Quais os 3 três períodos históricos do atletismo?

Grátis

55 pág.

Quais os 3 três períodos históricos do atletismo?

  • Quais os 3 três períodos históricos do atletismo?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Metodologia do Atletismo 2
JACY ROCHA
2015
História 
O Atletismo é a modalidade esportiva, com organização e regras (ainda que arcaicas) mais antiga da história. E apesar da primeira Olimpíada ter sido organizada pelos gregos no ano 776 a.C. o Atletismo vem de muito antes.
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos:
1º - De suas origens: nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.;
História
2º - Da Idade Média: a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa;
3º - Do renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de
Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.
A Origem do Atletismo
As primeiras Civilizações no Egito e Mesopotâmia, milênios antes dos Jogos na Grécia antiga, tinham a tradição de atividades atléticas . Isto é comprovado por fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas já em 3.000 a.C.
História
História
A Origem do Atletismo
No Egito e Mesopotâmia, o interesse por atividades atléticas ficou registrado em templos e tumbas. O esporte no Egito antigo incluía: luta, combate com varas, boxe, acrobacia, arco e flecha, vela, jogos de bola, eventos equestres e esportes típicos do Atletismo como Corridas, lançamentos de peso… Textos egípcios mostram a importância da atividade física na preparação do faraó e membros da corte.
Os gregos pré-clássicos – micênicos e minóicos
Além do Egito e Mesopotâmia, outras civilizações, inclusive na própria Grécia pré-clássica, já praticavam o atletismo antes dos Jogos
Olímpicos.
Os Minóicos, civilização que habitava a ilha de Creta no período de 2.100 a 1.100 a.C., tinham interesse especial pela ginástica. Os afrescos indicam que as atividades atléticas eram praticadas por membros da nobreza em áreas perto do palácio.
Na cultura Minóica, os touros eram muito importantes (lembrem-se da lenda do minotauro de Creta) e também faziam parte dos eventos esportivos através do salto sobre o touro. 
Os gregos pré-clássicos – micênicos e minóicos
Outros esportes praticados pelos minóicos eram o boxe, lutas e acrobacias.
Já os micênicos (1600-1100 a.C.), adotaram os esportes minóicos e acrescentaram a corrida de bigas e competições de pista. Tal qual na Creta minuana, os esportes tinham caráter religioso.
No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado porque os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, violentariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, caso não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matar seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.
Os gregos ganharam a batalha, mas a luta levou mais tempo do que haviam pensado, de modo que temeram que eles executassem o plano. Para evitar isso, o general grego Milcíades ordenou a seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia. Filípides correu essa distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu dizer apenas “vencemos”, e caiu morto pelo esforço.
Em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova cuja distância era de 40 km, mas em 1908, esta foi estipulada em 42,195 km. A maratona é um símbolo das Olimpíadas e principalmente um símbolo do Atletismo.
A maratona lendária
A maratona lendária
A maratona lendária
A História do Atletismo 
(agora como esporte)
O berço do esporte organizado situa-se, porém, na Grécia. Segundo Filóstrato, em 1225 a.C. foi disputado o primeiro pentatlo, série de cinco provas (corrida, salto em distância, luta, lançamento de disco e dardo), por um mesmo atleta.
Mas os jogos olímpicos, recriados por Ífito, só começaram a ser contados de 776 a.C. em diante, quando os nomes dos campeões passaram a ser inscritos nos registros públicos.
A História do Atletismo 
(agora como esporte)
Nas corridas, os atletas dispunham-se à boca de um túnel, localizado a oeste do bosque sagrado, numa linha de saída denominada áfese. Um toque de uma trombeta, em forma de cone, precisava o instante da partida, que também podia se anunciada pelo juiz, a viva voz.
A História do Atletismo 
