Quais os sintomas da sinusite

O rosto humano possui uma região chamada de “seios da face”. Eles ficam ao redor do nariz, podendo se expandir para a região entre e um pouco acima das sobrancelhas e para a área das bochechas, bem abaixo dos olhos. Parte da função dessas mucosas envolve o auxílio no equilíbrio do peso do crânio, além de ajudar na projeção da voz. 

Quando os seios da face ficam inflamados, o paciente recebe o diagnóstico de sinusite.

O que causa a sinusite?

Existem diversos gatilhos que fazem com que o paciente desenvolva a sinusite.

É o caso, por exemplo, da sinusite aguda. Geralmente, ela é ocasionada por uma gripe ou resfriado que acabou por evoluir de forma abrupta, causando a inflamação nos seios da face e os severos sintomas que podem acompanhá-la.

Caso a sinusite aguda não seja tratada da forma correta, o paciente pode desenvolver a sinusite crônica. Quem possui essa condição apresenta sintomas com maior ou menor gravidade, dependendo da época do ano e do estado do sistema imunológico.

Geralmente, quem tem sinusite crônica apresenta coriza e tosse constantes, em especial durante a manhã ou ao se levantar da cama.

Por fim, a doença pode ter uma causa alérgica, sendo chamada de sinusite alérgica, e o paciente apresenta sintomas quando entra em contato com substâncias que desencadeiam uma reação alérgica. É o caso do pó, do pólen e do ar-condicionado que, por ter um efeito secativo no ar, faz com que o paciente com sinusite sinta um incômodo ainda maior.

Quais são os sintomas da sinusite?

Os sintomas da sinusite incluem:

– coriza constante;

– dor de cabeça que se apresenta em forma de pontadas ou em sensação de peso na cabeça;

– nariz entupido;

– seios da face inchados e avermelhados;

– febre;

– cansaço;

– dores musculares;

– dor de garganta;

– dor de ouvido;

– tosse.

Além desses sintomas, pode ocorrer entupimento nasal com frequência, além da eliminação de um catarro amarelo-esverdeado que, por vezes, apresenta um pouco de sangue devido às pequenas veias dentro do nariz, que estouram por conta do atrito frequente.

Como tratar da sinusite?

Existem vários remédios para sinusite que aliviam os sintomas, fazendo com que a recuperação natural seja mais tolerável.

A inalação para a sinusite também é uma boa ferramenta. Também é recomendado pingar soro fisiológico no nariz, como forma de melhorar a consistência do muco e permitir que ele saia com maior rapidez de dentro do organismo.

O ideal é consultar um médico, de preferência um otorrinolaringologista, que é capaz de receitar um tratamento para a sinusite.

Como prevenir a sinusite?

A melhor forma de prevenir a sinusite é tomar cuidado com a saúde durante os períodos em que casos de gripe e resfriados acontecem com maior frequência. Beber bastante água e higienizar as narinas com soro fisiológico ajuda a prevenir o surgimento da doença.

Caso você, mesmo assim, fique gripado ou resfriado, cuide bem dos seus sintomas e, se tiver uma piora neles, procure ajuda médica. O tratamento inadequado de um resfriado pode levar a uma crise aguda de sinusite. Sem tratamento, essa crise pode se tornar algo crônico, capaz de atrapalhar o paciente pelo resto de sua vida.

Evitar ar-condicionado e prezar por ambientes bem limpos e higienizados, sem a presença de tapetes ou objetos capazes de acumular pó, como ursos de pelúcia, também auxilia na prevenção da sinusite.

A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.

Marque sua consulta.

Nariz entupido, redução do olfato e secreção nasal. Com base nesse quadro, você acharia que o problema é rinite ou sinusite? Ficou na dúvida? Especialistas afirmam que há realmente uma confusão entre elas por causa de alguns sintomas semelhantes (como os citados anteriormente) e até pelos nomes parecidos.

