Quais danos podem causar ao meio ambiente quando descartamos medicamentos de forma incorreta e qual a maneira correta de fazer esse descarte?

Consciência

/

Uso e descarte incorreto de remédios pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente; projeto da UFCSPA orienta sobre o assunto

Medicamentos vencidos podem ser entregues em farmácias de Porto Alegre, que se responsabilizam pela destinação correta

O Estado de São Paulo ainda não conta com um programa eficiente para solucionar esse problema

 26/11/2019 - Publicado há 3 anos

Por

Quais danos podem causar ao meio ambiente quando descartamos medicamentos de forma incorreta e qual a maneira correta de fazer esse descarte?

Anualmente, quase 30 mil toneladas de medicamentos são jogados fora pelos consumidores por estarem vencidos, não serem mais utilizados, porque o tratamento acabou ou não deu certo. O fato é que grande parte desses remédios acaba sendo descartada da maneira errada. Muitas pessoas simplesmente os jogam na descarga ou na lata do lixo. Isso traz um risco imenso para quem faz a coleta, catadores que vasculham os lixões. Além disso, o meio ambiente também é afetado, uma vez que essas medicações vão se diluir e serem absorvidas pelo solo, contaminando o lençol freático.

Para evitar que isso ocorra, o ideal é descartar esse material em Unidades Básicas de Saúde ou em farmácias que tenham postos de coleta. Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, cita que o material coletado corretamente é incinerado. Um cuidado maior é necessário quando os medicamentos são controlados por serem drogas psicoativas. “No processo de fazer essa entrega nas Unidades Básicas de Saúde ou nos postos de recolhimento, existe toda uma conduta específica para o tipo de medicamento que está sendo devolvido para a coleta. Então, o profissional da saúde vai fazer essa seleção e vai agrupar esses medicamentos em categorias diferenciadas para o manejo, para a incineração.”

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.


Quais danos podem causar ao meio ambiente quando descartamos medicamentos de forma incorreta e qual a maneira correta de fazer esse descarte?

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


QUAIS OS RISCOS DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS? COMO EVITAR?

equipe eCycle

O que acontece quando medicamentos s�o jogados no lixo ou vaso sanit�rio e o que fazer para minimizar os impactos ambientais do consumo deles

Medicamentos

O Brasil � o s�timo pa�s que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legisla��o referente ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. A log�stica reversa da Pol�tica Nacional de Res�duos S�lidos (PNRS) abrange certos materiais que s�o prejudiciais � sa�de humana e ao meio ambiente - mesmo tendo esse tipo de caracter�stica, os medicamentos ainda n�o entraram nessa lista. Entretanto, existe uma norma para regulamentar os procedimentos de log�stica reversa de medicamentos de uso humano vencidos e/ou em desuso. Trata-se da ABNT NBR 16457:2016.

O descarte de medicamentos � um problema que ocorre no mundo todo e � relativamente novo, e apresenta riscos a �gua, solo, animais e tamb�m � sa�de p�blica. Nos Estados Unidos, a popula��o recebe orienta��es para descartar alguns medicamentos na privada ou no lixo, pois eles d�o prioridade a reduzir o risco de uso n�o intencional ou overdose.

Mas o risco ambiental emergente est� presente nesse tipo de atitude, devido ao �micropoluentes�. Assim, os consumidores contribuem com uma quantidade pequena, mas que quando acumulados causam grandes consequ�ncias. E o pior � que grande parte das pessoas n�o sabe o mal que est� fazendo ao descartar medicamentos no lixo comum ou no vaso sanit�rio. Cerca de 20% de todos os medicamentos que utilizamos s�o descartados de forma irregular.

A contamina��o ambiental ocorre pelo descarte inadequado e tamb�m pela parcela excretada na urina e fezes de produtos que tomamos. O uso de medicamentos veterin�rios tamb�m contribui; a cria��o de gado, peixes e animais dom�sticos utilizam antimicrobianos, antiprotozo�rios, horm�nios, entre outros, e entram no meio ambiente da mesma forma, por descarte inadequado e excre��es. Esses medicamentos v�o parar em aterros, lix�es, esta��es de tratamento de �gua/esgoto, corpos d��gua ou solo.

Os f�rmacos que ingerimos s�o metabolizados e eliminados pelo nosso corpo indo parar nas redes de esgoto junto com aqueles que descartamos em pias e vasos sanit�rios. Ele percorre todo o caminho at� uma esta��o de tratamento de esgoto onde tamb�m sofre metaboliza��o, mas muitos n�o s�o totalmente degradados e se tornam imprevis�veis. As esta��es de tratamento n�o foram projetadas para eliminar f�rmacos - eles s�o apenas atenuados. Existem t�cnicas de remo��o de f�rmacos como ultrafiltra��o, ozoniza��o, oxida��o avan�ada, mas os elevados custos n�o viabilizam sua implanta��o para o tratamento em larga escala de esgoto.

Existe tamb�m a parcela de medicamentos descartados de forma inadequada no lixo comum, geralmente sobras de medicamentos vencidos. Como eles n�o s�o metabolizados, podem chegar em sua forma original aos aterros que, caso n�o possuam impermeabiliza��o adequada, podem percolar (atravessar alguns meios) e contaminar o solo e o len�ol fre�tico em concentra��es at� maiores que via esgoto.

