Quais estruturas podemos encontrar na epiderme das plantas que sejam responsáveis pelas trocas gasosas pela proteção contra herbívoros e contra a radiação?

A epiderme é um tecido vegetal que reveste a planta e tem origem a partir da protoderme.

As plantas, assim como os animais, possuem um tecido de revestimento. Esse tecido denominado epiderme tem origem a partir de células meristemáticas da protoderme e reveste o corpo primário do vegetal.

Geralmente forma apenas uma camada de células em torno da planta, entretanto, algumas vezes pode ser encontrada uma epiderme múltipla. Pode apresentar, ainda, algumas células abaixo da epiderme que não possuem sua origem a partir da protoderme. Neste caso, temos a hipoderme. Sendo assim, a epiderme múltipla e a hipoderme se diferenciam em face de sua origem.

Além da função de revestimento, a epiderme protege o vegetal contra agentes causadores de doenças e choques mecânicos. Em virtude de estruturas presentes nesse tecido, podemos afirmar que ele possui funções como: trocas gasosas, absorção de água e sais, proteção contra raios UV, entre outras.

As células deste tecido são vivas, apresentam vacúolos que podem conter variadas substâncias, e na maioria das espécies não apresentam cloroplastos. Além disso, apresentam-se extremamente unidas, sem formar espaço intercelular. Vale destacar que este tecido apresenta vários tipos celulares, incluindo células-guarda, litocistos, tricomas e células buliformes.

As células epidérmicas podem apresentar cutina e ceras. A cutina é uma substância de constituição lipídica que pode estar impregnada na parede celular ou então formando uma camada na superfície externa dessa célula. A principal função da cutícula é proteger contra a perda excessiva de água e contra os raios UV.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cera se dispõe externamente na superfície da cutícula (cera epicuticular) ou dentro da matriz de cutícula na forma de partículas (cera intracuticular). Elas apresentam diversos formatos, o que pode ajudar na identificação de algumas espécies de plantas.

É na epiderme que estão localizados os estômatos, estruturas relacionadas com as trocas gasosas e saída de água. Um estômato apresenta duas células que delimitam um espaço pelo qual ocorre a passagem do ar e da água. Estas células são denominadas células-guarda, enquanto o espaço recebe o nome de ostíolo. Essas estruturas juntas formam o chamado estômato. O estômato pode apresentar ainda células o circundando, são as chamadas células subsidiárias e muitas pessoas a consideram como parte do estômato.

Além do estômato, encontramos na epiderme os tricomas. Estruturas relacionadas com a proteção da planta contra perda de água, raios UV e principalmente contra a herbivoria. Os tricomas podem ser classificados em tectores e glandulares. Os tectores são tricomas que não produzem substâncias, diferentemente dos glandulares que produzem secreção.

É importante destacar que os pelos radiculares também são tipos de tricomas, porém normalmente não são descritos como tal. A principal função desses pelos é absorver água e nutrientes.

Além de tricomas e estômatos, podemos citar algumas células especializadas, tais como as suberosas e silicosas, células buliformes, papilas e litocistos.

Grátis

1 pág.

Quais estruturas podemos encontrar na epiderme das plantas que sejam responsáveis pelas trocas gasosas pela proteção contra herbívoros e contra a radiação?

Quais estruturas podemos encontrar na epiderme das plantas que sejam responsáveis pelas trocas gasosas pela proteção contra herbívoros e contra a radiação?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Matéria: Citologia e Histologia Vegetal
Professor:  Ronny Francisco de Souza
Resumo sobre Epiderme 
 
As plantas, assim como os animais, possuem um tecido denominado epiderme que envolve o seu corpo. A epiderme vegetal, que é a camada de células mais externa do corpo primário da planta, recobre flores, frutos, sementes, folhas, caules e raízes e permanece até ser substituída pela periderme em plantas que possuem crescimento secundário.
As células da epiderme vegetal, que se originam a partir da protoderme, geralmente não possuem clorofila e são vivas, achatadas, com grandes vacúolos e bastante justapostas, ou seja, bastante próximas uma das outras. A epiderme, em grande parte dos casos, é formada por apenas uma camada de células, mas existem algumas espécies que possuem mais de uma camada desse tecido. Nesses casos, dizemos que se trata de uma epiderme pluriestratificada.
A epiderme é um tecido complexo, apresentando, portanto, vários tipos celulares diferentes, como os estômatos e tricomas. Os estômatos são estruturas formadas por duas células-guardas que delimitam uma abertura denominada ostíolo. Além disso, podem estar presentes células associadas às célula-guarda que recebem o nome de células subsidiárias. Essas estruturas relacionam-se com trocas gasosas e, portanto, estão diretamente ligadas ao processo de fotossíntese.
Além dos estômatos, é comum encontramos na epiderme a presença de tricomas. Essas estruturas variam muito de planta para planta, podendo ser usadas até mesmo como uma característica taxonômica. Os tricomas podem ser compostos por uma ou mais células e são responsáveis pela produção (tricomas glandulares) ou não (tricomas tectores) de substâncias.
Os tricomas glandulares produzem substâncias variadas que atuam inibindo a ação de herbívoros ou ajudam a capturar as presas, como é o caso das plantas carnívoras. Os tricomas tectores, por sua vez, apesar de não produzirem substâncias, também atuam contra a herbivoria, além de ajudarem contra a perda excessiva de água. Existe ainda um tipo especial de tricoma, os pelos radiculares ou tricomas radiculares, que atua na absorção de água e nutrientes pela raiz.
É frequente a presença de cutina, uma substância lipídica, nas paredes das células epidérmicas. A principal função dessa substância, que forma a cutícula, é atuar como uma camada protetora contra a perda excessiva de água, além de proteger contra o excesso de radiação solar. Acima da cutícula, é possível encontrar também uma camada de cera. A cutina com a cera fornece proteção contra fungos, bactérias e alguns insetos.
A epiderme possui como função principal o revestimento, impedindo a ação de agentes patogênicos, diminuindo a injúria por choques mecânicos e evitando a perda de água. Além disso, relaciona-se também com as trocas gasosas, em razão da presença de estômatos, proteção contra herbivoria e perda de água em decorrência da presença de tricomas.

Que estruturas presentes na epiderme das plantas?

A epiderme é um tecido complexo, apresentando, portanto, vários tipos celulares diferentes, como os estômatos e tricomas. Os estômatos são estruturas formadas por duas células-guardas que delimitam uma abertura denominada ostíolo.

Quais são as principais estruturas do sistema dérmico de proteção das plantas e quais suas funções?

A epiderme constitui o sistema dérmico da planta, podendo ser bastante variada em sua estrutura e função, dentre a qual sua principal função é a de proteção e revestimento vegetal. Essas células são revestidas por cutícula, responsável por fornecer uma característica impermeável a célula.

Como é chamada a camada que impermeabiliza a epiderme das plantas?

As células epidérmicas das partes aéreas das plantas secretam uma substância chamada de cutina. A cutina forma uma camada impermeabilizante chamada de cutícula. A cutícula, entre outras funções, evita a perda de água e protege a planta de choques mecânicos. Entre as células da epiderme existem as células-guarda.

Qual é a função das quatro adaptações da epiderme das plantas?

Além da função de revestimento, a epiderme protege o vegetal contra agentes causadores de doenças e choques mecânicos. Em virtude de estruturas presentes nesse tecido, podemos afirmar que ele possui funções como: trocas gasosas, absorção de água e sais, proteção contra raios UV, entre outras.