Quais os principais problemas relacionados à utilização de ar comprimido?

Quais os principais problemas relacionados à utilização de ar comprimido?

Geralmente armazenado em cilindros, botijões, galões ou até mesmo através de processos mecânicos, o ar comprimido é imprescindível em diversos processos industriais, sobretudo quando se pensa na geração de energia pneumática e na limpeza de ambientes que exigem total assepsia, como é o caso da indústria alimentícia e farmacêutica.

É importante destacar ainda que o ar comprimido é inodoro e incolor, não tóxico e não inflamável, e sua importância na geração de energia se dá em decorrência da pressão, que está acima da pressão atmosférica, tornando-o extremamente versátil e utilizado para as mais variadas aplicações, como vimos inicialmente.

Para que o ar comprimido consiga desempenhar tais funções de maneira eficiente e segura, é fundamental que ele esteja sempre limpo e seco, a fim de evitar falhas em processos de automação pneumática ou na vedação de cilindros e válvulas, por exemplo. 

Sendo mais específico quanto à aplicação do ar comprimido, ele pode ser empregado no impulsionamento de martelos pneumáticos e de motores a ar ou na limpeza de produtos e artefatos e na pintura em oficinas e funilarias através dos compressores de ar, em aparelhos hospitalares, uso doméstico, entre outras aplicações.

Quando falamos sobre o tratamento do ar comprimido, destacamos que esse processo é importante para garantir sua qualidade e pureza na realização das tarefas às quais é designado, seja no ramo industrial, hospitalar, doméstico ou qualquer outro.

O uso de filtros e secadores de ar é indispensável!

Quais os principais problemas relacionados à utilização de ar comprimido?

A filtragem é uma das mais importantes fases do tratamento de ar comprimido, sobretudo no segmento industrial com a aplicação pneumática. Isso se deve ao fato de que os compressores de ar quente liberam partículas sólidas que podem causar danos às peças e componentes de máquinas e equipamentos e reduzir significativamente a vida útil de tais aparatos.

Quando falamos sobre o segmento hospitalar, o tratamento de ar comprimido com a filtragem se torna ainda mais imprescindível, pois o ar que chega aos compressores nunca está puro inicialmente, muito pelo contrário: geralmente, está repleto de vírus, bactérias, hidrocarbonetos, umidade e demais partículas presentes na atmosfera. No caso dos hospitais, a incidência de vírus e bactérias é maior, dada a presença de pessoas com gripes e demais problemas de saúde (principalmente aqueles relacionados às vias respiratórias).

Além da filtragem como método de tratamento de ar comprimido, há ainda os secadores, que atuam diretamente na remoção da umidade do ar, que pode causar sérios problemas aos equipamentos utilizados na rede de ar comprimido.

Quando não há o secador de ar para o compressor, toda a umidade passa pelo equipamento e é distribuída aos espaços, causando danos a todo o sistema, uma vez que a água presente na umidade pode levar à corrosão das peças e componentes das máquinas e equipamentos.

Por fim, mas não menos importante, tratar o ar comprimido também consiste em dar total atenção ao material usado na tubulação das redes: o emprego de materiais impróprios pode causar o desgaste e corrosão do sistema, levando à produção de outros contaminantes do ar e provocando demais problemas.

A Tecnoar fornece produtos e acessórios para o tratamento do ar comprimido

Quais os principais problemas relacionados à utilização de ar comprimido?

Para auxiliar no tratamento de ar comprimido, a Tecnoar Compressores é uma empresa especializada no fornecimento de soluções para filtragem e secagem do ar, de modo que todos os processos possam ser executados de maneira eficiente, segura e ágil.

Dentre os principais produtos disponíveis em nosso catálogo utilizados no tratamento de ar comprimido, destacamos os filtros coalescentes, que são empregados principalmente para a remoção de partículas sólidas através do bloqueio de passagem delas, enquanto também remove aerossóis de água e óleo através da coalescência.

Conheça um pouco mais sobre os filtros, secadores e demais acessórios para o tratamento de ar comprimido da Tecnoar Compressores

A Tecnoar Compressores oferece filtros coalescentes puros, filtros coalescentes pré e pós-dreno, filtros de ar reguladores e lubrificadores e secadores em diversos modelos, a fim de atender clientes com diferentes demandas e solicitações em atividade no mercado.

Além dos filtros coalescentes e secadores, nossa empresa disponibiliza outros itens e acessórios muito demandados em processos de tratamento de ar comprimido, como é o caso de manômetros, reguladores de pressão, adaptadores, copos, drenos e canoplas para filtros de ar e kits completos para reparos desses filtros. 

Caso você tenha se interessado e queira obter mais informações sobre cada um desses produtos, verifique o nosso catálogo completo clicando aqui ou entre em contato com os consultores da Tecnoar Compressores (via chat ou telefone). Estamos preparados para sanar todas as suas dúvidas quanto à aplicação e características técnicas de cada item disponível em nosso catálogo. 

Assista a seguir o nosso vídeo: 

Quais são os riscos do ar comprimido?

Um jato de ar comprimido no rosto pode provocar deslocamento da retina e o rompimento do tímpano. Além disso, ao atingirem órgãos internos, o ar comprimido pode atingir o coração e gerar sintomas semelhantes ao de um ataque cardíaco.

Quais as desvantagens no uso do ar comprimido?

Má qualidade do ar comprimido Umidade, partículas, óleo, estão entre os principais contaminantes que reduzem a eficiência energética e a vida útil de seus equipamentos pneumáticos. A fonte dessa contaminação pode ser o ar atmosférico, os tanques e as tubulações, ou mesmo problemas no filtro do compressor.

Quais os cuidados que devo ter com o ar comprimido?

nunca abra um registro de serviço rapidamente, sempre faça-o lentamente; mantenha o ar comprimido longe de olhos, ouvidos, nariz e boca; fique atento às impurezas presentes no material, como cádmio, ferro, mercúrio, óleos e graxas.

Quais são as vantagens e limitações do ar comprimido?

4 vantagens do ar comprimido para a indústria.
Implantar um sistema pneumático na indústria é fácil. ... .
Os sistemas pneumáticos são mais resistentes aos ambientes hostis. ... .
O ar comprimido para a indústria possui um ótimo custo benefício. ... .
Esse tipo de sistema é mais seguro..