Quais eram os principais produtos comercializados ao longo da Rota da Seda?

A Rota da Seda era um conjunto de redes comerciais que comunicavam a Ásia e a Europa. Embora essa denominação não tenha aparecido até o século 19, essas rotas começaram no século 1 aC. C. Sua turnê começou na China e atravessou todo o continente asiático até chegar à Europa.

O nome desta rota vem do produto de maior prestígio com o qual foi comercializado: seda. Eles também foram transportados para a venda de diferentes pedras preciosas e minerais, tecidos e outros produtos muito apreciados no continente europeu. Além disso, a Rota da Seda era uma maneira pela qual as culturas se comunicavam e as idéias se expandiam.

Quais eram os principais produtos comercializados ao longo da Rota da Seda?

Rota da Seda no século I aC – Fonte: Rota da Seda no século I dC – ru.svg sob a licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

A Rota da Seda começou a declinar quando várias de suas seções começaram a ser perigosas demais e as potências européias começaram a procurar alternativas. Portugal conseguiu chegar ao Oceano Índico de barco, enquanto a Espanha, na tentativa de fazer o mesmo, chegou às costas americanas.

Atualmente, o governo chinês iniciou um projeto ambicioso que visa ressuscitar essa rota comercial: a Nova Rota da Seda. Para esse fim, um plano de construção de infraestrutura foi desenvolvido em toda a Ásia e Europa.

Foi Ferdinand Freiherr von Richthofen (1833-1905), um geógrafo da Polônia, que inventou a designação da Rota da Seda para o conjunto de rotas comerciais estabelecidas no século I aC Ele fez isso em seu livro Velhas e Novas Abordagens à Rota de seda , publicado em 1877.

Esse nome vem do produto de maior prestígio que foi transportado ao longo da rota: seda. Seu método de produção era desconhecido além da China e a demanda na Europa, especialmente entre os romanos, era muito alta.

Antecedentes

Segundo muitos historiadores, as várias cidades da região já usavam a parte chinesa da rota durante o Paleolítico. Dessa maneira, há cerca de 7.000 anos, foi estabelecida a chamada Rota do Jade.

A primeira expansão das rotas comerciais originais ocorreu com a chegada das tropas de Alexandre, o Grande, na Ásia Central, em 329 a. C. O conquistador macedônio levantou Alexandria Escate no vale de Fergana, um lugar que teria um papel importante no desenvolvimento da Rota da Seda.

A influência grega nessa área da Ásia permaneceu durando cerca de três séculos. Além disso, eles estavam conquistando alguns territórios localizados mais a leste, até chegar a Sogdiana. Algumas descobertas sugerem que eles poderiam chegar ao Turquestão, que teria sido o primeiro a fazer contato com a China.

Dinastia Han

Assediado pelas tribos que viviam ao norte de seu império, o imperador Wu, membro da dinastia Han, decidiu procurar aliados no oeste. O líder tinha notícias sobre a existência de alguns reinos importantes naquela área e esperava obter apoio para derrotar seus inimigos, assustadoramente graças ao manejo de seus cavalos.

O imperador enviou um de seus generais, Zhan Quian, para entrar em contato com esses reinos ocidentais. Os militares falharam em assinar qualquer tipo de aliança, mas ele trouxe informações importantes para a Corte. Assim, ele disse que no vale de Ferghana havia encontrado cavalos impressionantes com os quais eles poderiam derrotar seus rivais.

Wu enviou um exército para conquistar as terras que separavam seu país do vale de Ferghana. Com essa pressão militar, eles conseguiram obter acesso aos cavalos que queriam e, além disso, começaram a negociar com os reinos da região.

Em 110 a. C, Wu enviou alguns representantes para conversar com Mitrídates II, rei dos nascimentos (no atual Irã). Dessas negociações, surgiu a rota central da Rota da Seda subsequente.

Marco Licinio Craso

Outros cinquenta anos tiveram que passar antes do próximo passo na criação da Rota da Seda.

O exército romano Marco Licinio Craso fez uma descoberta quando foi a Partia para tentar conquistá-la: seda. Em alguns anos, esse tecido se tornou um dos mais cobiçados pelas famílias ricas de Roma.

Floro, historiador romano, escreveu que durante o governo de César Augusto, entre 27 a. C e 14 d. Os embaixadores dos seres chegaram a Roma, uma cidade conhecida por sua produção de seda.

Abertura da Rota da Seda

Os esforços dos Han para abrir o comércio com a Ásia Central, juntamente com o interesse romano pelos produtos asiáticos e o surgimento de outros povos que procuravam negociar com o Ocidente causaram isso, no século I aC. C a Rota da Seda será criada.

Império Romano

Quais eram os principais produtos comercializados ao longo da Rota da Seda?

As rotas que já estavam abertas foram estendidas quando Roma conquistou o Egito em 30 aC. C. A partir desse momento, estabeleceram-se comunicações regulares ligando as mais importantes cidades comerciais da China, Índia, Oriente Médio, Europa e África.

Embora o conflito entre nascimentos e o Império Romano tenha impedido o comércio, durante os séculos seguintes ele não parou. Os poderes mais importantes da época tomaram medidas para proteger os comerciantes que viajavam pela rota.

No entanto, nem todos em Roma concordaram com o comércio que estava se desenvolvendo. O Senado tentou proibir o uso de seda, já que sua compra pelos romanos estava fazendo com que uma grande quantidade de ouro passasse dos habitantes do Império para as mãos chinesas.

Apesar dessas tentativas, o comércio de Roma com a Ásia só parou com a queda do Império no Ocidente, no século V.

Por outro lado, os bizantinos coletavam em suas crônicas como dois frades descobriram o método de produção de seda. Embora fosse necessário enviar ladrões para obter ovos dos vermes, esse tecido poderia começar a ser produzido no Mediterrâneo.

Idade Média

A Rota da Seda manteve sua relevância durante a Idade Média. Além de seda, minerais e pedras preciosas, também foram transportadas peles e especiarias.

Normalmente, os comerciantes completam apenas uma parte da rota. Cada fornecedor carregava seus produtos durante uma seção da rota e os passava para outro comerciante em uma das principais cidades que marcavam as estradas.

Apesar de sua importância e de ser amplamente utilizada, a Rota da Seda ainda era perigosa. Na Idade Média, houve ataques frequentes de bandidos que queriam roubar os bens.

Uma das conseqüências dessa rota foi o aumento do contato cultural e informativo entre os diferentes povos. O Islã e o Budismo, por exemplo, o usaram para expandir seus ensinamentos.

Por outro lado, os mongóis aproveitaram as infra-estruturas criadas para aumentar seu território para formar o Império Mongol.

O Império Mongol

Foi precisamente a força do Império Mongol que permitiu à Rota da Seda experimentar um notável renascimento. Seu poder trouxe maior segurança e estabilidade, algo que durou de 1207 a 1360.

A presença dos mongóis também acabou com o controle que o califado islâmico havia adquirido sobre o comércio. Em suma, as atividades comerciais e de transporte aumentaram significativamente.

Os mongóis viram que o comércio representava grandes lucros para eles. Muitos dos produtos transportados ao longo da Rota da Seda não eram muito valiosos para eles, mas os ocidentais estavam muito interessados.

Durante esse período, houve também viagens de diplomatas e comerciantes em ambas as direções. Em 1287, um enviado Khan da Mongólia percorreu várias capitais europeias e, ao mesmo tempo, Marco Polo chegou à China.

Até uma aliança entre franceses e mongóis estava prestes a se reunir, o que representaria a união de forças na Terra Santa contra os muçulmanos. No entanto, os mongóis acabaram se voltando para o próprio Islã.

Recusar

O fim da Rota da Seda como importante rota de comunicação comercial coincidiu com a desintegração do Império Mongol. Em primeiro lugar, pelo desaparecimento de uma forte unidade política que controlava as estradas e, em segundo lugar, porque a Rota estava dividida entre vários poderes diferentes.

Um deles era o dos turcos, que estavam ganhando terreno na atual Turquia. Outro, o Império Bizantino, já longe de seu momento de maior esplendor. Além disso, vários estados menores também apareceram.

A partir de 1453, ano da queda de Constantinopla nas mãos dos otomanos, a Rota da Seda deixou de ser praticamente usada. As relações dos turcos com os europeus eram muito ruins e eles enfrentaram guerra em várias ocasiões. Uma das medidas tomadas pelos sultões foi impedir o comércio.

