Quais são os principais pontos de desenvolvimento deste profissional?

Sem dúvidas, uma liderança forte está na base de todas as empresas de sucesso. E uma das principais contribuições que o RH estratégico pode fazer para ajudar a construí-la é definir metas de desenvolvimento profissional para os gestores.

Extremamente importante para todos os colaboradores, o investimento no aprendizado constante se torna uma demanda ainda mais urgente quando se trata das lideranças.

Afinal, esses profissionais possuem uma função altamente estratégica e desempenham um papel fundamental na propagação da cultura organizacional, no alcance dos objetivos da empresa e até mesmo na retenção de talentos.

Se você, profissional de RH, ainda sente dificuldades na hora de definir metas de desenvolvimento para os líderes, então não pode deixar de conferir o post de hoje até o final.

Ao longo dele, vamos explicar tudo o que você precisa saber para construir um ambiente mais favorável ao crescimento dos gestores da sua empresa e, assim, impactar o sucesso da organização em diferentes níveis.

Boa leitura!

O que é uma meta de desenvolvimento profissional?

Você já deve estar acostumado com o termo, mas sempre é bom relembrar: uma meta nada mais é do que um caminho para atingir determinado objetivo.

Neste sentido, as metas de desenvolvimento profissional têm como missão oferecer uma visão sobre as tarefas que devem ser realizadas para que um objetivo principal seja alcançado.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo:

Desenvolver determinada habilidade ou comportamento essencial para o trabalho do gestor pode ser considerado um objetivo. Realizar um treinamento que auxilie no desenvolvimento dessa habilidade, por sua vez, é uma das metas para alcançá-lo.

Ou seja: criar metas de desenvolvimento profissional para gestores é uma forma de auxiliá-los a aprimorarem suas habilidades de liderança e a melhorarem não apenas o próprio desempenho, mas o de todos os colaboradores que estão sob a responsabilidade deles.

Além do mais, apoiar o desenvolvimento destes profissionais é uma forma de mantê-los constantemente motivados a entregarem o seu melhor.  

Como fazer um plano de desenvolvimento profissional para gestores?

Agora que a importância de criar metas de desenvolvimento profissional ficou clara, chegou a hora de o RH colocar a mão na massa. Então vamos lá!

As duas primeiras coisas que você deve fazer são:

  • Solicitar que os gestores realizem uma autoavaliação, considerando seus pontos fortes e fracos;
  • Realizar uma avaliação de desempenho (caso não tenha sido feita recentemente).

Ao avaliar os resultados de ambas as avaliações e confrontá-las com os objetivos da sua empresa, você terá dados valiosos em mãos para identificar os gaps de desenvolvimento de cada gestor e, assim, estabelecer metas para saná-las.

Isso pode incluir treinamentos específicos, orientação de um mentor ou até mesmo a delegação de um projeto importante que desafie as habilidades do líder.

Por último, tenha em mente que as metas precisam atender a alguns critérios para serem eficazes. No geral, elas precisam ser:

  • Claras (facilmente entendíveis por todas as partes envolvidas);
  • Mensuráveis (para que você possa identificar a evolução dos gestores e ter insights de pontos a serem melhorados);
  • E factíveis (ou seja: desafiadores, porém alcançáveis).

Além disso, você também deve assegurar que as metas tenham um ponto de partida e de chegada, o que significa definir prazos. 

Ao fazer a gestão das metas, também é recomendável definir recompensas conforme os objetivos forem sendo alcançados, a fim de manter os gestores engajados no plano de desenvolvimento.

6 Exemplos de metas de desenvolvimento profissional para os gestores

Como dissemos anteriormente, toda meta possui um objetivo maior por trás. E quando o assunto é o desenvolvimento da liderança, há vários alvos possíveis de serem mirados.

Para auxiliar no entendimento sobre esse assunto, listamos alguns exemplos de metas que podem ser definidas para melhorar ainda mais a atuação dos gestores da sua empresa:

1. Aprimorar a escuta ativa

Ser um bom ouvinte é uma habilidade que faz toda a diferença na liderança. Afinal, ouvir atentamente o que a equipe tem a dizer pode trazer insights importantes para o negócio, além de ser um aspecto fundamental da segurança emocional.

Ao desenvolverem a escuta ativa, os gestores da sua empresa também ajudarão a disseminar uma cultura de comunicação clara – o que, certamente, vai contribuir com a redução de conflitos e impactar diretamente no sucesso da empresa como um todo.

2. Tornar-se um líder motivador

Mais do que oferecer os direcionamentos necessários para que outros profissionais possam desempenhar suas tarefas, os líderes também desempenham um papel determinante na motivação.

