Quais eram as duas formas de trabalho forçado dos indígenas na América Espanhola?

(FATEC/2010-2) Considere o texto a seguir:
Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança.
(LAS CASAS. Frei Bartolomé de. O Paraíso Destruído. A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.)

Frei Bartolomé de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto é correto afirmar que na América espanhola,

A) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam.
B) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pecadores contumazes.
C) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes violentas.
D) aplicou-se o sistema de mita, em que um grupo de ameríndios era entregue aos colonos espanhóis para construir moradias e igrejas, esses indígenas, apesar de serem violentos, aos olhos de Las Casas, davam bons trabalhadores.
E) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forçado dos indígenas, em troca de, em princípio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.

RESOLUÇÃO:
Na América Espanhola, ocorreram duas formas de trabalho compulsório: a mita (os índios eram escalados, por sorteio, para uma temporada de trabalho) e a encomienda (neste caso, comunidades indígenas inteiras ficavam sobre a proteção religiosa de um “encomendero” que, em troca, utilizava os indígenas como mão de obra permanente).
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre Independência da América Espanhola, da UFPR 2018

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:

  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.

Quais eram as duas formas de trabalho forçado dos indígenas na América Espanhola?
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX

Quando discutimos os tipos de relações de trabalho instituídos no ambiente colonial, costumamos definir que a adoção da mão-de-obra escrava africana foi predominantemente utilizada pelos portugueses. Em contrapartida, os espanhóis preferiram implementar modalidades de trabalho compulsório recompensado por algum tipo de pagamento às populações indígenas envolvidas nesse tipo de prática.

Caso fosse proposta uma comparação, como os alunos poderiam analisar as diferenças que marcaram o uso da força de trabalho nas Américas portuguesa e espanhola? Partindo desse tipo de indagação, o professor pode iniciar um rico debate onde os alunos poderão dar sua opinião sobre o assunto. Para que seja possível tal análise, recomendamos que o docente elabore um quadro-resumo com as características de cada um dos contextos escolhidos.

Passada essa etapa em que as informações são recolhidas coletivamente, podemos lançar perguntas que instiguem o olhar em contraponto sobre cada uma dessas experiências coloniais. Se porventura os alunos não manifestarem espontaneamente algum tipo de comparação possível, cabe ao mediador da aula lançar algumas perguntas que possam assegurar a condução da atividade e o alcance dos objetivos traçados para esse tipo de exercício.

Recomendamos que o professor pergunte à classe se houve um modelo de colonização onde a exploração da força de trabalho tenha sido mais intensa. Esperando a resposta dos alunos, podemos projetar que a maioria chegue à conclusão de que o modelo lusitano era mais opressivo, tendo em vista a adoção do trabalho escravo e as péssimas condições de vida dos escravizados. Dessa forma, essa ala da turma passaria a justificar os sistemas de encomienda e repartimiento como mais “justos” ou “brandos”.

Após conduzir a análise para esse âmbito, o professor pode colocar em pauta uma citação do Frei Bartolomé de Las Casas sobre a relação entre os índios e os colonizadores espanhóis. Para tanto, recomendamos a reprodução e leitura do seguinte depoimento feito pelo clérigo espanhol:

“E ainda hoje em dia, outra coisa não fazem (os espanhóis) ali se não despedaçar, matar, afligir, atormentar e destruir este povo... A ilha de São João e de Jamaica, ambas muito grandes e muito férteis estão desoladas ... quanto à grande terra firme, estamos certos de que nossos espanhóis, por suas crueldades e execráveis ações, despovoaram e desolaram mais de dez reinos, maiores que toda a Espanha.” (LAS CASAS, Bartolomé. O Paraíso Destruído. Porto Alegre: L & PM, 1985.)

Por meio da leitura desse depoimento, podemos estabelecer outra compreensão que vai além dos dados fornecidos pela informação do quadro comparativo. Sendo Las Casas um partícipe direto do processo de colonização da América, pode muito bem observar as desigualdades e abusos que marcaram a conquista do Novo Mundo. Dessa forma, a impressão inicial dos alunos passa a ir de encontro com as impressões da personagem histórica inserida nesse exercício.

Não basta aqui sugerir que Bartolomé não pode ser questionado pelo simples fato de ter vivenciado aquela época. Contudo, apoiado em outros documentos que também questionam essa mesma temática, é possível mostrar à classe que as relações de trabalho adotadas pelos espanhóis não pode ser minimizada no momento em que não adotaram a mão-de-obra escrava. Para reforçar tal perspectiva, é valido lembrar que a escravidão foi utilizada no ambiente espanhol quando a escassez de indígenas era alarmante.

Dessa forma, o professor de História tem condições de salientar que a presença minoritária do trabalho escravo não abrandou a dizimação e toda a miséria que atingiram as populações nativas do espaço colonial espanhol. Tomando outras feições, os índios da América Hispânica foram semelhantemente massacrados pelo interesse mercantil de seus colonizadores.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais foram as duas principais formas de trabalho forçado na América Espanhola?

Mita e Encomienda - Brasil Escola.

Quais as duas formas de trabalho forçado dos indígenas na América Espanhola Cite e explique?

A exploração do trabalho indígena constituiu-se na base para a exploração da América espanhola, e utilizou duas formas diferentes: a “encomienda” e a “mita”.

Qual dessas era uma forma de trabalho forçado na América colonial espanhola?

A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica. A conquista do espaço americano ofereceu aos espanhóis a possibilidade de rápido enriquecimento através do grande volume de metais preciosos existentes na região.

Quais as duas principais formas de trabalho forçado na América explique apenas uma delas?

Na América Espanhola, ocorreram duas formas de trabalho compulsório: a mita (os índios eram escalados, por sorteio, para uma temporada de trabalho) e a encomienda (neste caso, comunidades indígenas inteiras ficavam sobre a proteção religiosa de um “encomendero” que, em troca, utilizava os indígenas como mão de obra ...