Riscos

Os problemas causados pela presen�a dos compostos de medicamentos no ambiente ainda n�o s�o muito bem conhecidos. Sabe-se que os medicamentos dilu�dos em �gua podem interferir no metabolismo e no comportamento de organismos aqu�ticos (saiba mais aqui); h� f�rmacos que s�o persistentes e se acumulam no meio ambiente; al�m dos riscos de doen�as na popula��o e animais que podem encontrar medicamentos descartados no lixo e utiliz�-los. Os antibi�ticos tamb�m s�o preocupantes, pois quando expostos ao meio ambiente, tornam as bact�rias resistentes ao antibi�tico em quest�o.

Outro problema se d� no �mbito da sa�de p�blica. O armazenamento de medicamentos em casa aumenta o risco de intoxica��o pelo uso indevido - cerca de 28% dos casos de intoxica��es no Brasil s�o por medicamentos. As pessoas que manejam esses res�duos sem prote��o, como catadores nos lix�es, tamb�m s�o suscet�veis a eventos adversos e intoxica��es caso achem o medicamento e o consumam.

Esse tipo de situa��o, que poderia ser controlado, deve-se em grande parte ao fato de a sociedade n�o ter informa��es quanto � forma correta de descarte dos medicamentos e seus riscos. A maioria dos medicamentos descartados vem das sobras de rem�dios da nossa �farm�cia caseira� - um h�bito comum do brasileiro. Ent�o o que podemos fazer para contribuir na diminui��o do risco ambiental pelo descarte de medicamentos?

Formas de evitar contamina��o ambiental de medicamentos

Uso racional de medicamentos:

Refere-se �� necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado per�odo de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade�. Use medicamento de forma racional, sem exageros, sem automedica��o e n�o interrompa o tratamento por conta pr�pria. Tamb�m exija do seu m�dico uma prescri��o completa e coerente, sem desperd�cios.

Evite desperd�cios:

Ao comprar medicamentos sem crit�rios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa � mais prov�vel que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado. Existe hoje a PL 33/2012 em tramita��o no senado desde de 2012 sobre a obrigatoriedade de se vender medicamentos fracionados. Assim, o consumidor compraria apenas o necess�rio para seu tratamento, evitando desperd�cios.

Espalhe informa��o:

Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informa��o, n�o por falta de op��o. Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta espalhados pela cidade para o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos ou postos de doa��o.

Descarte corretamente:

Se seu medicamento venceu e voc� s� percebeu agora, n�o jogue no vaso sanit�rio ou no lixo! Agora que voc� sabe dos riscos que isso pode causar, leve os medicamentos at� um ponto de coleta para o descarte ambientalmente adequado. Ache o ponto de entrega mais perto de voc� na nossa se��o de postos de reciclagem.

E depois?

Ok, voc� descartou corretamente seus medicamentos vencidos em um ponto de coleta, e depois, o que acontece com eles? Os objetos como seringas e agulhas s�o primeiramente descontaminados em uma usina de tratamento, depois destinados a aterros sanit�rios como res�duos s�lidos. Os medicamentos vencidos s�o tratados por processos t�rmicos, geralmente queimados em usinas de incinera��o diminuindo o volume dos res�duos e sua periculosidade.

� importante lembrar que a incinera��o tamb�m apresenta riscos para o meio ambiente e para a sa�de, j� que os gases emitidos pela queima e as cinzas produzidas podem conter subst�ncias t�xicas. Isso exige um extremo controle e equipamentos modernos com alta efici�ncia de filtra��o e lavagem de gases para diminuir os riscos. Por enquanto, � a melhor op��o para destina��o final dos res�duos de servi�o de sa�de (RSS) - m�todo tamb�m usado amplamente no exterior.

Viu como � importante o descarte correto de medicamentos? Descubra o posto de coleta mais pr�ximo de voc� na se��o �postos de reciclagem�. � s� colocar seu endere�o abaixo:

Busca apoiada por:

Roche

Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/50-liquidos-produtos-quimicos/149-quais-os-riscos-do-descarte-incorreto-de-medicamentos-como-evitarremedios-vencido-como-descartar-o-que-fazer-consumo-consciente-lixo-fabricantes-legislacao-micropoluentes-excrecoes-logistica-pnrs-agua-solo-saude-publica-estacao-tratamento-esgoto.html

Quais danos podemos causar ao meio ambiente quando descartarmos medicamentos de forma incorreta e qual a maneira correta de fazer esse descarte?

O descarte inadequado de medicamentos pode causar diversos impactos ambientais, como a contaminação do solo e das fontes de abastecimento de água, e assim causar danos à saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Quais danos Os medicamentos podem causar ao meio ambiente?

Segundo os dados levantados em 2010 pela companhia Brasil Health Service (BHS), as estatísticas mostram que 1kg de medicamento descartado via esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Uma vez liberados no lixo comum, esses resíduos medicamentosos seguem para o aterro comprometendo a qualidade do solo.

Quais são os prejuízos do descarte incorreto de medicamentos?

O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.

Como o descarte incorreto de medicamentos afeta os seres humanos e outros animais?

O descarte incorreto de medicamentos traz como consequências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais.