Quais foram os critérios usados na classificação dos seres vivos em cinco reinos?

De acordo com a classificação científica, existem cinco reinos dos seres vivos.


Quais foram os critérios usados na classificação dos seres vivos em cinco reinos?

Seres vivos: classificação em cinco reinos

A classificação em reinos

Esta divisão faz parte de um clássico sistema de classificação dos seres vivos. A classificação dos seres vivos em 5 reinos foi proposta, em 1969, pelo biólogo e botânico norte-americano Robert Whittaker. Ele tem como base as características fisiológicas destes seres. Como existem milhões de espécies de seres vivos, em nosso planeta, este sistema de classificação é extremamente útil. Ele facilita a identificação dos seres, as relações existentes entre as espécies de cada reino, além de ajudar no estudo e entendimento da evolução.

Vale lembrar que dentro dos reinos existe um esquema de classificação interno (filo, classe, ordem, família e gênero), cujo objetivo é agrupar as espécies de um determinado reino, de acordo com características específicas.

OS CINCO REINOS

1 - Reino Animal (Animalia)

Principais características: são multicelulares; não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) é formada por invertebrados; a minoria (cerca de 5%) é composta por animais vertebrados (entre eles o ser humano); possuem a capacidade de locomoção.

Exemplos de representantes deste reino: Homem, cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos, caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.

Nesse reino, o maior animal vivo é a baleia azul que atinge 30 metros de comprimento.

Quais foram os critérios usados na classificação dos seres vivos em cinco reinos?

No Reino Animal, os insetos estão presentes em maior quantidade (foto: abelha).

2 - Reino Vegetal (Plantae)

Principais características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

Exemplos de representantes deste reino: árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.

3 - Reino dos Fungos (Fungi)

Principais características: a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada (depende da espécie).

Exemplos de representantes deste reino: cogumelos, leveduras e bolores.

Quais foram os critérios usados na classificação dos seres vivos em cinco reinos?

Os cogumelos fazem parte do Reino Fungi.

4 - Reino dos Protistas (Protista)

Principais características: são eucariotas; são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

Exemplos de representantes deste reino: amebas (protozoário de vida livre que pode ser parasita ou comensal), flagelados, esporozoários e algas.

5 - Reino das Moneras (Monera)

Principais características: são unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

Exemplos de representantes deste reino: bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.



atualizado em 18/10/2021




Você também pode gostar de:

Cinco Reinos dos Seres Vivos Temas Relacionados
  • • Bactérias
  • • Fungos
  • • Mundo Animal
Bibliografia Indicada

Seres Vivos e ambiente

Autor: Cleffi, Norma Maria

Editora: Harbra

Fonte de referência do artigo:

UZUNIAN, Armênio. Biologia. São Paulo: Editora Harbra, 2005.

Quais os três critérios utilizados para separar os seres vivos em 5 reinos?

Resposta: São critérios morfológicos, fisiológicos, anatômicos e genéticos.

Quais foram os critérios utilizados para a elaboração do diagrama de classificação dos seres vivos em cinco reinos?

O diagrama mostra a classificação dos seres vivos em cinco reinos, considerando a combinação de três critérios: número de células, existência de núcleo individualizado na célula e forma de nutrição.

Em que se baseia a classificação dos cinco reinos?

A classificação dos seres vivos em cinco reinos baseia-se em dois critérios: -Estrutura das células: Procariontes (células sem núcleo), Eucariontes (células com núcleo) -Nutrição dos seres vivos: Autótrofos (fazem fotossíntese), Heterótrofos (alimentam-se de autótrofos e heterótrofos)

Quais são os cinco reinos em que os biólogos agrupam os seres vivos?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Quem são os seres vivos representantes do Reino Monera Cite as principais características do reino Monera qual é o habitat das bactérias?

2.As principais características do Reino Monera compreendem a presença de organismos unicelulares, presença de carioteca (membrana nuclear). 3. As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre.

Qual o habitat ideal para as bactérias?

Existem milhares de espécies conhecidas que apresentam formas, habitats e metabolismo diferentes. As bactérias podem viver no ar, na água, no solo, dentro de outros seres vivos, e até em locais de altas pressões e condições completamente inóspitas à maioria dos seres vivos.

Qual é o habitat das bactérias Brainly?

Resposta. Resposta: as bactérias vivem em todos os lugares no ar, na água, no solo, dentro de outros seres vivos, e até em locais de altas pressões e condições completamente inóspitas á maioria dos seres vivos.

Qual é o habitat das bactérias do reino Monera?

Resposta. As bactérias, principais representantes do reino monera, habitam todos os ecossistemas do planeta. Elas podem viver em diversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda, como parasitas.

Qual é o habitat do Tamanduá-bandeira resposta?

O tamanduá-bandeira vive em campos, áreas abertas e florestas tropicais. Ele é encontrado em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa. Além do Brasil, ele é encontrado em outras partes do continente americano (América do Sul e Central).

Quais os critérios utilizados para classificar os seres vivos em 5 reinos?

A classificassão dos seres vivos Os critérios usados para essa classificação foram: Tipo de organização celular (eucariontes/procariontes); Número de células (unicelurares/pluricelulares); Tipo de nutrição (autótrofos/heterótrofos).

Quais foram os critérios utilizados para fazer a classificação dos seres vivos?

No sistema de Whittaker todos os seres vivos foram classificados como pertencendo a um dos cinco reinos, que são:.
Monera – bactérias;.
Proctotista ou Protista – protozoários e algas;.
Fungi – todos os fungos;.
Plantae ou Metaphyta – plantas avasculares e vasculares;.
Animalia ou Metazoa – reúne todos os animais..

Quais os principais reinos e os critérios para classificação?

Por fim, temos o domínio Eukarya, no qual estão incluídos todos os organismos eucarióticos. Atualmente se considera a classificação dos seres vivos em pelo menos seis reinos: Reino Archaea (Archaebacteria), Reino Bacteria (Eubacteria), Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia.