Quais os principais impactos que sofrem as populações e o meio ambiente em razão da comercialização do petróleo no mundo?

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.

Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta.

Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.

Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio.

A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.

É bom destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo pode impedir que os países se desenvolvam em outras atividades produtivas, como a industrial. Dessa forma, grande parte das nações do Oriente Médio não é considerada industrializada, salvo Israel que detém índices melhores em relação a seus vizinhos. O que deve ser levado em conta é o esgotamento de recursos minerais, em que o petróleo está inserido, pois assim, quando as jazidas se findarem, as economias que dependem da atividade vão ingressar em um colapso econômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O petróleoé um importante combustível fóssil e tem origem na decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de pressão e temperatura. Esse recurso energético é utilizado amplamente no mundo, inclusive na produção de uma série de produtos, como o plástico. Entretanto, a exploração do petróleo tem causado problemas ambientais graves, os quais serão apresentados ao longo deste texto.

Leia também: A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças

Tópicos deste artigo

  • 1 - O que é o petróleo?
  • 2 - Poluição por petróleo
  • 3 - Limpeza de áreas atingidas por petróleo

O que é o petróleo?

O petróleo é um combustível fóssil, sendo formado por uma complexa combinação de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Sua formação ocorre por meio do acúmulo de material orgânico que foi soterrado e sofreu modificações complexas ao longo de milhares de anos. Esse combustível fóssil, que é encontrado em bacias sedimentares, geralmente, está associado à água e gás natural.

Quer entender melhor a composição, utilização e a história desse combustível fóssil? Acesse o texto: Petróleo.

Poluição por petróleo

Quais os principais impactos que sofrem as populações e o meio ambiente em razão da comercialização do petróleo no mundo?
Quando o óleo entra em contato com os animais, pode levá-los à morte por uma série de fatores, como intoxicação e desequilíbrio térmico.

O petróleo pode ser liberado no ambiente como resultado de uma série de eventos, tais como acidentes com navios-petroleiros, acidentes nas plataformas de petróleo e lançamento de água utilizada para lavagem de tanques onde o petróleo é armazenado. Ao ser derramado no meio ambiente, o petróleo desencadeia uma série de prejuízos para o ecossistema, causando alterações químicas e físicas no ambiente, além, é claro, de prejudicar a vida existente naquele local.

Ao cair no ambiente marinho, por exemplo, o petróleo impede a passagem de luz. Isso afeta de maneira imediata o fitoplâncton, organismos fotossintetizantes e que, portanto, necessitam de luminosidade. Com a redução do fitoplâncton, o zooplâncton, que se alimenta desses organismos, acaba tendo sua reserva de alimento reduzida. Desse modo, o petróleo afeta de maneira negativa toda a cadeia alimentar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não somente o ambiente aquático é atingido pelo petróleo, as áreas de manguezais também podem sofrer com essa poluição. Nesses ecossistemas, o óleo impregna no sistema radicular das plantas que ali vivem, impedindo, desse modo, a absorção de nutrientes e oxigênio. Além disso, como a região é amplamente utilizada para a reprodução de algumas espécies, essas podem também ser afetadas. Esse é o caso de uma grande variedade de espécies de caranguejos.

Os animais aquáticos, tais como peixes e tartarugas, podem também morrer em consequência do derramamento de petróleo. Eles podem intoxicar-se com o petróleo, morrer por asfixia ou até mesmo ficarem presos no óleo. As intoxicações são responsáveis por comprometer, por exemplo, o sistema nervoso e o sistema excretor desses animais.

Não podemos esquecer as aves marinhas, as quais retiram seu alimento desses ambientes. Quando cobertas de óleo, essas aves simplesmente não conseguem voar ou nadar. Além disso, a presença de óleo em seus corpos pode desencadear um desequilíbrio térmico, matando esses animais de frio ou calor a depender do clima da região.

A poluição do ambiente por petróleo prejudica também o homem, já que o turismo pode diminuir, além de a atividade pesqueira também ser afetada. Desse modo, a poluição por petróleo causa prejuízos diretos à população dessas regiões.

Principais consequências da poluição por petróleo

  • Formação de uma barreira que impede a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese.

  • Animais podem intoxicar-se, morrer por asfixia, ter seu equilíbrio térmico alterado ou ficarem presos no óleo.

  • O óleo, quando atinge os manguezais, afeta as plantas que ali vivem, bem como os animais que ali se reproduzem.

  • A poluição por petróleo causa problemas financeiros para a população da região atingida, pois prejudica o turismo e atividades econômicas, como a pesca.


Leia também: Problemas ambientais brasileiros

Limpeza de áreas atingidas por petróleo

Quais os principais impactos que sofrem as populações e o meio ambiente em razão da comercialização do petróleo no mundo?
A retirada de petróleo nem sempre é fácil.

A limpeza das áreas atingidas por petróleo não é tarefa fácil. Dentre as técnicas de limpeza disponíveis atualmente, podemos citar:

  • Barreiras de contenção: buscam impedir que o petróleo se espalhe por mais áreas.

  • Skimmer: equipamento que garante a retirada do petróleo da água por meio de um dispositivo captador e um sistema que garante o bombeamento do óleo para um local de armazenamento. Normalmente o skimmer é acompanhado pelo uso da barreira de contenção.

  • Dispersantes químicos: produtos químicos são utilizados com o objetivo de remover o óleo da superfície da água.

  • Biorremediação: técnica que se baseia na degradação do petróleo por meio do estímulo da atividade de micro-organismos capazes de metabolizar os constituintes do petróleo. Em alguns casos, esses micro-organismos já estão presentes no local; em outros, é necessário inseri-los no meio.

  • Remoção manual: é feita em ambientes costeiros, sendo utilizados objetos como pás, latas, carrinhos de mão, entre outros.

  • Remoção mecânica: é também realizada em ambientes costeiros, e a retirada do óleo ocorre por meio de veículos e máquinas.

Vale destacar que várias outras técnicas podem ser adotadas para retirar o petróleo do meio ambiente. A utilização de cada técnica depende de fatores como a concentração do óleo e suas características.
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Quais os principais impactos que sofrem as populações e o meio ambiente em razão da comercialização do petróleo no mundo?

Principalmente a poluição dos mares, mas também a escassez desse recurso. O mundo capitalista, faz com que esses produtos sejam bastante utilizados e dessa forma explorados em larga escala e isso faz com que os mares acabem sendo poluídos, os animais acabam sendo mortos e a gente acaba perdendo o recursos.

Quais os principais impactos que sofrem as populações?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais são os principais impactos ambientais na extração do petróleo Brainly?

Os problemas ambientais relacionados à exploração geram impactos ambientais, tais como: riscos de acidentes e derramamentos de óleo; vazamentos; catástrofes; desastres ecológicos; poluição ambiental; degradação ambiental; desmatamento; impacto sobre ecossistemas marinhos e terrestres; potencial poluidor de praias.

Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?

Principais consequências da poluição por petróleo O óleo, quando atinge os manguezais, afeta as plantas que ali vivem, bem como os animais que ali se reproduzem. A poluição por petróleo causa problemas financeiros para a população da região atingida, pois prejudica o turismo e atividades econômicas, como a pesca.