Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

A Primeira Revolução Industrial começou na Inglaterra do século XVIII e se espalhou pelo mundo. Foi um dos períodos mais marcantes, pois introduziu novidades nos modelos sociais, políticos e econômicos. Fábricas e máquinas a vapor foram criadas graças ao uso do carvão, novas relações de trabalho surgiram com o salário e as classes patronais e proletárias; e outras consequências ainda atuais!

Neste artigo sobre a Primeira Revolução Industrial , você encontrará:

  1. O que foi a Primeira Revolução Industrial, onde e quando ocorreu
  2. Antecedentes, causas e desenvolvimento do processo
  3. Consequências: sindicalismo, movimentos operários, alterações sociais, econômicas e políticas
  4. Resumo em tópicos ao final, com as Principais Características
  • Ao final, teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a Primeira Fase da Revolução Industrial!
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

A Primeira Revolução Industrial, também chamada de primeira fase da Revolução Industrial, é um período marcado pelo grande desenvolvimento econômico e técnico. Esse desenvolvimento foi o primeiro que levou ao surgimento das fábricas, tendo começado na Europa e atingido o mundo inteiro!

Foi nessa época que começaram a criação de máquinas locomotivas (trem, barcos à vapor) e máquinas industriais (indústria têxtil, máquinas hidráulicas, etc). A fonte de energia para manter essas primeiras máquinas era o carvão e a sua queima, que gerava vapor! Além disso, o ferro fundido começou a ser aplicado na construção das máquinas e infra-estrutura!

É um dos eventos mais marcantes na humanidade, porque é a base do sistema econômico atual e de maior aplicação. Além disso, provocou transformações sociais que rompiam com os vínculos comuns de antigamente. O processo completo da Revolução Industrial foi dividido em três fases, baseadas nos avanços tecnológicos que tiveram e suas consequências. Vamos compreender a primeira delas!

Onde e quando ocorreu a Primeira Revolução Industrial

A Inglaterra foi o palco da Primeira Revolução Industrial, o país pioneiro. A data mais comumente utilizada pelos historiadores, é que ela tenha começado no século XVIII, mais especificamente no ano 1760, tendo durado até 1840.

Mas qual foi o motivo da Inglaterra ter sido pioneira? A resposta para isso está na análise dos antecedentes.

Antecedentes e causas da Primeira Revolução Industrial

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Como é uma parte muito decisiva e rica da história humana, vários foram os fatores que  propiciaram essa mudança, não apenas um. Esse fenômenos, que vinham acontecendo momentos antes, eram de várias ordens: social, econômica, e geográfica.

A Primeira Revolução Industrial está situada na Idade Moderna, que foi antecedida pela Idade Média e o Feudalismo. Antes, o modelo de produção era agrário e rural, além das relações de trabalho serem servis. 

Contudo, ao ler o artigo que deixamos no link, você verá que mudanças ocorreram e houve o surgimento de uma nova classe social: a burguesia. Ao mesmo tempo, surgem osMonarcas Absolutistas no meio político.

O que isso tem a ver com a Inglaterra? Veja:

Revolução Gloriosa

Tendo em vista o cenário descrito, a Revolução Gloriosa, ou Segunda Revolução Inglesa, foi um protesto não-violento que ocorreu na Inglaterra entre 1688 e 1689. Nela, houve a troca da monarquia absolutista pela monarquia parlamentar. 

Dessa forma, o poder do Rei passou a ser controlado e fiscalizado pelo Parlamento. O Parlamento, por sua vez, estava associado à burguesia. Por isso, as atuações dessa nova forma de governo privilegiavam os interesses econômicos da burguesia, e os teóricos do liberalismo econômico surgiam!

Política britânica e posição Geográfica

Oliver Cromwell, do governo inglês, decretou os Atos de Navegação: lei que determinava que as mercadorias compradas e vendidas pela Inglaterra só seriam transportadas por embarcações inglesas. 

Se a Inglaterra já era uma potência marítima devido a sua posição geográfica privilegiada, essa medida de Cromwell diminuiu a pirataria e o contrabando

Assim, os ingleses prosperaram mais do que qualquer outro país e tiveram acúmulo de capital. Além da posição geográfica ter facilitado a escoação de produtos no portos, os solos ingleses eram ricos em carvão. Com o lucro, puderam investir em novas tecnologias e maquinários, formando as fábricas e a extração do carvão e utilização em máquinas térmicas.

