negociação da contratação de serviços, coloca à sua disposição uma equipe de TI e de monitoração 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com essa opção, a sua empresa pode acessar o que há de mais moderno no armazenamento e gestão de dados sem ter custos elevados. 

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

https://www.hkti.com.br/

Quais as vantagens de se utilizar a computação em nuvem nas empresas?

As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas.
Mais agilidade nas mudanças tecnológicas. ... .
Escalabilidade no uso dos serviços. ... .
Redução de custos com infraestrutura interna. ... .
Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos. ... .
Computação em nuvem para empresas gera sustentabilidade..

Qual as vantagens e desvantagens de usar a nuvem?

LISTA: vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem.
Redução de custos. Quando se trata das vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem, a redução de custos está no topo da lista. ... .
Segurança. ... .
Confiabilidade. ... .
Agilidade no trabalho. ... .
Dados. ... .
Controle de qualidade. ... .
Flexibilidade. ... .
Colaboração..

Quais são os desafios que a empresa deverá encontrar para esta implementação em nuvem?

As organizações atualmente precisam se adaptar rapidamente para se manterem competitivas..
Grandes investimentos iniciais..
A definição do retorno do investimento (ROI).
Falta de talentos profissionais..
Integração com sistemas legados..
Desenvolvimento de uma estratégia clara..

Quais as principais vantagens de usar a nuvem?

13 vantagens da computação em nuvem.
Redução de custos. Com a tecnologia baseada em nuvem, não é mais necessário fazer grandes investimentos para adquirir, instalar e manter softwares de última geração. ... .
Segurança. ... .
Flexibilidade. ... .
Mobilidade. ... .
Dados. ... .
Colaboração. ... .
Controle de qualidade. ... .
Recuperação de desastres..