Quais materiais são utilizados para a fabricação de baterias de celular?

Atualizado em 10 de agosto de 2020.

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar em quantos eletrônicos portáteis utiliza diariamente? Smartphone, notebook e tablet são alguns dos mais comuns. O que mantém todos esses equipamentos sempre ligados são as baterias utilizadas em eletrônicos. Quando carregadas, elas armazenam energia elétrica suficiente para permitir utilizar os aparelhos longe da tomada durante um bom período de tempo.

Existem diversos tipos de baterias utilizadas em eletrônicos. Esses componentes receberam melhorias ao longo dos anos e ganharam mais qualidade e durabilidade. Hoje, as mais utilizadas são as de íons de lítio. Mas, além delas, ainda existem outras que foram ou ainda são muito comuns. Vamos conhecer mais sobre elas?

Baterias íons de lítio (Li-Ion)

Vamos começar a lista falando justamente sobre as de íons de lítio, que, como já explicamos, são os tipos de baterias utilizadas em eletrônicos mais frequentemente. Elas equipam seu celular, tablet, notebook e praticamente todos os gadgets atuais que fazem parte do seu dia a dia. Essas tecnologias foram desenvolvidas para evitar o efeito memória, muito comum nas baterias antigas. Isso significa que os eletrônicos que as recebem não precisam ser carregados completamente antes de seu primeiro uso. Além disso, elas são mais leves, estáveis e seguras que as suas antecessoras baterias de níquel.

Baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd)

Esses tipos de baterias foram muito utilizados em celulares entre o final da década de 1990 e começo dos anos 2000. Como a tecnologia é barata, diminuiu muito o custo de produção de celulares. No entanto, os elementos químicos utilizados na produção desses componentes eram nocivos ao meio ambiente e essas baterias ainda sofriam com o efeito memória. Elas não são mais utilizadas nos smartphones, mas podem ser encontradas em pilhas descartáveis e recarregáveis.

Baterias hidreto metálico de níquel (Ni-MH)

As baterias de hidreto metálico não são mais encontradas no mercado, mas eram bem comuns em notebooks há alguns anos. Essa tecnologia também foi responsável pela popularização das pilhas recarregáveis. A sua composição é a mesma das baterias do item anterior, com exceção do cádmio, o que as tornam menos prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, elas também ofereciam mais leveza e maior capacidade de carga aos eletrônicos.

Baterias de polímeros de lítio (Li-Pro)

Entre os diversos tipos de baterias utilizadas em eletrônicos, as de polímero de lítio são consideradas por muitos como a tecnologia mais avançada encontrada no mercado atualmente. Elas possuem capacidade para guardar mais energia do que as de íon, o que as torna ainda mais leves. Apesar de já serem utilizadas em alguns notebooks e smartphones, esses componentes não são populares devido ao seu alto custo de produção.

Quer saber mais? Clique aqui e desvende 6 mitos sobre as baterias de eletrônicos e assista ao vídeo sobre as principais diferenças entre a bateria de lítio e a bateria de níquel: 

Está procurando baterias para seu eletrônico? Na BB Baterias, você encontra as tecnologias mais avançadas em baterias para smartphone, câmera, filmadora, notebook, entre outros eletrônicos!

[uam_ad id=”966″]

Exames: Quais Materiais Especificos Sao Usados E Quais Propriedades Especificas Possui Baterias De Telefone Celular/ Camerasdgitais. Pesquise 842.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.833 Visualizações

Página 1 de 2

Como são produzidas as baterias de lítio?

tebooks, tablets, smartphones... Se hoje em dia você pode contar com uma infinidade de aparelhos eletroportáteis, muito dessa mobilidade se deve a um metal que, além de molenga, também é muito difícil de ser encontrado por aí: o lítio. Desde que as suas propriedades de condutividade elétrica foram descobertas, o metal vem sendo utilizado nas mais variadas frentes de trabalho.

Além dos eletrônicos portáteis citados acima, hoje as baterias de íon de lítio (Li-Ion) habitam também algumas máquinas pesadas e vários modelos de veículos automotores. Com essa ampliação de uso, a produção do material também vem ganhando uma turbinada. Apesar disso, a demanda do metal pode ainda se mostrar maior do que a oferta, afinal de contas, o processo produtivo do lítio é caro e demorado. Confira!

Lítio? O que é isso?

Revisitando um pouco o material das aulas de química, podemos dizer que o lítio é o terceiro elemento químico da tabela periódica, sendo pertencente à família dos alcalinos. Representado pelo símbolo “Li”, ele traz uma estrutura com três prótons e três elétrons, além de uma massa atômica de 7 u.

O lítio é considerado o metal mais leve existente na Terra (isso, é claro, desconsiderando-se outras “invenções” de laboratório, como o aerografite ou o grafeno, por exemplo), apresentando a metade da densidade da água. Ele também é supermacio e traz uma cor branca com características metálicas, o que o faz parecer uma espécie de amido de milho quando está em sua forma natural.

Algumas curiosidades fazem parte do mundo que envolve o lítio. A palavra, por exemplo, vem do grego e significa pedra. Outro ponto que chama a atenção é o fato de que, além de servir para a elaboração de baterias de íon de lítio, o material também tem aplicações médicas, sendo utilizado no tratamento da depressão e de transtornos bipolares. Já teve até médico falando que seria bom ter uma dose do elemento despejada diretamente no abastecimento de água das cidades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Qual material usado nas baterias de celular?

As Baterias de Celular podem ser chamadas de Baterias de Íon-Lítio. Carregam este termo pois sua matéria-prima básica é o Lítio, capaz de produzir uma tensão duas vezes maior do que as sucessoras baterias feitas de Zinco-Carbono ou Alcalina, em média possui 3 volts.

Qual o material usado para fazer bateria?

Qual é o material mais usado para fabricar baterias? - Quora. É o plástico! Não importa qual o tipo de bateria, todas usam plásticos na sua composição.. É fato que as baterias de li-ion (ions de lítio) tem maior capacidade de armazenamento de energia versus volume que as de chumbo-ácido.

Como é feito as baterias de celular?

As baterias de celulares e computadores atualmente são feitas de Lítio, em sua maioria, daí vem o nome bateria Íon-lítio. O elemento substitui os dispositivos alcalinos que eram conhecidos por “viciar” depois de certo tempo de uso.

Quais materiais são utilizados para a fabricação de baterias de celular é que propriedades específicas possuem esses materiais?

Com alta densidade específica de energia, a bateria de lítio óxido cobalto é muito utilizada na fabricação de smartphones, notebooks e câmeras digitais. A composição principal da bateria consiste em de um cátodo de óxido de cobalto e um ânodo de carbono de grafite.