Quais os fatores internos e externos que podem influenciam o comportamento dos colaboradores?

Fatores internos são todos os fatores que fazem parte da estrutura interna de uma empresa e que podem afetar o resultado de um projeto.

Certamente, são fatores muito importantes que influenciam de forma decisiva o alcance dos objetivos propostos. Eles são internos porque são uma parte inerente da configuração de uma organização. Entre eles estão a cultura organizacional, recursos, canais de comunicação e infraestrutura da empresa.

Da mesma forma, todos esses fatores podem influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento e execução do gerenciamento de projetos. Esses fatores ajudam ou prejudicam a organização, a gestão e o controle dos projetos, uma vez que podem dar às organizações pontos fortes se afetarem positivamente, ou pontos fracos se afetarem negativamente.

Quais os fatores internos e externos que podem influenciam o comportamento dos colaboradores?

Classificação dos fatores internos de uma empresa

Os fatores internos podem ser classificados em três categorias:

Da organização

Toda organização que realiza um projeto possui alguns fatores que são específicos de sua estrutura de negócios, entre eles:

1. Tipo de estrutura organizacional

Em primeiro lugar, cada organização tem uma missão, uma visão e um conjunto de valores que são partilhados por todos os seus membros, fazendo com que todos dirijam as suas acções para os mesmos fins.

Sem dúvida, o tipo de estrutura define o comportamento dos colaboradores, as expectativas e a forma de atuação dos gestores. Essa pode ser a diferença entre a maneira como uma empresa opera e outra.

2. Estrutura e governança da organização

Em segundo lugar, cada organização emprega diferentes mecanismos para avaliar e motivar seus membros, como definição de metas e objetivos, sistema de recompensa e sistema de recompensa. Todos esses procedimentos são utilizados para manter os colaboradores motivados no alcance das metas e resultados estabelecidos.

3. Localização e distribuição geográfica

Terceiro, a localização e distribuição geográfica da organização são importantes para a disponibilidade de infraestrutura, instalações, recursos e materiais necessários. Nesse sentido, podemos encontrar grandes organizações que estão distribuídas em diferentes áreas geográficas.

Assim, situações como a distância entre as instalações e o intervalo de tempo entre as equipes de trabalho podem afetar o alcance dos resultados. Nestes casos, é imprescindível estabelecer estratégias adequadas para que o projeto se desenvolva de forma eficiente.

4. Padrões da indústria

Quarto, os padrões exigidos pelo governo dentro do setor em que a organização compete também são considerados. Esses padrões limitam e enquadram as ações das empresas. O governo define as regras e regulamentos sobre várias questões. Eles podem ser questões relacionadas ao controle de segurança, gerenciamento de riscos, gerenciamento de qualidade, gerenciamento de informações; entre alguns dos mais importantes.

5. Regras e procedimentos internos

Por fim, cada empresa possui um conjunto de normas, métodos e procedimentos internos que definem a forma de executar as tarefas e trabalhar dentro de sua estrutura. Essas regras e procedimentos passam a ser norteadores de todas as ações desenvolvidas.

Por isso, detalham especificamente como devem ser realizados e como devem ser cumpridos. Pode ser o caso de organizações que são certificadas com as normas ISO e, portanto, realizam suas tarefas.

Quais os fatores internos e externos que podem influenciam o comportamento dos colaboradores?

De recursos humanos

Por outro lado, recursos humanos são todos os colaboradores de uma empresa que possuem valores, competências e uma cultura diferenciada. Essas diferenças devem ser capazes de se relacionar para formar equipes de trabalho que funcionem de forma consistente. Entre esses fatores, encontramos:

1. Recursos humanos

Na verdade, todos os recursos humanos que uma organização possui possuem um conjunto de habilidades e conhecimentos. Isso pode determinar a diferença entre a forma de trabalhar de uma empresa e de outra. Portanto, o treinamento, a experiência e a localização das pessoas determinam o desenvolvimento de projetos de sucesso.

2. Gestão de pessoal

Da mesma forma, a forma como o pessoal de uma organização é administrado por meio de programas de motivação e incentivo pode levar a um melhor desempenho. Assim, quando os trabalhadores estão mais motivados, eles podem ter um melhor desempenho. É necessário manter um ambiente de trabalho adequado para manter os funcionários motivados.

3. Liderança e autoridade

Naturalmente, a liderança bem exercida é um fator-chave na direção e execução de projetos bem-sucedidos. A estrutura hierárquica da empresa e a gestão adequada das relações de autoridade também são importantes. Somente quando está bem definida (a hierarquia) é que bons resultados podem ser alcançados.

Na verdade, o tipo de liderança e a relação de autoridade determinam as condições, as políticas internas e o sistema de governança da organização. Assim, se não forem exercidos corretamente (liderança), podem se confundir e fazer um projeto falhar.

4. Tolerância ao risco

Ora, esse aspecto representa o risco máximo que uma estrutura organizacional é capaz de aceitar para alcançar resultados. A tolerância ao risco também permite que a organização assuma certos riscos ao gerenciar seus projetos.

5. Stakeholders

Os stakeholders também são fatores que afetam o resultado do projeto, uma vez que podem facilitar ou dificultar o cumprimento dos objetivos e do projeto como um todo. Nesse caso, estamos falando de investidores, clientes e fornecedores.

De sistemas tecnológicos

São fatores que dependem da tecnologia utilizada no processo de trabalho, entre eles, podemos citar:

1. Ambiente operacional

Acima de tudo, a infraestrutura do sistema tecnológico pode melhorar o ambiente operacional da organização e agilizar os processos de trabalho. Isso, visto que o envio e a autorização das tarefas são feitos mais rapidamente.

2. Canais de comunicação

A comunicação formal ou informal deve ser a mais ágil e eficaz para que o projeto seja executado de maneira adequada. O sistema tecnológico pode tornar o processo de comunicação mais eficiente.

3. Banco de dados

Por fim, é importante ter bancos de dados que contenham informações importantes para o sucesso do projeto. Informações relacionadas a custos, processos, tempos e estudos de risco.

Concluindo, pode-se afirmar que os fatores internos de uma empresa fazem parte da estrutura de cada organização. Esses fatores limitam ou favorecem o desenvolvimento e a execução de projetos.

Por isso, na gestão de projetos, é conveniente levá-los em consideração, pois é difícil controlá-los. Os gerentes de projetos devem aprender a conviver com eles e transformá-los em elementos facilitadores no lançamento da execução dos projetos.

Quais são os fatores internos e externos que influenciam no comportamento das pessoas dentro da organização?

Os fatores internos são: capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente, atitudes, emoções e valores. Os fatores externos são: ambiente, características organizacionais, sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas organizacionais; integração e aceitação na equipe.

Quais os fatores internos e externos no trabalho influenciam no ambiente de trabalho?

A insatisfação no trabalho pode estar ligada a vários fatores, sejam eles externos ou internos. Os fatores internos estão ligados ao ambiente de trabalho, a equipe, ao chefe, as condições físicas do local de trabalho, ao salário, a possibilidade de crescimento profissional.

Quais os fatores internos e externos?

A matriz SWOT é um diagrama que nos ajuda a representar graficamente os fatores a serem monitorados pela empresa, nela estão contidos os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades).

São fatores externos que influenciam o comportamento humano?

FATORES EXTERNOS Personalidade; Aprendizagem; • Motivação; • Percepção; • Valores. Ambiente Organizacional; • Regulamentos; • Cultura; • Métodos e Processos; • Recompensas e Punições.