Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Biomas: Bioma em uma visão resumida é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) isionômicas de vegetação semelhantes em determinada região. No Brasil os Biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.

    Biomas Amazônico :  É responsavel por 40% do territorio Brasileiro e é constituída principalmente por uma floresta tropical. É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins, representado no mapa abaixo). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

    Impactos Ambientais: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo. Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

    Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Caatinga: Este bioma, abrange quase 10% do território Brasileiro. Presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos. De acordo com o IBGE, 27 milhões de pessoas vivem atualmente no polígono das secas. A extração de madeira, a monocultura da cana-de-açúcar e a pecuária nas grandes propriedades (latifúndios) deram origem à exploração econômica.

    Impactos Ambientais: Na Caatinga, vegetação nativa e solos agricultáveis estão em desaparecimento. A pecuária e o reflorestamento tem sido a única alternativa econômica do sertanejo. Em seu conjunto, a região semi-árida está inserida num contexto onde a ação antrófica tem contribuído para o avanço sobre remanescentes florestais que, em determinados casos, é substituído ou seletivamente explorado, causando uma degeneração da composição das matas nativas da região.

    De resto, tende a se tornar mais grave o problema da desertificação. Estudo recente do Núcleo Desert da Universidade Federal do Piauí constatou que em 71 microregiões o empobrecimento generalizado dos recursos da terra já atinge mais de 52 mil hectares.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Cerrado: Bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins(como representado no mapa abaixo). Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores. Os problemas mais comuns no Cerrado são normalmente causados pelo fogo que podem ser, inicialmente como incêndios naturais e posteriormente, causados pelo homem.

    Impactos Ambientais: O cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Mata Atlântica: Neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea Brasileira(como representado ao mapa em baixo). Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à da Amazônia. Os animais mais conhecidos da Mata Atlântica são: Mico-Leão-Dourado, onça-pintada, bicho-preguiça e capivara.

    Impactos Ambientais: A destruição da Mata Atlântica começou no início da colonização europeia, com a extração do pau-brasil e continua até os dias atuais, principalmente pela pressão urbana.

   A Mata Atlântica originalmente ocupava 16% do território brasileiro, distribuída por 17 Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, e Piauí. Atualmente este ecossistema está reduzido a menos de 7% de sua extensão original, dispostos de forma fragmentada ao longo da costa brasileira, no interior das regiões Sul e Sudeste, além de trechos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e no interior dos estados nordestinos.

   Das espécies vegetais, muitas correm risco de extinção por terem seu ecossistema reduzido, por serem retiradas da mata para comercialização ilegal ou por serem extraídas de forma irracional como ocorreu com o pau-brasil.

   Para a fauna, observa-se um número elevado de espécies ameaçadas de extinção, sendo a fragmentação deste ecossistema, uma das principais causas. A fragmentação do habitat de algumas espécies, principalmente de mamíferos de médio e grande porte, faz com que as populações remanescentes, em geral, estejam subdivididas e representadas por um número consideravelmente pequeno de indivíduos.

   Apesar de toda a destruição que o ecossistema vem sofrendo, aproximadamente 100 milhões de brasileiros dependem desta floresta para a produção de água, manutenção do equilíbrio climático e controle da erosão e enchentes.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Pampa: Também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos. O Pampa é composto basicamente de gramíneas, herbáceas e algumas árvores. Vegetação tipica do Rio Grande do Sul (como representado no mapa abaixo) .A vegetação consiste de gramíneas, com arbustos e pequenas árvores que aparecem isolados. Os pampas têm clima subtropical frio, sendo a temperatura média anual de 19°C.

    Impactos Ambientais: Nos Pampas, a agropecuária tem bastante força, o que vem provocando problemas ambientais, como a erosão do solo. Cerca de 50% do mesmo, é ocupado por áreas rurais: valor relativamente pequeno, se comparado aos outros biomas. Entretanto, os pampas é o que possui menor porcentagem territorial destinada à conservação e um dos menos estudados.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Pantanal: Este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul (como representado no mapa abaixo).É constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.

