Quais são os alimentos que devemos consumir em menor quantidade?

Pir�mide alimentar � equil�brio alimentar

 

Quais são os alimentos que devemos consumir em menor quantidade?

     Extra�do do Guia de Bolso da ANVISA
 

A pir�mide alimentar ou a representa��o gr�fica do equil�brio alimentar foi criada nos Estados Unidos no in�cio da d�cada de 1990. Como os h�bitos de consumo alimentar entre as pessoas s�o diferentes, nutricionistas brasileiros montaram uma pir�mide alimentar adaptada para nossa realidade. A pir�mide brasileira � dividida em 08 grupos de alimentos, distribu�dos em 04 n�veis ou andares. De forma balanceada, e adequada �s necessidades especificas de cada um, devemos compor nosso card�pio di�rio com alimentos nutritivos e, porque n�o saborosos, que ajudam no desenvolvimento das crian�as e dos adolescentes e contribuem para a sa�de e o bem-estar na fase adulta.

A tabela abaixo re�ne os grupos de alimentos a qualidade de caloria por por��o e o n�mero de por��es di�rias (ANVISA).

  Grupo de Alimentos Calorias propostas por por��o No de por��es di�rias
Grupo 1  Cereais, p�es,ra�zes e tub�rculos 150 8
Grupo 2  Hortali�as 15 3
Grupo 3  Frutas e sucos de frutas 70 3
Grupo 4  Leites, queijos e iogurtes 120 3
Grupo 5  Carnes e Ovos 130 2
Grupo 6  Leguminosas 55 1
Grupo 7  �leos e gorduras 120 2
Grupo 8  A�ucares, balas, chocolates, salgadinhos 80 2
Soma das Calorias   2500  

Descri��o da Pir�mide Alimentar

No PRIMEIRO ANDAR, no t�rreo, est� o GRUPO 1 cujos alimentos devem ser consumidos em maior propor��o e todos os dias. S�o as fontes de carboidratos que est�o presentes  arroz, macarr�o, p�o, batata que fornecem energia de f�cil assimila��o pelo organismo. Todos os dias deve ser consumido 8 por��es e voc� pode variar de diversas formas: 1 fatia de p�o de forma, � p�o franc�s ou outro do mesmo tamanho, 5 a 6 biscoitos salgados pequenos ou 3 a 4 grandes, � x�cara de arroz, massa cozida ou cereal, 3 a 4 colheres de sopa de cereal instant�neo, 2 x�caras de pipoca ou 1 panqueca fina, 1 batata grande ou 1 x�cara de batata picada cozida, 4 biscoitos doces pequenos sem recheio ou 1 fatia fina de bolo.

O SEGUNDO ANDAR � formado pordois grupos de alimentos: no GRUPO 2 pelas hortali�as (verduras e legumes) e o GRUPO 3 pelas frutas e suco de frutas. Esses dois grupos deve ser consumido, diariamente, 3 por��es cada.  

Por��o de hortali�as� 1 x�cara de verdura crua ou � x�cara cozida, � x�cara de legumes picados crus ou cozidos.

Por��o de Frutas: 1 fruta m�dia (ma��, banana, p�ra, laranja, mexerica, goiaba, caqui, p�ssego), � x�cara de fruta fresca picada, 1 fatia m�dia (abacaxi, mel�o, mam�o, melancia), � x�cara de suco de frutas, � x�cara de fruta seca, � x�cara de morango, amora, jabuticaba, cereja.

O TERCEIRO ANDAR abriga tr�s grupos: GRUPO 4, as leguminosas (feij�o, soja, ervilha, lentilha); GRUPO 5 referente �s carnes e ovos e GRUPO 6, leites e seus derivados. Todos esses grupos s�o as principais fontes de prote�nas.

Por��es de leguminosas: 1 x�cara do alimento cozido, sem caldo.

Por��o de leite e produtos l�cteos: 1 x�cara de leite ou iogurte, 2 fatias m�dias de queijo, 2 colheres de sopa de requeij�o, 1 e � x�cara de sorvete cremoso.

Por��o de carnes e ovos: 1 bife pequeno, 2 a 3 colheres de sopa de carne mo�da ou picada, 1 coxa de frango, 1 fil� de frango ou peixe, 2 ovos.

No QUARTO ANDAR, no topo, est�o os GRUPO 7 dos �leos e gorduras (fonte de lip�deos) e o GRUPO 8 dos a��cares e doces. S�o as fontes de energia que devem ser consumidos com modera��o.

Por��es: consuma-os em pequenas quantidades, pois j� est�o presentes na composi��o e na prepara��o dos alimentos.

A Pir�mide alimentar foi constru�da com base nos grupos de alimentos e nos seguintes princ�pios:

Variedade: devem-se inserir nas refei��es alimentos de todos os grupos, j� que nenhum � mais ou menos importante, assim proporcionando uma diversidade de nutrientes para o organismo.

Modera��o: os alimentos devem ser consumidos de acordo com o tamanho das por��es recomendadas, principalmente os ricos em gorduras e a��cares.

Proporcionalidade: re�ne os conceitos de variedade e modera��o, respeitando a utiliza��o de diferentes alimentos em quantidades adequadas a cada pessoa.

Os alimentos e bebidas embaladas precisam apresentar r�tulos indicando os valores nutricionais. Baixe aqui o Manual de Orienta��o �s Industrias de Alimentos do Minist�rio da Educa��o e veja os seus deveres com rela��o ao consumidor. Clique na figura abaixo e veja as recomenda��es nutricionais para uma alimenta��o saud�vel. Consulte as informa��es apresentadas nos r�tulos dos alimentos para o planejamento alimentar di�rio.

Quais são os alimentos que devemos consumir em menor quantidade?



Quais alimentos podemos comer em menor quantidade?

Principais alimentos fonte: carnes, ovos, leite e derivados, feijões, soja, leguminosas. Esse grupo inclui óleos e gorduras (fonte de lipídeos) e açúcares e doces (carboidratos), que devem ser consumidos em menor quantidade.

Que grupo alimentar devemos comer em menor quantidade por quê?

Grupo dos açúcares e gorduras: Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade. Não existe indicação do número de porções para este grupo, mas a recomendação de consumo moderado.

Qual grupo alimentar deve ser consumido menos?

O topo estão os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar a problemas de saúde, como doces, açúcares, óleos e gorduras.

Quais são os alimentos que devemos consumir em maior quantidade?

Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais além de fibras e são chamados de reguladores. Os alimentos ricos em carboidratos são recomendados em maior quantidade por serem responsáveis por fornecer energia.