Quais os benefícios em desenvolver a inteligência emocional para sua vida pessoal e profissional?

Você sabia que a inteligência emocional pode contribuir para você se tornar um profissional de sucesso? Então, essa qualidade é tão importante no mercado de trabalho quanto se manter atualizado na sua área. 

Sendo assim, aprender a lidar bem com as suas emoções é um requisito básico para conseguir ocupar aquela vaga tão sonhada na sua empresa preferida. Além disso, a inteligência emocional contribui para você saber como agir em circunstâncias críticas, quando é mais difícil se controlar perante as adversidades.

Por isso, o Voomp preparou este artigo para você entender tudo sobre a inteligência emocional. Além disso, para você aprender como essa característica pode transformar a sua carreira profissional. Vem com a gente!

O que é inteligência emocional?

O conceito de inteligência emocional é o conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Dessa forma, representa como se percebe, processa e compreende  as sensações.  Além de contar com a habilidade para gerenciá-las da melhor maneira.

Sendo assim, o conceito foi difundido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, do autor norte-americano Daniel Goleman, em 1995.  Na obra, o escritor apresenta as habilidades necessárias para perceber, compreender, administrar e alterar seu estado emocional ou de outra pessoa.

Assim, a pessoa que conta com a inteligência emocional apurada conta com melhores habilidades para pensar, sentir e agir de forma consciente. Dessa forma, consegue controlar as emoções e suas atitudes para agir com mais racionalidade nas situações. 

Além disso, a inteligência emocional permite que a pessoa construa relações mais  saudáveis, compreenda melhor as emoções das outras pessoas. Dessa forma, há a oportunidade de adquirir mais qualidade de vida.

Por isso, um bom exemplo para demonstrar como a inteligência emocional pode contribuir para a rotina de trabalho é pensar em uma pessoa que acabou de terminar um namoro de anos. Logo, a pessoa se encontra arrasada. Entretanto, chegado no trabalho, consegue separar a vida pessoal e entrega todas as demandas com qualidade. Assim, o profissional conseguiu controlar suas emoções no período do trabalho para agir profissionalmente. 

Quais são os pilares da técnica? 

A inteligência emocional conta com pilares importantes para a sua prática.  Dessa forma, o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie) e da Associação Brasileira de Inteligência Emocional (ASbie), Rodrigo Fonseca, classifica cada um desses fundamentos. 

Por isso, entre esses pilares da inteligência emocional estão: 

Percepção das emoções –  É necessário conhecer as emoções humanas para agir adequadamente. Sendo assim, é necessário reconhecer tanto as suas emoções quanto as das pessoas ao redor.  Dessa forma, é possível identificar a mensagem e os significados;

Autorresponsabilidade –  Outra ação importante para a inteligência emocional é  assumir a responsabilidade por todas as ações que acontecem na vida. Dessa forma, é preciso reconhecer ser responsável pelo sucesso, fracasso, erros  e acertos;

Foco – Se manter sempre focado em todas as atividades executadas é imprescindível para ter sucesso nas ações. Por isso, atenção aos aspectos positivos das pessoas e situações é essencial; 

Gerenciamento das Emoções – Para colocar em prática a inteligência emocional, é preciso conhecer suas reações a cada emoção. Além disso, é importante se policiar para responder aos desafios emocionais da maneira mais adequada possível; 

Ação –  Para poder enfrentar o medo, tristeza e raiva é preciso agir e se desafiar. Somente dessa forma é possível encontrar o amor e alegria. Além de você conseguir os resultados esperados em todos os setores da vida. 

Como a inteligência emocional pode contribuir no trabalho? 

Como você pôde perceber, a inteligência emocional pode contribuir para identificar com mais precisão suas emoções e as razões para cada uma delas. Dessa forma, você pode utilizar essas informações para moldar seus comportamentos e as reações perante as adversidades. 