Novas rotas

Guerras, insegurança para os comerciantes e os obstáculos dos otomanos fizeram com que as potências comerciais da Europa começassem a procurar novas rotas para chegar à Ásia. Quase todos optaram por rotas marítimas, destacando as expedições promovidas pela Coroa Portuguesa.

O primeiro navio mercante que chegou à China foi Português, em 1513. Posteriormente, começaram a estabelecer relações diplomáticas e mercantis. Nas negociações entre os dois países, foi acordado que Macau passaria às mãos dos portugueses. Essa cidade se tornou o primeiro porto comercial de um país europeu em toda a área.

Enquanto isso, os espanhóis tentavam encontrar outra rota que os levasse ao Oceano Índico. O plano era fazê-lo através do Atlântico, acreditando que a Ásia poderia ser alcançada mais facilmente do que na fronteira com a África. O resultado foi a descoberta da América em 1492.

Viagem

A Rota da Seda era, de fato, um conjunto de rotas diferentes que ligavam o continente asiático a Constantinopla e, a partir daí, ao resto da Europa.

Da China, havia cerca de 4000 quilômetros para chegar à parte oriental da Europa. A rota teve que atravessar o sul da Ásia e o Oriente Médio.

O impulso econômico que essa rota comercial implicava deu origem ao nascimento ou crescimento de várias cidades. Entre os mais proeminentes podem ser nomeados Samarkanda, Bukhara, Teerã ou Ancara.

Ponto de partida

Embora as estradas estivessem entrelaçadas, os lugares mais conhecidos de onde as caravanas partiram foram Xining, Xi’an e Lanzhou. Mesmo na China atual, os comerciantes tinham que atravessar o desfiladeiro de Gansu e penetrar no deserto de Taklamakan.

Itinerários

Os principais itinerários eram dois: o norte e o sul. Tudo dependia de quais cidades eles queriam atravessar.

Ambos os itinerários se reúnem para passar pela Índia e Pérsia. Para fazer isso, os comerciantes tiveram que atravessar as cúpulas da Ásia Central, como o Karakorum. Mais tarde, eles passaram pelo atual Uzbequistão, uma área onde cidades como Samarkanda ou Bukhara estavam localizadas.

Chegada

Assim como os locais de partida, as caravanas também podem escolher entre vários pontos de chegada.

No sul, costumava passar por Antioquia antes de chegar a Constantinopla, ambos na Turquia. A partir daí, alguns comerciantes optaram por continuar a caminho de Alexandria, no Egito.

Por outro lado, também se podia ir a Kazan, na Rússia, para mercadorias que não tinham o Mediterrâneo como destino final.

Importância para o tempo

A Rota da Seda conectou a Ásia à Europa e à África, que foi de grande importância comercial e cultural.

Não apenas comerciantes, mas também religiosos de todas as confissões, tropas e diplomatas passaram pelas estradas que a compunham. Além disso, às vezes, aventureiros que mais tarde relataram suas descobertas. Alguns historiadores consideram que foi a primeira globalização.

Rota comercial

A Rota da Seda era, afinal, uma rota comercial. A importância disso é que ele expandiu as possibilidades de realizar atividades comerciais para lugares distantes um do outro.

Na maioria das vezes, os europeus exigiam alguns produtos asiáticos, como a própria seda ou especiarias, embora também fosse o contrário.

Dependendo do tempo, houve países que se beneficiaram especialmente da existência dessas rotas. Durante algum tempo, foram os mongóis que controlaram grande parte das estradas. Mais tarde, no final da Idade Média, foi a Itália que obteve os maiores benefícios.

Por outro lado, o comércio desenvolvido graças à Rota da Seda fortaleceu os países muçulmanos. Para muitos deles, tornou-se a base de sua economia.

No entanto, com o tempo, a Rota da Seda teve um impacto negativo em alguns países europeus. Como em Roma, os gastos com produtos provenientes da Ásia começaram a ser muito altos.

Essa foi uma das razões, além da chegada dos otomanos, pelas quais foram buscadas novas rotas que permitiam reduzir o comércio e eliminar os intermediários.

Produtos de grande valor

O Silk, um produto que deu nome à rota, foi a estrela comercial por um longo tempo. No entanto, quando os europeus descobriram como obtê-lo, sua importância começou a diminuir.