Nos saltos, era permitido ao atleta impulsionar o corpo, desde que seus pés não ultrapassem uma linha-limite riscada no solo. O vencedor era o que atingisse a maior distância, na soma de três saltos.
O disco, antes de pedra, passou a ser de bronze, ao tempo de Ífito. Era mais grosso ao centro, fino nos bordos, media de 20 a 36cm e pesava 5kg. O discóbolo situava-se num trampolim ou barreira de terra batida, e ali reproduzia o gesto imortalizado por Mílon ou Milão de Crotona, atleta cujo lançamento de disco é, até hoje, um dos símbolos dos jogos olímpicos.
A História do Atletismo 
(agora como esporte)
O dardo, aproximadamente com 1,80m de comprimento, tinha uma extremidade de ferro pontiaguda que possibilitava ao atleta, com o lançamento, fincá-lo no solo. Sua propulsão fazia-se com o auxílio de uma correia de 40cm, enrolada um pouco atrás do centro de gravidade do dardo. Essa correia, acionada com força no momento do arremesso, impunha um movimento rotativo ao dardo, levando-o a grandes distâncias.
A História do Atletismo 
O programa dos jogos olímpicos manteve-se praticamente o mesmo por toda a Antigüidade. No século VII a.C., em Esparta, houve modificações, para que as mulheres também pudessem competir. Coube a Licurgo a decisão da participação das mulheres, pois a missão das mulheres livres era gerar filhos vigorosos
. Nos jogos realizados em Delos, elas participavam de corridas a pé, por categorias segundo a idade, cumprindo um percurso equivalente a 160m.
A História do Atletismo 
Os romanos, já no século I d.C., prosseguiram com a tradição dos jogos olímpicos, embora com espírito mais recreativo do que competitivo, até que, em 393, o imperador Teodósio – responsável pela matança de dez mil gregos em Tessalonica – se converteu ao cristianismo, após curar-se de grave enfermidade: para ganhar o perdão de Ambrósio, bispo de Milão, concordou em suprimir todas as festividades pagãs,
inclusive os jogos olímpicos
O atletismo dos romanos já apresentou uma fase de decadência em relação aos gregos, não só por ser menos competitivo e sem fim educativo, mas também porque o atleta, em geral escravo ou prisioneiro de guerra, estava muito longe de gozar do prestígio social dos antigos competidores gregos. Como o gladiador, ele era treinado para divertir, no circo ou no anfiteatro. Os jovens romanos de boa posição preferiam as corridas de bigas, as corridas, saltos e lançamentos que os gregos quase cultuavam.
As	provas	que	se	realizaram	em	Londres	e	outras cidades	inglesas,	em	1154,	não	passaram	de	um recomeço discreto. Eram corridas, saltos em distância e altura, lançamentos de peso e outros jogos de campo, praticados sem regras fixas.
A Europa medieval, então interessava-se mais pela cavalaria, pelos exercícios militares que aperfeiçoavam o manejo de espadas, lanças, arco e flecha, mais úteis numa época de guerras, quase permanentes. Alguns reis, como Eduardo III, chegaram a proibir a prática de qualquer esporte que não tivesse associado ao treinamento dos soldados, incluindo o atletismo.
As provas regulamentadas pelos educadores vitorianos – e que serviram de ponto de partida para o moderno programa de competições atléticas – compreendiam as quatro modalidades clássicas dos gregos (corrida, salto em distância, lançamentos de dardo e disco) e muitas variantes por eles criadas ou adaptadas. As corridas eram disputadas em várias distâncias,

Página12

Quais as 3 principais modalidades do atletismo?

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos.

Quais são as 3 divisões das provas do atletismo?

Atualmente o atletismo é composto por provas de pista (corridas de velocidade, meio-fundo e fundo) e provas de campo (saltos, lançamentos e arremessos).

Quais são as etapas do atletismo?

A corrida compõe-se das seguintes fases:.
Contato Inicial (Footstrike).
Médio Apoio (midsupport).
Desprendimento (Toe-off).
Oscilação (Swing).
Desaceleração (Desaceleration).

Quais os registros históricos mais antigos da prática do atletismo?

No entanto, o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.C. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200 m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história. O formato moderno do Atletismo remonta a meados do Século 19.