O Tratado de Methuen, também chamado de Tratado de Pães e Vinhos, foi outro fator que contribuiu para o acúmulo de capital. Inglaterra e Portugal assinaram um acordo que conseguia taxas menores para os produtos ingleses em territórios portugueses.  

Ele ocorreu porque Portugal enfrentava uma decadência na monarquia e precisava de apoio. Assim, portugueses se comprometeram a comprar os tecidos ingleses e os ingleses a comprar o vinho português.

Manofatura vs maquinofatura – Invenções da Primeira Revolução Industrial

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Antes da Revolução a economia estava atrelada aos processos Feudais. Assim sendo, os produtos eram feitos de forma artesanal, também chamado de manufatura. Neste processo, um mesmo trabalhador realizava todas as etapas de confecção e como não havia maquinário, fazia tudo com as próprias mãos e ferramentas básicas.

Na Inglaterra, a principal manufatura era a tecelagem de lã e produção de algodão. Por isso, quando os novos investimentos foram realizados no desenvolvimento de tecnologia e maquinário, a antiga manufatura de lã sofreu o processo de mecanização e passou a fazer parte do sistema fabril.

O modelo era pautado na divisão do trabalho (cada trabalhador se especializava e fazia apenas uma etapa da produção), aumentando a velocidade e a quantidade de produto final.

O maquinário, movido pela queima do carvão que gerava vapor, originou não apenas a indústria têxtil, mas também a metalurgia, os transportes modernos e outros serviços. Veja algumas das invenções:

  • Barco à vapor
  • Locomotivas (trem de ferro ou maria-fumaça)
  • Máquina de Tear (Têxtil)
  • Máquinas para Metalurgia e Siderurgia

Cercamento

A política de Cercamentos consistia na introdução de cercas nas áreas rurais, um loteamento separando terras especializadas para plantio, pecuária e produção de matéria-prima. Além disso, havia a fiscalização do governo e a necessidade de que os pequenos proprietários tivessem títulos para estar conforme as novas leis de organização.

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Assim, muitos agricultores não possuíam condições de arcar com as exigências e foram expulsos de sua terra. Não tendo para onde ir, migraram para as cidades, causando o fenômeno do Êxodo Rural. 

Na cidade, os rurais recorriam à primeira possibilidade de sobrevivência: os empregos recém criados nas indústrias. Como havia ampla oferta de mão-de-obra, o valor que se agregava aos empregados era baixíssimo.

Como terminou a Primeira Revolução Industrial – Consequências

Se antes a riqueza estava nas terras e passou para o comércio, agora passava do comércio para a indústria. Poderosos se tornaram os que tinham os meios de produção industrial, alterando toda a estrutura socioeconômica anterior.

Assim, a Primeira Revolução Industrial provocou intensas transformações em todos os campos da atividade humana (social, política e econômica). Contudo cabe aprofundar no impacto dessas consequências:

Relações trabalhistas

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Como existe um novo ambiente de trabalho (Fábricas), novas relações trabalhistas também surgem. Se antes existia os nobres, os agricultores e os burgueses; agora existem duas novas classes: patrões e trabalhadores (proletários).

Surge também o trabalho assalariado. Antes, o trabalhador controlava o processo produtivo e tinha como recompensa o seu próprio produto. Agora, ele é apenas um funcionário e a recompensa é remuneração monetária. Portanto, a mão de obra passa a ser vendida, uma nova relação de trabalho.

Como houve um intenso êxodo rural, havia muitas pessoas na cidade querendo emprego, fazendo com que a função de trabalhador fosse desvalorizada. 

Como a sociedade embarcava em um nova rotina de comportamentos ainda não regulamentados, muitos abusos ocorriam. As jornadas de trabalho eram muito exaustivas, durando até 16h. A remuneração era muito baixa em comparação ao esforço e aos riscos que se submetia. As condições eram insalubres (não muito higiênicas) e haviam mulheres e crianças em trabalhos pesados e expostos.

Surgimento dos Sindicatos

Diante dessa situação caótica que havia no início da industrialização inglesa, muito teóricos surgiram criticando o modelo vigente. Alguns criticaram visando o aperfeiçoamento desse modelo, como vemos ocorrer hoje em dia. Outros, criticaram a fim de acabar com esse sistema e propor algo diferente, como Karl Marx. com o Comunismo.

Para combater essa exploração, a classe operária se organizou em sindicatos, gruposde trabalhadores que discutiam e reivindicavam melhorias para suas situações. Era uma forma de tornar as vozes de todos os trabalhadores em uma, e assim chegar às autoridades de forma mais organizada.