Outras mercadorias assumiram o controle. Entre eles, pedras preciosas ou semipreciosas, algumas plantas raras, tecidos ou até animais exóticos. Finalmente, também foram transportadas especiarias, que ganhariam grande relevância comercial nos séculos seguintes.

Por sua vez, os países ocidentais costumavam enviar ouro, prata e têxteis. Na maioria das vezes, esses produtos eram trocados por outros nas cidades localizadas na rota.

Mistura de culturas e idéias

Além do puramente comercial, a Rota da Seda foi de grande importância como elemento facilitador do contato entre diferentes culturas. Durante as viagens, os componentes da caravana entraram em contato com os habitantes da região. A troca entre todos eles produziu alguns resultados com impacto considerável.

Algumas religiões aproveitaram o caminho para expandir. O budismo, da Índia, tornou-se forte na China. O Islã, por outro lado, também avançou em muitas áreas.

A Rota da Seda não só permitiu o intercâmbio cultural. Da mesma forma, levou muitas invenções a se tornarem populares na Europa. Da China, por exemplo, veio o jornal e uma descoberta que mudou a maneira de travar a guerra: a pólvora.

Marco Polo

Quais eram os principais produtos comercializados ao longo da Rota da Seda?

Possivelmente o viajante mais famoso que viajou pela Rota da Seda foi Marco Polo. Este veneziano não foi, contudo, o primeiro europeu a completar todo o percurso. Anteriormente, outros exploradores e comerciantes haviam feito isso, incluindo o pai do tio e do próprio Marco.

O que lhe deu fama e reconhecimento, mais do que a própria viagem, foi a publicação de um livro em que ele detalhava tudo o que havia encontrado. O título deste trabalho foi Il Milione , embora seja mais conhecido como As viagens de Marco Polo.

Comerciante veneziano

Marco Polo veio ao mundo em Veneza em 1254. Seu pai era um comerciante que havia feito parceria com seus dois irmãos para criar uma empresa. Naquela época, Veneza era um dos portos mais importantes do Mediterrâneo e tentou fortalecer sua posição em várias rotas marítimas.

Outro fator importante foi que Veneza tinha seu próprio bairro em Constantinopla, assim como os genoveses, seus concorrentes. O pai de Marco e seus tios se mudaram para aquela cidade e começaram a preparar uma viagem à Ásia.

Segundo fontes existentes, Marco Polo não conheceu seu pai até ele voltar da Ásia em 1269.

A viagem

O pai de Marco, Niccoló, e um de seus tios, Maffeo, planejavam fazer outra viagem apenas três anos depois. Nesta ocasião, eles levaram o jovem com eles. A primeira etapa os levou a Acre, de onde eles partiram para Jerusalém.

Naquela época, eles descobriram que um novo papa, Gregório X, havia sido eleito, ele estava no Acre e o Polo decidiu voltar à cidade para receber novas credenciais.

Ao chegar ao seu destino, Marco Polo ganhou a confiança de Kublai Kan, o último grande kan do Império Mongol. Tal era a cordialidade entre os dois, que o navegador veneziano foi nomeado como um de seus conselheiros.

Mais tarde, ele foi contratado para ser um emissário do kan, um trabalho que ele fez por 17 anos e que lhe permitiu viajar grande parte do enorme território chinês. Finalmente, o polo deixou o tribunal de Kan para retornar a Veneza.

Seu livro

Quando ele chegou à sua cidade natal, em 1295, Marco Polo se tornou uma celebridade. Todos os seus compatriotas queriam saber o que ele havia visto durante sua jornada.

Como boa parte de sua vida, não há dados claros sobre como ele foi parar em uma prisão em Gênova. Parece que foi lá que ele concordou com Rusticiano de Pisa, quem escreveria o livro de Marco Polo.

Nesse trabalho, Marco Polo contou tudo o que havia experimentado durante sua viagem. O resultado foi Il milione ( El Millón, em espanhol), batizado nos países de língua espanhola como As Viagens de Marco Polo ou como O Livro das Maravilhas .

Notícias

O grande crescimento econômico que a China experimentou nos últimos anos a tornou uma das potências comerciais e políticas do planeta. Dentro de sua estratégia, o governo chinês está tentando ressuscitar, com meios modernos, a antiga Rota da Seda.