    Impactos Ambientais: No Pantanal, os principais impactos ambientais podem ser enumerados a partir dos seguintes fatores:

  •  Pecuária extensiva – Emulação com a fauna nativa.
  • Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais.
  •  Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios.
  • Turismo e migração desordenada e predatória – Fogos na região, causando a morte das aves.
  •  Aproveitamento dos cerrados - A má administração das lavouras causa grandes erosões no solo e a utilização de biocidas e fertilizantes contamina os rios.
  • Plantio de cana-de-açúcar - Provoca dano à preservação ambiental, trazendo grandes perigos para a contaminação de rios.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Mata de Cocais: Ocupa uma zona de transição entre a Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste brasileiro, abrangendo porções dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins(como representado ao mapa abaixo). Possui solos secos e florestas dominadas por palmeiras. Sua vegetação é formada por palmeiras, como o buriti, oiticica, babaçu e carnaúba.

    Impactos Ambientais: Pelas questões históricas, como as intervenções da época da Didatura Militar no Brasil, o bioma é naturalmente fragilizado, e a procura de solos fertéis, extração de minérios e de madeira, além da instalações industriais, estão poluindo o aquífero Tocantins-Araguaia, terras fertéis, e o desmatamento provocam o acumulo de gás carbônico, metano e dejetos domésticos, aquecem e enfraquece os animais que convivem. No futuro, a maior parte deste bioma estará savanizada ou desertificada.

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Mata Araucária: A Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical. No Brasil, ela está presente nos estado de São Paulo e, principalmente, nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como representado ao mapa abaixo). Sua vegetação é composta por árvores aciculifoliadas, com folhas em formato de agulha, e a espécie predominante é o pinheiro-do-paraná.

    Impactos Ambientais:Possuindo muitas madeiras de grande valor econômico esta formação vegetal foi muito devastada pelo homem nos últimos anos, correndo agora o risco de desaparecer. O solo descoberto, deixado no lugar da antiga mata, sofre erosão e carregamento pela chuva; provocando assoreamento nos rios e grandes enchentes.

     Mesmo os incentivos ao reflorestamento, fornecidos pelo governo, não obtiveram os efeitos desejados, já que utilizam-se, para isso, de espécies estrangeiras de rápido crescimento e maior produtividade, como o pinus e o eucalipto. Com isso descaracteriza-se tremendamente a comunidade desse ecossistema, eliminando a possibilidade de existência dos animais que dependem dos pinhões. 

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

    Bioma Manguezal: Localiza-se em vários pontos da costa brasileira(como representado no mapa abaixo), sendo mais comum onde o mar se encontra com as águas doces dos rios. É caracterizado por ser uma área alagada de fundo lodoso e salobro. Entre os principais animais encontrados no mangue estão o caranguejo e a ostra.

    Impactos Ambientais: Tem resultado em um desmatamento em alta escala, aterramento e drenagem dessas regiões resultando em um desequilíbrio ambiental muito grande devido o número elevado de morte de espécies da fauna e da flora desse ecossistema. Consequentemente, as mortes das espécies vão causar um desequilíbrio ainda maior, pois atingirá não somente o manguezal em si, mas também toda a região ao seu redor, pois com certeza existirá uma dependência entre elas, como comércio, turismo, agricultura, etc. 

Quais os principais impactos ambientais causados pela ação do homem no Cerrado?

Disponível em: Desenvolvimento Sustentável - Impactos Ambientais em Biomas Brasileiros

                      Impactos Ambientais em Biomas Brasileiros

                      Biomas Brasileiros - Mundo Educação

Quais são os impactos ambientais causados pelo homem no Cerrado?

Contaminação do solo e da água; Erosão; Esgotamento dos recursos naturais.

Quais são os principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Qual é o principal problema ambiental sofrido pelo bioma Cerrado quais as causas da sua ocorrência?

As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária. ... Além disso, apenas 3% da área do Cerrado é formada por reservas e unidades de conservação, o que é considerado um índice muito baixo.

Quais os principais consequências da degradação do Cerrado?

Os principais efeitos da degradação do Cerrado são a perda da biodiversidade e o risco de extinção de muitas espécies, algumas delas endêmicas (só existem nessa região), tais como a raposa-do-campo e o lobo-guará.