Qual a diferença de substância simples e substância composta

As substâncias puras, ou simplesmente substâncias, são aqueles que apresentam um material único, isento de outros materiais e que tem constantes físicas bem definidas.

Por exemplo, veja algumas constantes físicas da água pura (H2O) e do cloreto de sódio (sal – NaCl) em condições de temperatura e pressão normais, ao nível do mar:

Qual a diferença de substância simples e substância composta

As substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos, todos iguais entre si. A água é formada por moléculas de H2O e o sal por um aglomerado iônico de Na+ e Cl-.

Qual a diferença de substância simples e substância composta

Existem dois tipos básicos de substâncias puras: as simples e as compostas. Tanto o sal quanto a água são exemplos de substâncias compostas, conforme a definição a seguir:

Substância pura composta, ou simplesmente substância composta, é aquela em que suas moléculas são formadas por dois ou mais elementos químicos.

No caso da água, os dois elementos são o hidrogênio (H) e o oxigênio (O), e no sal tem o sódio (Na) e o cloro (Cl).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros exemplos de substâncias compostas são: gás carbônico (CO2), álcool etílico anidro (H3C ? CH2 ? OH), ácido cianídrico (HCN), metano (CH4), entre outros.

Contudo, vale ressaltar que a água mineral que bebemos e o sal de cozinha que comemos não são substâncias puras, mas sim misturas, pois conforme se pode ver nos rótulos das embalagens desses produtos, eles possuem outras substâncias dissolvidas ou misturadas nelas. A água contém vários íons e o sal contém, por exemplo, iodo, pois é uma exigência do Ministério da Saúde para evitar doenças na população, como o bócio.

Já uma substância simples é aquela que é formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.

Por exemplo, na figura abaixo são mostradas moléculas de oxigênio e de ozônio, que são casos de substâncias simples formadas apenas por átomos de oxigênio. Outros exemplos são o gás nitrogênio (N2), o gás hidrogênio (H2), o gás hélio (He), o fósforo (P4), entre outros.

Qual a diferença de substância simples e substância composta

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Minha dúvida é: qual a diferença entre composto e substância? Embora em livros de química seja possível encontrar definições para estas palavras, vale destacar que a maioria desses textos didáticos são traduções de textos originalmente escritos em inglês. Sei que a origem das palavras composto e seu suposto equivalente em inglês compound possuem origens semanticamente distintas. A explicação que me deram foi: quando temos uma substância pura, deve-se dizer, p. ex, «isolou-se a substância»; quando tratar-se de misturas de duas ou mais substâncias, deve-se dizer «isolou-se os compostos». Já em textos de química a diferenciação é feita considerando-se os átomos que compõem uma molécula em particular da "substância". Caso seja composta de um único átomo, seria uma «substância simples»; caso seja composta de dois ou mais diferentes átomos, já seria uma «substância composta» ou simplesmente dizendo um «composto». Isso seria verdade se a tradução literal de compound fosse composto em português. Porém, disseram-me que as duas palavras possuem origens distintas, e, portanto, não podem ser interpretadas literalmente. Enfim, vocês poderiam, por gentileza, esclarecer a minha dúvida sobre a origem semântica de substância e composto em português, quebrando o paradigma criado pela interpretação errônea da palavra compound.

Muito obrigado.

No contexto da química, substância é a «denominação genérica de elementos compostos caracterizados por uma única e idêntica constituição, tornando-se portanto homogéneos», e composto é uma «substância cuja molécula é constituída de vários átomos diferentes». Valorize-se ainda, como sinónimo de composto, a existência da locução «substância composta» (Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2009).

Deste modo, quimicamente falando, e de forma muito sumária, o que temos é o seguinte:

1. «Substâncias elementares ou simples», constituídas por átomos do mesmo elemento químico. Ex: ferro (Fe) ou oxigénio elementar (O2);

2. «Substâncias compostas», ou «compostos», constituídas por átomos de elementos químicos diferentes. Ex: água (H2O) ou amoníaco (NH3).

Refira-se que, ao contrário do que acontece com as «substâncias compostas», ou «compostos», não é possível decompor, através de reacções químicas, as «substâncias elementares ou simples» noutras substâncias.

Por outro lado, será importante não se confundir «substância composta», ou «composto», com «mistura» («associação de substâncias, distribuídas uniformemente, em processo que deixa intactas as moléculas, resultando num todo homogéneo; dissolução» — Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2009). Nas «misturas», cada componente mantém, portanto, as suas características. Por exemplo, se misturarmos água e sal, a água continua com as suas características — é líquida, tem o mesmo ponto de ebulição e fusão, etc. — e o mesmo sucede com o sal. Nos «compostos», o processo é completamente diferente. Neste caso, junta-se substâncias ou elementos químicos, formando-se subsequentemente outra substância. Esta terceira substância, que se formou na reacção das outras duas, tem características próprias. Por exemplo, se se «juntar» dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, obtém-se a água (H2O). O hidrogénio e o oxigénio são gasosos, mas a água é líquida. Surge, assim, uma terceira substância diferente das outras duas.

(Fonte: Diciopédia 2009, Porto Editora)

No que diz respeito à definição da palavra compound, o Oxford English Dictionary diz-nos o seguinte: «chemical compound, a substance composed chemically of two or more elements in definite proportions (as opposed to a mixture)» (=«composto químico, substância composta quimicamente por dois ou mais elementos em proporções precisas (por oposição a mistura)»). Ora, esta definição parece-me compatível com a de composto veiculada pela generalidade dos dicionários de língua portuguesa consultados.

Qual e a diferença entre uma substância simples e uma substância composta Brainly?

Resposta. Substâncias simples são formadas por um único tipo de elemento químico. Ex: H2, O2 , Cl2.... Substâncias compostas são formadas por mais de um tipo de elemento químico; Ex:NaCl, Ca2SO4....

O que e uma substância composta?

As substâncias compostas são formadas por mais de um tipo de átomo, o que é razão da existência de uma variedade de compostos, apesar do número reduzido de elementos. O aço é um exemplo de substância composta. Conhecemos nos dias atuais milhares de substâncias diferentes, que são compostas por elementos químicos.

O que e uma substância simples?

a) Substâncias simples São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico. Os átomos dos elementos podem aparecer na forma isolada, sendo substâncias monoatômicas, ou formar moléculas diatômicas e triatômicas.

Quais são as substâncias simples?

Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.