Por isso, através de ações comportamentais, se torna possível aumentar a capacidade de resiliência e a de se  adaptar muito mais rápido à situações adversas. Desta forma, você não desperdiça energia ou tem desgaste emocional com coisas irrelevantes. 

Então, os benefícios ofertados pela inteligência emocional trazem ganhos para os setores pessoais e profissionais da vida. Sendo assim, no ambiente de trabalho é possível diminuir o estresse do dia a dia e aumentar a produtividade durante a rotina. Além disso, melhora o autogerenciamento e a relação com as outras pessoas. 

Ainda é uma importante característica alcançada através da inteligência emocional poder se focar na atividade profissional – apesar das situações difíceis ou inesperadas. 

Quais os benefícios?

Aprimorar a inteligência emocional traz diversos benefícios para sua carreira. Além de auxiliar a chegada ao tão desejado sucesso profissional. Por isso, entre os benéficos da técnica estão: 

  • Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança;
  • Comprometimento com metas pessoais e profissionais;
  • Melhora do relacionamento interpessoal; 
  • Diminuição de conflitos em relacionamentos interpessoais;
  • Melhor senso de responsabilidade e visão de futuro;
  • Equilíbrio emocional; 
  • Melhora da comunicação e poder de influência;
  • Compreensão do sentimento das outras pessoas;
  • Melhora do senso de responsabilidade;
  • Otimização do tempo e aumento da produtividade;
  • Realização pessoal, familiar e profissional;
  • Aumento da qualidade de vida, disposição, vitalidade e bem-estar; 
  • Melhor direcionamento  das emoções;
  • Menor nível de estresse; 
  • Melhora na capacidade de tomar decisões; 
  • Clareza nas ações; 
  • Controle das emoções durante adversidades; 

Como utilizar a inteligência emocional no trabalho?

Para você aprimorar a inteligência emocional durante a rotina profissional, é possível seguir algumas dicas. Por isso, confira abaixo algumas ações que podem contribuir para você conseguir controlar as emoções e melhorar a sua carreira. 

Preste atenção aos sentimentos – Parece algo básico, mas é importante estar atento aos seus sentimentos e ao que desperta cada um deles durante a sua rotina. Além disso, é importante se atentar a como você responde a cada emoção no seu ambiente de trabalho. Dessa forma, você pode refletir sobre as questões que o atrapalham durante o trabalho. Então, percebendo seus gatilhos emocionais, pode trabalhar para adaptá-los e melhorar seu desempenho profissional. 

Entenda seus pontos positivos e negativos – Como toda pessoa, você conta tanto com pontos positivos quanto negativos. Por isso, é necessário conhecer cada um deles para utilizar essas características da melhor forma durante o trabalho.  

Pense antes de agir – Essa é até um clichê das dicas, mas é a que mais funciona. Então, parar um momento para respirar e refletir antes de agir faz toda diferença em como você vai se comportar profissionalmente. 

Quais são os benefícios da inteligência emocional na vida profissional e pessoal?

Quais os benefícios da inteligência emocional?.
Gerenciar conflitos e pressões do dia a dia;.
Ter uma comunicação mais transparente e eficiente;.
Evitar discussões e competições desnecessárias;.
Controlar impulsos e canalizar as emoções;.
Persistir diante de obstáculos e desafios;.

Quais são os benefícios de desenvolver a inteligência emocional?

A inteligência emocional faz com que seja mais fácil perceber e gerenciar os sentimentos de outras pessoas, habilidade fundamental para aqueles que pretendem ocupar cargos de liderança. Dessa forma, é possível antecipar problemas da equipe e solucionar conflitos com mais facilidade.

Qual a importância da inteligência emocional no desenvolvimento pessoal e profissional?

Saber lidar com as emoções no ambiente profissional e com os diferentes tipos de personalidade é vital para uma carreira de sucesso. A Inteligência Emocional também ajuda a desenvolver pontos como aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora na comunicação, e, claro, alta performance.

O que é inteligência emocional e como ela pode beneficiar o profissional?

Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.