Ao aprimorar essa habilidade, é possível melhorar a ética de trabalho dos funcionários, aumentar os índices de retenção de talentos e maximizar a eficácia do time no alcance de suas próprias metas.

Lembre-se: quando a equipe está desmotivada, a queda na produtividade é inevitável. Por isso, é sempre válido desenvolver esse aspecto nos gestores da sua empresa.

3. Apoio às mudanças

Se a sua empresa quer responder rapidamente às mudanças, ela precisa contar com líderes que estejam preparados para isso.

Especialmente no contexto da transformação digital, um bom líder precisa ser capaz de incorporar novos modelos de gestão, a fim de se adequar às novas exigências do mercado ao mesmo tempo em que engaja os seus liderados a fazerem o mesmo.

4. Aprender a fornecer feedback

Nós já falamos algumas vezes aqui no Blog da Feedz sobre a importância da cultura do feedback, especialmente quando o assunto é solucionar problemas como a falta de motivação e propósito, desencontro de informações, falta de alinhamento, entre outros. 

Por esse motivo, além da escuta ativa, um bom líder também precisa saber como fornecer feedbacks construtivos, especialmente na hora de afirmar as coisas que as pessoas estão fazendo bem para que elas continuem fazendo essas coisas.

Portanto, esteja atento. Caso algum gestor da sua empresa tenha dificuldades nesta frente, é possível traçar metas de desenvolvimento profissional capazes de trabalhar esse aspecto.

5. Melhorar a inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade que se destaca cada vez mais no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial descobriu que ela está entre as 10 habilidades mais procuradas pelos empregadores e que permanecerá no topo da lista para este ano.

Quando dominada, principalmente pelos gestores, a inteligência emocional é capaz de transformar por completo as relações na organização. Não por acaso, líderes de sucesso geralmente sabem gerenciar suas emoções muito bem.

Esses fatos não deixam dúvidas: a inteligência emocional é algo a ser constantemente melhorado e, por isso, deve estar no radar do RH durante a definição das metas de desenvolvimento profissional.

6. Fazer reuniões one on one regulares

Muitas vezes, os gestores evitam uma reunião one on one porque acham difícil de estruturá-las ou não sabem como ter conversas difíceis. 

Mas, quando bem executada, uma reunião one on one (também chamada de 1:1, one to one, one one, one on ones, reunião individual) tem o poder de aumentar exponencialmente a produtividade, a felicidade e o engajamento da equipe.

Portanto, faz total sentido que o RH incentive os gestores a ter mais one on ones com o seu time e forneça trainamento para que ele seja capaz de trabalhar esse aspecto.

Quais são os principais pontos de desenvolvimento deste profissional?

Considerações finais

Como você viu até aqui, há diferentes habilidades que os gestores precisam dominar para ter sucesso. E, considerando a velocidade como os negócios mudam, a tendência é que sempre surjam novas competências a serem aprimoradas.

A boa notícia é que as habilidades de liderança podem ser continuamente melhoradas…

Por isso, toda vez que as metas de desenvolvimento profissional forem atingidas, é possível reavaliar as habilidades da liderança e escolher novas áreas para trabalhar.

Se você quer continuar aprendendo sobre este assunto, recomendamos o artigo “Gestão de equipe: 10 habilidades de um gestor inspirador”. Lá, listamos mais algumas competências que podem ser incluídas no plano de desenvolvimento de líderes da sua empresa. 

Aproveite e bora voar! 🙂

Quais seus pontos de desenvolvimento?

Desenvolvimento pessoal: os 5 pontos essenciais.
Autoconhecimento. O desenvolvimento pessoal começa pela autodescoberta. ... .
Empatia. ... .
Prática. ... .
Inteligência emocional. ... .
Aprendizado com os outros..

O que são pontos de desenvolvimento?

Trata-se de um processo que leva à percepção de si mesmo, fator importante na hora de guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos, metas e sonhos. Além de desenvolver nossas competências e habilidades, administrando nossas ações de forma mais assertiva.

Como descrever seu desenvolvimento profissional?

Desenvolvimento profissional pode ser definido de muitas maneiras, mas a que mais nos agrada é: a capacidade de adquirir mais habilidades e desenvolver autonomia. Portanto, um profissional desenvolvido é capaz de fazer mais, ao mesmo tempo que pode arcar com maiores responsabilidades.

Quais os pontos de melhoria de um profissional?

Feedback — 5 Exemplos de Pontos a Melhorar Profissionalmente.
Capacidade crítica. Independentemente da área de atuação desenvolver a capacidade e posicionamento crítico é uma necessidade de todo profissional. ... .
Relacionamento interpessoal. ... .
Formação multidisciplinar. ... .
Capacidade de inovar. ... .
Inteligência emocional..