Quais os principais problemas nas relações interpessoais nas organizações?

4 minutos para ler

Você já parou para pensar que passamos pelo menos oito horas por dia e cinco dias por semana na empresa? E com isso, ficamos mais tempo no trabalho que em nossa própria casa?

Essa realidade tem feito com que as empresas mais bem-sucedidas do mundo façam esforços significativos para melhorar as relações interpessoais no trabalho e assim, ter colaboradores engajados e que consigam trabalhar bem em equipe. E o seu negócio está trilhando para esse caminho?

No artigo de hoje vamos investigar a importância das relações interpessoais no trabalho e aprender como elas podem contribuir para o sucesso do negócio. Confira!

Por que relações interpessoais no trabalho são importantes?

O trabalho da área de RH em uma empresa não para quando um profissional é contratado. Cabe a esse departamento estabelecer o caminho para que bons relacionamentos aconteçam na empresa. Fomentar a colaboração, a troca de experiências e garantir integração entre as equipes são algumas das maneiras como esse departamento investe nas relações interpessoais entre colaboradores.

Capital humano é o que há de mais valioso e, por isso, é preciso investir de forma constante nesses ativos, seja incentivando-os em suas carreiras ou garantindo que consigam se relacionar bem uns com os outros.

Quais os benefícios de boas relações interpessoais no trabalho?

Há muitas vantagens nas empresas que investem em melhorar as relações interpessoais. Conheça as principais delas!

Motivação

Trabalhadores que se relacionam bem uns com os outros são mais motivados e, por isso, conseguem realizar suas tarefas com maior eficiência e competência. Ao saber que podem contar com os demais membros da organização, as pessoas costumam ter mais facilidade de encarar grandes desafios e se tornam agentes de inovação.

Produtividade

Quanto maior a motivação, maior a chance de ter um time altamente produtivo. Quando a sua equipe consegue unir esforços para chegar a um objetivo em comum, ela faz isso em menos tempo e de forma melhor.

Ganho de resultados

É fato que equipes com relacionamento interpessoal fragilizado têm dificuldade em atingir as metas traçadas. A falta de comunicação e os problemas entre indivíduos se sobrepõem a um objetivo comum e a empresa perde em resultados.

Portanto, ao investir no relacionamento interpessoal na empresa, você ajudará o seu time a ter o ambiente mais propício para atingir o melhor resultado. Desse modo, todos saem ganhando.

Como melhorar as relações interpessoais no trabalho?

Gostou de ver como as relações interpessoais no trabalho contribuem para o sucesso das

empresas? Confira dicas para melhorá-las!

Coloque-se no lugar do outro

No dia a dia, costumamos ver apenas os próprios problemas como relevantes. Essa é uma das maiores causas de ruído nas relações interpessoais no trabalho. Sempre que possível, coloque-se no lugar do outro e tente averiguar se ele se sentiria ofendido ou subestimado em determinada interação.

Abra a comunicação da empresa

Quão aberta é a comunicação da sua empresa? Em muitos negócios, há apenas a comunicação vertical (chefes falando com seus funcionários sobre demandas) e ela é uma via de mão única. Isso cria um ambiente em que ideias não são motivadas ou respeitadas e no qual os colaboradores se sentem menos valorizados.

Abra as suas portas para receber sugestões dos funcionários e incentive os demais líderes a fazerem o mesmo. Comunicando-se melhor com a chefia, as equipes treinarão a habilidade de se comunicar no ambiente de trabalho e reproduzirão esse comportamento mesmo com aqueles que estão no mesmo nível da hierarquia.

Incentive o trabalho em equipe

Profissionais devem ser capazes de cumprir suas funções sozinhos, mas também precisam ter um bom relacionamento para que cumpram tarefas mais complexas. Para trabalhar esse aspecto, se dedique a workshops internos, dividindo as equipes em grupos para a realização das atividades propostas.

Como vimos ao longo do texto, melhorar as relações interpessoais no trabalho é uma maneira de contar com colaboradores mais produtivos, que se comunicam melhor e que são mais eficientes. Por isso, utilize o que aprendeu aqui para otimizar esse aspecto do seu negócio e prepare-se para colher os bons frutos.

O que achou dessas dicas para melhorar as relações interpessoais no trabalho? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos ricos como este direto na sua caixa de e-mail!

Quais os principais problemas nas relações interpessoais nas organizações?

Quais os principais problemas nas relações interpessoais nas organizações?

Mesmo profissionais que trabalham em casa dependem de construir boas relações para serem bem-sucedidos. Por isso, desenvolver um forte relacionamento interpessoal no trabalho é uma tarefa importante.

Não pode ler este texto com dicas de relacionamento de trabalho agora? Ouça o conteúdo no player abaixo!

Um estudo da Delta State University concluiu que um relacionamento interpessoal positivo no trabalho promove uma variedade de resultados benéficos para indivíduos e que intervenções de gestão podem ser fundamentais para promover amizades no trabalho, iniciando atividades sociais dentro e fora do local de trabalho. Entenda mais:

O que é?

Quando falamos de relacionamento interpessoal no trabalho entendemos a união de vários indivíduos dentro do ambiente corporativo. É comum que essa relação se desenvolva entre profissionais que trabalhem em uma mesma organização ou façam parte de um mesmo time.

“Normalmente o relacionamento interpessoal no trabalho ocorre em empresas de médio e grande porte, em função do maior número de pessoas que integram um sistema de trabalho. As pessoas costumam se aproximar por empatia, fator importante para o relacionamento interpessoal no trabalho e também para a colocação do individuo no mercado”, explica o psicólogo Marcelo Tozato.

Quer se sentir mais seguro em conversas difíceis e desenvolver seu poder de influência? Conheça o curso Comunicação Interpessoal Na Prática!

Por meio do relacionamento interpessoal no trabalho, profissionais conseguem mais facilmente feedback honesto, apoio durante momentos de crise, uma divisão melhor das tarefas do trabalho e melhora do clima organizacional.

Quais fatores que influenciam essas relações?

Em geral, os profissionais que desenvolvem relacionamento interpessoal no trabalho são pessoas que possuem metas e objetivos em comum. Eles compartilham os mesmos interesses, possuem a mesma linha de raciocínio ou vêm de backgrounds parecidos.

“A linguagem verbal e não verbal e o saber ouvir são condições importantíssimas para se estabelecer o vínculo e fortalecê-lo. A liderança tem um papel muito importante neste caso, onde deve se estabelecer por respeito e admiração. Um relacionamento interpessoal no trabalho forte é aquele que, independentemente de posição ou cargo na empresa, se estabelece por empatia e equilíbrio”, ressalta o profissional.

Leia também: O que é comunicação interpessoal?

Marcelo Tozato ainda afirma que o departamento de recursos humanos das empresas tem um papel relevante para a construção do relacionamento interpessoal no trabalho. “Depende desses profissionais proporcionar a aproximação dos colaboradores, fortalecendo laços, alinhando e fortalecendo valores e elaborando projetos que vincularão e fortalecerão o vinculo interpessoal”.

Os relacionamentos interpessoais são dinâmicos e passam por constantes mudanças, mas também tem uma vida limitada, com começo, meio e fim. Um dos maiores estudiosos do assunto, o psicólogo alemão George Levinger propôs um modelo de desenvolvimento de relacionamento que passa por cinco etapas:

Conhecimento

É o primeiro contato que se tem com a pessoa, o que depende de relações anteriores, proximidade física, primeiras impressões, entre outros fatores. Caso haja conexão e afinidade, os indivíduos podem continuar a se encontrar e ir para a próxima etapa para a construção de um relacionamento interpessoal, mas a fase de conhecimento também pode ser bastante duradoura.

Construção

A partir desse momento, as pessoas começam a desenvolver um laço de confiança e se importar umas com as outras. Isso se baseia em uma necessidade de proximidade e de estar com outros que compartilham seus interesses e motivações.

Leia também: Você é mais tímido ou introvertido? Entenda a diferença!

Continuação

Essa fase depende de um compromisso mútuo de construir um relacionamento interpessoal de longo prazo. Costuma se estender por muito tempo e ser estável.

Deterioração

Nem todas as relações acabam se desfazendo, mas as que sim costumam apresentar sinais como insatisfação, tédio e ressentimento. As pessoas tendem se comunicar menos e deixar de revelar alguns aspectos da sua vida. Alguns relacionamentos interpessoais podem se reconstruir e outros podem acabar.

Finalização

A fase final do relacionamento que pode ocorrer por término, morte ou distanciamento.

Construindo fortes relacionamentos interpessoais no trabalho

#1 Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é o ato de receber uma mensagem, de forma focada, interpretando com atenção as informações recebidas. Pode ser praticada em uma reunião, conversa casual ou em troca de feedback. Quem escuta deve desenvolver um interesse genuíno no que é falado e criar uma comunicação clara e efetiva com os colegas, o que ajuda a fortalecer um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

#2 Mantenha uma atitude positiva

Atitudes positivas são bases importantes para bons relacionamentos, inclusive dentro do ambiente de trabalho. Para isso, desenvolver habilidades como empatia, comunicação efetiva, cooperação e respeito podem contribuir para conexões mais profundas e verdadeiras.

#3 Seja respeitoso

Qualquer ambiente conta com pessoas distintas que podem apresentar pensamentos diferentes e divergência de valores. No ambiente de trabalho, especialmente, é preciso trabalhar para ser tolerante e aberto às diversas perspectivas que venham a ser apresentadas, mostrando respeito pelos colegas e seus históricos. Você pode aprender muito com as diferentes visões de mundo e melhorar suas habilidades em relacionamentos interpessoais.

#4 Esteja aberto a críticas e feedbacks

Um dos pontos positivos do relacionamento interpessoal é obter outras perspectivas, seja de como as pessoas te enxergam, aspectos para melhorar, oportunidades, fraquezas e pontos fortes. Aproveita essas relações para entender melhor como você é visto e buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento.

#5 Estabeleça limites

Apesar de os relacionamentos interpessoais serem muito importantes no ambiente de trabalho, é preciso se manter profissional em termos de foco e produtividade. É difícil dissociar a vida pessoal da profissional, mas também precisamos de um espaço exclusivo para nossa individualidade. Isso não significa ser grosseiro ou evitar colegas, apenas saber os momentos certos para dialogar.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!

Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

Quais são os principais problemas de relação interpessoal nas empresas?

Os principais problemas de relacionamento interpessoal nas empresas. Os problemas mais comuns são dificuldades de comunicação, falta de afinidade com relação a valores morais e éticos, dificuldade de respeito às regras básicas de disciplina, competição por ambição de promoção e poder.

O que pode dificultar as relações interpessoais?

O que facilita ou dificulta essas relações são o autoconhecimento e o conhecimento do outro, que fazem com que se amplie a compreensão de como as pessoas atuam no trabalho. Bom Sucesso (2002, p. 29-30) destaca algumas dificuldades mais observadas na dimensão interpessoal.

O que são problemas interpessoais?

Um problema interpessoal também pode ser definido como um conflito. De acordo com Chrispino (2007), entende-se por conflito qualquer opinião diferente ou uma maneira alternativa de interpretar ou ver algum acontecimento.

Quais as causas de conflitos na relações interpessoais?

Quais as são causas primárias para os conflitos interpessoais?.
excesso de competição no ambiente de trabalho;.
diferenças de personalidade;.
desalinhamento em termos de informação e percepção;.
escassez de recursos necessários;.
mudanças na empresa que geram tensão e medo..