Qual e a finalidade de regionalizar o território brasileiro?

Frequentemente, ouvimos falar de uma “região” ou outra do espaço. Mas o que isso significa? Por que será que as pessoas dividem o espaço em regiões? Afinal, o que é regionalizar?

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa. Para isso, vou escolher o critério da minha regionalização, que será: os locais onde eu posso brincar. Dessa forma, a região que envolve os locais onde eu posso brincar abrange o meu quarto, a sala, a varanda e o quintal. Já a outra região, a dos lugares que eu não posso brincar, envolve o banheiro, o quarto dos meus pais e a cozinha. Temos, portanto, diferentes regiões de um mesmo espaço, que é a minha casa.

Semelhantemente, acontece com o Brasil, por exemplo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escolheu a posição geográfica e as divisas políticas entre os estados para criar as cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O mapa a seguir é uma divisão regional da Terra com base na divisão dos países desenvolvidos e emergentes ou subdesenvolvidos.

Qual e a finalidade de regionalizar o território brasileiro?

A regionalização do mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Os países em azul, no mapa, formam a região dos países desenvolvidos, que apresentam os maiores índices de desenvolvimento humano, econômico e social. Já os países em vermelho são aqueles considerados emergentes ou subdesenvolvidos, com as piores condições de vida entre suas populações. Essa divisão representa uma das muitas formas possíveis de regionalizar o mundo.

Se pensarmos bem, as regiões não existem de fato no espaço. Elas são apenas criações realizadas para organizarmos e estudarmos as características que marcam as sociedades e os lugares onde elas vivem. Regionalizar é, portanto, organizar o mundo e os diferentes locais em que vivemos.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Qual e a finalidade de regionalizar o território brasileiro?

Qual a finalidade de regionalização do espaço Mundial?

A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial.

O que é a regionalização do espaço Mundial?

Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. ... Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns.

Como a globalização reorganizou o espaço mundial?

Esse processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.

Qual é a função da regionalização?

Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região diferencia-se das outras por apresentar particularidades próprias.

Como a revolução industrial transformou o espaço geográfico mundial de exemplos?

(UFC) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. ... Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.

Qual a importância de regionalizar o território de um país?

Ao regionalizar um território, o dividimos de acordo com diversos aspectos culturais e geográficos. Portanto, a regionalização é importante para a melhor identificação de diferentes ambientes em um mesmo território.

Como se deu a construção do espaço Mundial?

  • Para a Geografia, entender como se deu a construção do espaço mundial atual é muito importante, pois facilita a compreensão das ações que afetam diretamente o espaço geográfico. Particularmente no Brasil, o que vivemos hoje é resultado de um período de colonização e exploração de recursos naturais.

Qual a origem do espaço geográfico mundial?

  • Veja o Espaço Geográfico Mundial e a divisão entre países ou regiões desenvolvidos x regiões ou países subdesenvolvidos. Entenda as origens das diferenças desde a Revolução Industrial Revisão Enem e Vestibular sobre a Organização do Espaço Geográfico Mundial.

Quais os espaços geográficos do mundo?

  • Espaço Geográfico Mundial. Ao longo do tempo, os continentes do mundo foram sofrendo grandes modificações. Os espaços geográficos foram se transformando paulatinamente, inclusive a nível de fronteiras. Inicialmente as sociedades viviam isoladas, mas a expansão marítima e comercial propiciou a relação entre as sociedades.

Quais são os critérios de classificação do espaço Mundial?

  • Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais. Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial:

Qual a importância de regionalizar um território brasileiro?

A regionalização é importante, pois ela facilita os estudos, análises, intervenções dos poderes públicos e ações governamentais em um determinado espaço, que foi delimitado por alguns critérios, como: renda, aspectos sociais, características regionais e naturais, formação social, economia, setor econômico, dentre ...

O que significa regionalização e qual a sua finalidade?

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.