A princípio, eles eram proibidos e reprimidos, porque alguns deles se associavam com movimentos operários agressivos. Contudo, foi-se percebendo que cada sindicato era diferente e nem todos usavam de vias violentas, mas alguns eram diplomáticos. Assim, a existência dessa instituição começou a ser reconhecida e ouvida.

Na segunda metade do século XIX, os sindicatos assumem caráter ideológico, sendo majoritariamente associados à teorias revolucionárias e partidárias. Contudo, os sindicatos de cada categoria de trabalho assume uma identidade própria, então há exceções! 

Movimentos Operários

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Como foi dito, cada tipo de sindicato recorria a uma forma de manifestação. Existiram diversos movimentos dentro deles, mas existem dois principais que são de concepções opostas e inspiraram os seguintes:

  • Ludismo

O Movimento Ludista foi realizado pelo trabalhadores de tecelagem e foi um protesto mais radical, que recorria às violências. Ned Ludd, um dos líderes do movimento, junto com outros trabalhadores, entraram nas fábricas e destruíram as máquinas. 

Para eles, as máquinas eram mais eficientes que os homens e tiravam seus trabalhos. A manifestação foi duramente reprimida. Após alguns anos, amadureceram o pensamento e deram origem às formas de greve e ao próprio movimento sindical.

  • Cartismo 

O Movimento Cartista exigia melhores condições de trabalho, tal como a diminuição da carga horária para oito horas por dia, a legalização regulamentada do trabalho feminino, o fim do trabalho infantil, a folga semanal e o salário mínimo.

Eles também reivindicavam novos direitos políticos, como o voto. Antes, ele só era permitido a quem tivesse boas condições econômicas de renda mínima (censitário) e service às forças armadas (masculino). Agora, queriam que todos pudessem votar independente de renda ou serviço à pátria (voto universal).

Resumo das Principais Características

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Agora que você já entendeu todo o desenrolar da coisa, é possível citar/pontuar as características que foram advindas da Primeira Revolução Industrial, de forma a resumir tudo o que foi dito.

Principais causas e influências:

  • Surgimento da burguesia;
  • Política de Cercamento e Êxodo Rural;
  • Revolução Gloriosa;
  • Política Britânica que gerou acúmulo de capital;
  • Privilégio de localização e recursos.

Principais características da Primeira Fase:

  • Utilização do carvão e do vapor comofonte de energia;
  • Ferro fundido como matéria-prima de máquinas e infraestrutura,
  • Desenvolvimento de máquinas térmicas, hidráulicas, fabris e de locomoção (máquina de tear, trem, barco, etc); 
  • Iniciou-se na Inglaterra e expandiu-se para a Europa e o mundo (França, Bélgica,  Itália, Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos);
  • Ocorreu no século XVIII, tendo duração de 1760 a 1840.

Principais Consequências da Revolução Industrial:

  • Mudança no processo produtivo: a manufatura (artesanato) dá lugar à maquinofatura (fábrica) e há a divisão do trabalho e a venda da mão-de-obra;
  • Mudança no sistema econômico: consolidação do capitalismo e surgimento do salário como remuneração de trabalho;
  • Mudança no sistema político: lucro e indústria é poder, elaboração das teses do liberalismo;
  • Mudanças sociais: surgimento da classe trabalhista (proletários) e dos patrões;
  • surgimento de sindicatos, protestos e greves.

Gostou do nosso artigo sobre a Primeira Revolução Industrial? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Quais foram os motivos para a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra?

Por que a Revolução Industrial começou na Inglaterra?

Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente.

Quais foram os motivos que levaram a Revolução Industrial?

Uma das principais causas da Revolução Industrial se deu por meio do desenvolvimento da máquina a vapor, que funciona através do aproveitamento do vapor de água que é aquecida pelo carvão e que dessa forma, é capaz de gerar e produzir energia e depois transformá-la em uma força capaz de movimentar as máquinas.

Quais foram os principais fatores que levaram a Inglaterra a ser pioneira na Revolução Industrial?

Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.

Quais são as principais causas da Revolução Industrial Brainly?

Causas da Revolução Industrial.
Crescimento demográfico na Europa..
Surgimento do parlamentarismo..
Redução do uso da mão de obra disponível devido ao crescente uso de máquinas..
Desenvolvimento da indústria metalúrgica e siderúrgica..
Inovações técnicas..
Matérias primas abundantes e baratas..