Quais impactos sociais e ambientais trouxe o processo de industrialização no mundo?

A Industrialização é processo histórico que teve como marco o advento da máquina a vapor, quando a indústria passa a dominar a economia, impulsionando a urbanização e o crescimento demográfico no seu entorno.

Esse processo modificou também todas as relações sociais e econômicas em função da industrialização, pela qual haverá aumento na divisão de trabalho, com o consequente aumento da produtividade (industrial e agrícola), da renda per capita e do estabelecimento da classe média e do padrão de consumo atual.

Quais impactos sociais e ambientais trouxe o processo de industrialização no mundo?

Buscou-se a implantação de novas fontes de energia, bem como da maximização dos lucros pela substituição dos modos de produção artesanais.

De fato, a industrialização começou com a Revolução Industrial, que teve seu berço na Inglaterra durante o século XVIII, quando as mudanças tecnológicas, o acúmulo de capitas pela burguesia e fenômenos como o cercamento dos campos, que levou os trabalhadores para as áreas urbanas, permitiram o estabelecimento da economia de mercado, bem como do sistema capitalista.

Posteriormente, ao longo do século XIX, outros países europeus irão seguir o mesmo caminho em busca de riqueza e lucro proporcionados pelos avanços dos meios de produção.

Não obstante, nos países emergentes esse processo de industrialização ocorrerá mais tardiamente e levará a algum nível de dependência em relação aqueles que foram os pioneiros da Revolução Industrial.

Impactos da Industrialização

Os impactos imediatos da industrialização levam à substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, visando à produção em série e mecanizada, capaz de estabelecer padrões de homogeneidade e o aprofundamento na divisão do trabalho e de sua especialização.

Como é necessária mão de obra, há generalização do trabalho assalariado e o consequente aumento do consumo. A médio e logo prazo, irá levar à concentração da riqueza e à consolidação da burguesia, bem como ao desenvolvimento do setor de serviços e à substituição do homem enquanto força de trabalho, podendo gerar desemprego.

Por outro lado, apesar do desenvolvimento em infraestrutura, a consequência mais negativa é a degradação ambiental promovida.

Saiba mais:

  • Sociedade Industrial
  • Tipos de Indústrias

A Industrialização e as Revoluções Industriais

Via de regra, costuma-se dividir a Revolução Industrial em três partes:

  • Primeira Revolução Industrial, surgida na Inglaterra do século XVIII, que se caracterizou pela organização fabril, o emprego da tecnologia a vapor e da utilização do carvão enquanto fonte de energia.
  • Segunda Revolução Industrial do século XIX, que desenvolveu as indústrias química, elétrica e siderúrgica, usando como fonte de energia o petróleo e da eletricidade (contexto ficou marcado pelo Imperialismo que levou à Primeira Guerra Mundial).
  • Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Digital), que instaurou o uso intensivo da informática e tornou mais rápida as relações sociais e econômicas

Por outro lado, podemos também dizer que houve o período da Industrialização Clássica, que se iniciou no século XVIII e estendeu-se pelo século XIX na Europa e EUA, correspondendo ao período da Primeira Revolução Industrial.

Teríamos, por conseguinte, a Industrialização planificada do século XX, empregada nos países da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), quando as propriedades, os meios de produção, o capital e as forças produtivas eram regulamentados pelo Estado.

Já nos países emergentes, como o Brasil, se diria que foi uma Industrialização tardia ou periférica, surgida em meados do século XX, quando as empresas multinacionais se instalam pelo Globo.

Industrialização no Brasil

No Brasil, podemos dizer que a Industrialização começou no período Imperial e está associada ao Barão de Mauá (1813-1889).

Na Primeira República, haverá um novo impulso à industrialização, porém, será no governo de Getúlio Vargas (1882-1954) que a industrialização será levada a cabo.

Posteriormente, com o governo de Juscelino Kubitschek, esse processo se expandirá e chegará à produção dos bens de consumo.

Saiba tudo sobre:

  • Dia do Trabalho
  • Questões sobre Revolução Industrial

Quais impactos sociais e ambientais trouxe o processo de industrialização no mundo?

Olá, caro estudante!

Provavelmente, você já consumiu ou utiliza algum produto industrializado que foi fabricado no Brasil ou em outro país. O seu próprio computador e celular são frutos dos avanços tecnológicos decorrentes do processo de industrialização e da circulação de peças e produtos no comércio mundial.

Sem dúvida as inovações tecnológicas facilitam nossas rotinas diárias e, em muitos casos, permitem um crescimento econômico dos países que se destacaram no processo de industrialização, apesar dos seus impactos socioeconômicos e ambientais serem questionáveis.

Você já pensou sobre os impactos da industrialização no meio ambiente?

Assista ao vídeo: “Brasil Metal: Indústria e Sustentabilidade”

Brasil Metal: Indústria e Sustentabilidade – 3/3
Canal: Rede TVT
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=0uv7KQlUFLk

Assista ao vídeo: “Poluição do ar provoca 7 milhões de mortes prematuras todos os anos”

Poluição do ar provoca 7 milhões de mortes prematuras todos os anos
Canal: ONU BrasilONU Brasil
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=GYVfwew9700

O processo de industrialização iniciou-se na Inglaterra, no século XVIII, provocando transformações na produção e na circulação de produtos. A Revolução Industrial modificou as relações de trabalho e a interação entre os seres humanos e o meio natural.

A industrialização se dispersou pelo mundo, primeiramente nos países europeus, seguidos por países da América, Ásia, Oceania e África. Contudo, esse modelo de crescimento econômico baseado no desenvolvimento industrial provocou enormes desequilíbrios sociais e ambientais, gerando o agravamento da degradação ambiental e da poluição.

Você já deve imaginar os efeitos nocivos para a saúde humana do processo de industrialização que não se preocupa com a degradação ambiental. No caso da queima de combustíveis fósseis, o ar pode ficar insalubre nas cidades, além de afetar o clima e acelerar o aquecimento global, entre outros impactos ambientais.

Agora responda algumas questões no seu caderno.

1. De acordo com o primeiro vídeo, qual o impacto ambiental da indústria siderúrgica na área do bioma Cerrado?

2. O que pode ser feito para reduzir os impactos ambientais da industrialização?

3. Escreva um texto explicando quais os impactos da poluição do ar nas nossas vidas e como podemos resolver esse problema.


Para Saber Mais:

Leia o texto  “A revolução industrial e a cidade”, extraído da obra de Lewis Munford (1991), para aprofundar seus conhecimentos sobre a revolução industrial e seus impactos socioeconômicos e ambientais.


Leia o texto “Industrialização e seus efeitos”, de Rodolfo Alves Pena, disponível no site Brasil Escola, para ampliar seus conhecimentos sobre a evolução da atividade industrial e os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico.


Ásia e África têm o ar mais poluído do mundo
Canal: Euronews (em português)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=c_yKBUdJQMI

Bons estudos e até a próxima!


OBJETO DE CONHECIMENTO: HABILIDADES
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.
Impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania.
(EF09GE10-A) Conhecer e analisar os impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na produção e na circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania.

Educação Ambiental e Saúde – Geografia – Agrupamento I

Proponentes: Onofre Aurélio Neto – EM João Vieira da Paixão

Curadoria: Gabriel Ramos Paiva – EM Marechal Castelo Branco.

Quais foram os principais efeitos sociais e ambientais da industrialização?

Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.

Quais foram os impactos ambientais na industrialização?

Contaminação da água A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.