Nova Rota da Seda

O objetivo do governo chinês de revitalizar a Rota da Seda é que as empresas de seu país tenham mais pontos de venda. Seu projeto visa unir a China ao resto da Ásia, Europa e África.

Para fazer isso, a China está dedicando grandes quantias de dinheiro para construir novas infra-estruturas de comunicação ao longo da rota antiga. Da mesma forma, também está alocando fundos para a construção de gasodutos e gasodutos nos países que nele estão.

A Nova Rota da Seda foi apresentada como um projeto em 2014, quando o Presidente Xi Jinping estava em uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai (SCO).

Esse órgão é formado por alguns dos países que hoje estão localizados na antiga rota: Rússia, Uzbequistão, Tajiquistão e Cazaquistão, entre outros.

Da mesma forma, nações com posto de observador também estavam na antiga zona de passagem de mercadorias: Paquistão, Índia, Mongólia, Irã e Afeganistão. Finalmente, há outros três países que participam como parceiros, incluindo a Turquia, cuja situação geográfica o torna quase essencial para o sucesso do projeto.

Infraestruturas planejadas

A gigante asiática tem entre seus planos a construção de trens de alta velocidade, além de rodovias modernas. A rota, como foi a antiga, começaria no centro da China e passaria pelo Irã, Iraque, Síria e Turquia para chegar à Europa.

Embora a União Européia, como antes os Estados Unidos, tenha apresentado alguns protestos sobre como a China está negociando bilateralmente com cada país, já existem várias nações européias que aderiram ao projeto. Entre eles, quase todo o leste do continente, além da Itália.

No extremo oeste da Europa, a China pretende construir um porto em Portugal. Alguns anos atrás, outra das infra-estruturas planejadas começou a funcionar: um trem de carga que conecta Madri (Espanha) com a China, embora tenha feito o percurso apenas algumas vezes.

Adesão da Itália

A chegada ao poder na Itália do partido da Liga do Norte significou uma mudança na política daquele país relacionada à Nova Rota da Seda. O líder desse partido e o ministro do Interior, Matteo Salvini, decidiram apoiar o projeto chinês.

Isso foi mal recebido na União Européia, pois representava o colapso da frente de negociação comum dos países mais poderosos da organização. Além disso, a União Européia já havia enfrentado os membros do leste do continente pelo mesmo motivo.

Referências

  1. China Antiga A Rota da Seda entre Roma e China: sua importância cultural. Obtido em chinaantigua.com
  2. EcuRed. Silk Road Obtido de ecured.cu
  3. Herrera, Marco. Qual é o objetivo da nova Rota da Seda? Obtido em 65ymas.com
  4. Editores da History.com. Silk Road Obtido em history.com
  5. Mark, Joshua J. Rota da Seda. Obtido em ancient.eu
  6. Os editores da Encyclopaedia Britannica. Silk Road Obtido em britannica.com
  7. UNESCO Sobre a Rota da Seda. Obtido em en.unesco.org
  8. Melhores viagens na China O significado da Rota da Seda. Obtido em topchinatravel.com

Quais produtos eram comercializados na Rota da Seda?

Além da seda, camelos carregavam diversos produtos: papel (criação chinesa), chá e cerâmicas, que iam para o oeste, enquanto o vidro, diversas especiarias, produtos metalúrgicos e ervas, eram enviados para o oriente. A Rota da Seda foi fundamental para o crescimento econômico de diversas cidades no seu entorno.

O que era comercializado na Rota da Seda?

A Rota da Seda foi uma rede de trajetos interconectados por onde era comercializada a seda que saia do Oriente em direção à Europa. A rota desempenhou papel fundamental no desenvolvimento das civilizações ao estabelecer profundas relações comerciais entre as regiões por onde passou.

Como era feita a comercialização da seda?

A seda era vendida pelos chineses, sendo transportada por terra, através dos Himalaias, da Índia e da Pérsia até chegar à Turquia, à Grécia e a Roma.

Qual era o principal produto do comércio chinês?

Os produtos comercializados eram geralmente alimentos, cerâmica e seda. O comércio da seda foi uma das atividades mais lucrativas para os chineses.