Qual e a relação do Sol com os pontos cardeais?

Os pontos cardeais são usados para orientar um indivíduo no planeta Terra. Esses pontos estão relacionados com a posição do sol.

Todos os dias o sol aparece, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe no final da tarde, no lado contrário.

Os pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Qual e a relação do Sol com os pontos cardeais?
Rosa dos Ventos. (Foto: Wikipédia)

Leste (L): o lado em que o sol nasce pela manhã.

Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte.

Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender, o braço direito na direção em que o sol nasce.

Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender, o braço direito na direção em que o sol nasce.

O ponto cardeal "oeste" pode ser demonstrado através da letra (W), por causa do seu nome em inglês (West). Da mesma maneira, o ponto "leste" pode ser representado pelo (E), por também sofrer influência da língua inglesa (East).

Pontos Colaterais

Os pontos colaterais são: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudeste (SE) e Sudoeste (SO).  Eles servem para indicar a localização de maneira mais exata. Além deles, existem os pontos subcolaterais que ajudam ainda mais nesse processo.

Os pontos subcolaterais são: Nor-nordeste (NNE), És-nordeste (ENE), És-sudeste (ESE), Su-sudeste (SSE), Su-sudoeste (SSO), Oés-sudoeste (OSO), Oés-noroeste (ONO) e Nor-noroeste (NNO).

Os oito pontos de referência formam um desenho conhecido como Rosa dos Ventos.

Rosa dos Ventos e os pontos cardeais              

A rosa dos ventos é uma figura que serve como instrumento para navegação geográfica. Ela é utilizada para dar auxílio na localização de algum corpo ou objeto em relação a outro. O desenho é constituído pelos pontos cardeais e seus pontos intermediários.

Esse termo foi criado por causa da semelhança da rosa com a figura dos pontos cardeais, que estão na bússola e lembram as pétalas da flor.

Criada no século XIV, a rosa dos ventos era usada para ilustrar mapas cartográficos, tendo como base a direção dos principais ventos sentidos no mar Mediterrâneo.

Além dos oitos ventos principais, também apresenta oito ventos secundários e dezesseis ventos complementares, totalizando 32 pontos de divisão.

Cada uma das direções principais da Rosa dos Ventos, ou seja, Norte Sul, Leste e Oste, representam graus diferentes, todos a 90° um dos outros. Considera-se que o Norte esteja a 0°, enquanto o Leste está a 90°, o Oeste a 270°, e, por fim, o Norte novamente, mas a 360°.

Orientação pelo sol e os pontos cardeais

Como já dito, o sol toda manhã nasce do mesmo lado.  Às vezes pode ocorrer mudança da posição e no horário. O lado em que nasce pode ser chamado de Leste, Oriente ou Nascente.Já o lado em que desaparece, no final da tarde, é conhecido como Oeste, Ocidente ou Poente. Observando essas duas informações é possível achar outros dois pontos, isto é, o Norte e o Sul.

Quem utiliza os pontos cardeais?

Os pontos são usados para localização, especialmente em bússolas.  Mesmo com o avanço dos sistemas de localização geográfica, como o uso do Sistema de Posicionamento Global – GPS e outros acessórios, ainda é possível determinar uma posição observando os astros.

Qual e a relação do Sol com os pontos cardeais?
A bússola é formada pelos pontos cardeais (Pixabay)

Por exemplo, em casos onde alguém se perde na mata, saber olhar os astros pode salvar a vida dessa pessoa. Para interpretar mapas e cartas é preciso conhecer os pontos cardeais, pois facilita a interpretação da representação cartográfica.

Orientação pela Lua

A lua também é usada como orientação. Assim como o sol, também aparece no leste e se põe no oeste.

Dessa forma, para se orientar pela lua, basta seguir as mesmas instruções no caso do sol: estender o braço direito na direção onde ela nasce (leste).

O braço esquerdo estará em direção ao oeste, à nossa frente ficará ao norte e às nossas costas ao sul.

Interpretando um mapa

O mapa é uma ferramenta muito utilizado na Geografia, já que são úteis na transmissão de mensagens. Dessa forma, não são usados somente para localização, pois proporcionam informações importantes para compreender a organização do espaço geográfico.

Assim, os mapas possuem itens importantes e que permitem sua leitura. Os itens importantes que devem conter são:

Título: equivale ao que o mapa retrata.

Símbolos: convenções cartográficas (bola preta, bola maior ou menos, triângulo verde, etc.).

Legenda: onde são explicados os significados dos símbolos utilizados no mapa.

Indicador de direção: rosa dos ventos ou algo similar.

Indicador de linhas: paralelos (Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio) e meridianos (Greenwich).

Os tipos de mapas são: Mapa Físico, Mapa da Vegetação, Mapa Político, Mapa Econômico, Mapa Histórico, Mapa Cultural, Mapa Turístico, Mapa Populacional, Mapa de Transportes, Mapa Climático e Mapa Pluviométrico.

Resumo de pontos cardeais

Veja a seguir as principiais informações sobre os pontos cardeais:

  • Os quatro principais são: Norte, Sul, Leste e Oeste;
  • São pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste;
  • São pontos subcolaterais: Nor-nordeste, És-nordeste, És-sudeste, Su-sudeste, Su-sudoeste, Oés-sudoeste, Oés-noroeste e Nor-noroeste;
  • São usados para orientação e localização na Cartografia;
  • São criações humanas para facilitar a leitura cartográfica;
  • Além deles existem os pontos colaterais e subcolaterais;
  • É possível localizar os pontos através da lua e do sol;
  • Normalmente esses pontos são representados na rosa dos ventos.

Qual e a relação entre os pontos cardeais e o sol?

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

Quais são os pontos cardeais com base na observação do sol?

o sol nasce a leste, sendo assim aponte seu braço direito pra direção que o sol nasce(leste), levante o braço esquerdo, é onde estará o oeste. Sendo assim a sua frente estará o norte e atrás o sul.

Qual e o ponto cardeal e determinado pelo nascer do sol?

A direção do Sol ao nascer ficou determinada como leste (L) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como oeste (O) ou ocidente (que significa poente).

Como podemos nos orientar através do sol e encontrar os pontos cardeais?

A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.