Quais fatores influenciam na solubilidade dos materiais Sua resposta?

A solubilidade é uma propriedade física da matéria que indica a quantidade de soluto dissolvida em um determinado solvente.

Quais fatores influenciam na solubilidade dos materiais Sua resposta?
A preparação do café é um exemplo de uso de solubilidade no cotidiano

Solução é uma mistura homogênea formada por um solvente (material que dissolverá outro) e um soluto (material que será dissolvido). A preparação desse tipo de mistura está diretamente relacionada com uma propriedade física da matéria denominada de solubilidade.

Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a capacidade que um determinado solvente apresenta de dissolver certa quantidade de soluto. Essa capacidade sempre está relacionada com dois fatores:

  • quantidade de solvente;

  • temperatura.

a) Quantidade de solvente

À medida que adicionarmos uma quantidade maior de solvente à solução e o soluto for dissolvido, poderemos também acrescentar uma quantidade maior de soluto.

Exemplo: 100g de água dissolvem 36 gramas de NaCl. Assim, se tivermos 200 gramas de água, poderemos dissolver 72 gramas de NaCl, ou seja, 36 gramas a mais.

b) Temperatura

A temperatura é o único fator capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade deste seja alterada. Por exemplo, se o soluto for um gás, sempre haverá uma maior quantidade dissolvida quando a temperatura do solvente for menor, ou seja, quanto mais frio, mais dissolvido será o gás.

Observação: De acordo com o químico britânico William Henry, o aumento da pressão pode favorecer a dissolução de um soluto gasoso em um solvente.

Todavia, se o soluto for um líquido ou um sólido, a mudança de temperatura poderá influenciar de diferentes formas a solubilidade. Dessa forma, há casos em que, quanto mais quente está solvente, mais soluto é dissolvido; e outros em que, quanto mais quente está o solvente, menos o soluto dissolve-se e vice-versa.

A tabela a seguir traz como exemplo dados sobre a variação da solubilidade do NaCl em água em função da temperatura:

Quais fatores influenciam na solubilidade dos materiais Sua resposta?

Tabela demonstrando a variação da solubilidade do NaCl em água em função da temperatura

Analisando a tabela, é possível perceber que, quando 100 gramas de água está a 20 oC, pode haver dissolução de 36 gramas de NaCl; mas se a temperatura dessa mesma quantidade de água fosse aumentada para 60 oC, seria possível dissolver 37,3 gramas de NaCl, ou seja, 1,3 gramas a mais sem ter aumentado a quantidade de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o estudo dos fatores que influenciam a solubilidade, é importante ressaltar que sempre que vamos preparar uma solução ou resolver um exercício sobre o assunto, os dois fatores estão presentes e devem ser levados em consideração. Veremos agora a resolução de dois exercícios que envolvem solubilidade.

1º)Determine a massa de nitrato de bário, Ba(NO3)2, que será dissolvida em uma massa de 500 gramas de H2O a 70 oC, sabendo que o coeficiente de solubilidade desse sal em água é de 70 gramas a cada 100 gramas de água a 40oC.

Para resolver esse exercício, basta montar uma regra de três simples com os dados fornecidos, colocando na primeira linha os dados da solubilidade:

100g de H2O-----------70 g de Ba(NO3)2
500g de H2O----------- X

100.X = 500.70

100.X = 35000

X = 35000
        100

X = 350 g de Ba(NO3)2 dissolvidos em 500 g de H2O.

2º) A tabela abaixo traz o coeficiente de solubilidade do sulfato de potássio (K2SO4) em gramas a cada 100 gramas de água:

Quais fatores influenciam na solubilidade dos materiais Sua resposta?

Para resolver esse exercício, basta montar uma regra de três simples com os dados fornecidos, colocando na primeira linha os dados da solubilidade.Determine a quantidade mínima de água, a 50oC, necessária para dissolver totalmente 66 gramas de K2SO4.

100g de H2O-----------16,5 g de Ba(NO3)2
               X ----------- 66 g de Ba(NO3)2

16,5.X = 100.66

16,5.X = 6600

X = 6600
      16,5

X = 400g de H2O são necessários para dissolver totalmente 66g de Ba(NO3)2.

Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Diogo Lopes Dias

Quais fatores influenciam na solubilidade dos materiais?

A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido.

O que é solubilidade sua resposta?

A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.

O que é solubilidade Cite um exemplo?

O que é Solubilidade: Por exemplo, quando se mistura uma quantidade de sal (soluto) com a água (solvente), a solução será formada a partir da mistura entre esses dois componentes.

Como funciona a solubilidade?

A solubilidade é a aptidão que um corpo ou matéria tem de se dissolver, ou não, em determinado tipo de líquido. Ela também é conhecida como coeficiente de solubilidade e definida como a habilidade que determinado soluto tem de se dissolver em um solvente.