"O 'ite' no fim das palavras significa inflamação. Enquanto a rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, a sinusite atinge os seios da face, localizados nas bochechas, entre os olhos e acima deles", diz Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital Cema (SP).

Relacionadas

Além dos sintomas da rinite e da sinusite, ambas têm mais uma coisa em comum: nos dois casos, é indicado procurar um médico se os sinais não cessarem após cinco ou sete dias. O otorrinolaringologista é o especialista mais indicado para avaliar o caso, fazer o diagnóstico de rinite ou de sinusite e indicar o tratamento. Como as enfermidades são diferentes, é importante saber diferenciá-las, para evitar o uso desnecessário de antibióticos e corticoides.

A demora para procurar um médico é um problema comum, mas só piora o quadro. Segundo Denilson Fomin, otorrinolaringologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SP), o desvio de septo colabora com a hipoventilação, que por sua vez colabora com aumento de secreção no seio nasal. Esse acúmulo nos seios leva à predisposição para sinusite crônica.

"O pior é quando, além de não procurar um médico, o indivíduo usa continuamente o spray com corticoide sobre o desvio de septo. Ele não atinge a mucosa, e sim o desvio. O resultado é péssimo e pode criar até perfuração septal", diz Fomin. Antes de se estabelecer um tratamento ideal para a cavidade, é preciso conhecê-la.

O especialista diz que, se o indivíduo tem persistência de obstrução, secreção e incômodo, ele tem o direito de saber o que está acontecendo com o nariz. "E isso só é possível checando por dentro".

Quais os sintomas da sinusite

O que é rinite? É uma inflamação da mucosa do nariz que pode ser infecciosa ou causada por agentes alergênicos

Imagem: iStock

O que é rinite?

Rinite é o processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz e pode ser de curta ou longa duração. As principais causas da rinite são as infecções por vírus, bactérias ou fungos e alergias (pó, bolor, pólen, pelo ou tecido de animais e ácaro, presente em cobertores, tapetes e carpetes, bichos de pelúcia ou roupas felpudas).

Os sintomas da rinite mais frequentes são nariz entupido (obstrução nasal), secreção, espirros repetidos e coceira nasal. Mas você também pode observar os seguintes sinais:

  • Obstrução nasal intermitente ou persistente, bilateral ou não, principalmente à noite;
  • Secreção fluída clara, mas pode também ser amarelada e espessa;
  • Dor facial e frontal com sensação de peso;
  • Redução do olfato;
  • Coceira nos olhos, vermelhidão local ou lacrimejamento;
  • Fotofobia;
  • Sangramento nasal, decorrente do trauma da mucosa nasal, especialmente em crianças
  • Sensação de catarro que escorre atrás da garganta;
  • Prurido no ouvido, palato e garganta;
  • Dor de ouvido ou sensação de ouvido tampado e estalido ao deglutir.

O tratamento da rinite se baseia no seu tipo, mas é basicamente feito com anti-histamínico (antialérgico), descongestionante nasal de uso breve (não mais que dois ou três dias) e soro fisiológico hipertônico para redução do inchaço da mucosa. Os antialérgicos funcionam contra os sintomas quando há crise. O tópico é para desinflamar a mucosa e os corticosteroides reduzem o sintoma da coriza e a inflamação aos poucos.

Além dos medicamentos, fazer higiene ambiental e imunoterapia podem entrar na lista. Para a higiene, é preciso descobrir o alérgeno a combater, como o ácaro, por exemplo.

Quais os sintomas da sinusite

O que é sinusite? É uma inflamação seios da face

Imagem: iStock

O que é sinusite?

Sinusite é o processo de inflamação das mucosas dos seios paranasais (os ossos que rodeiam olhos, maçã do rosto e testa) e pode ser provocada por bactérias, vírus ou também em decorrência de alergias. Mas as causas da sinusite podem variar, influenciando a duração do problema. A sinusite crônica, por exemplo, pode ser causada por problemas anatômicos também, como desvio do septo ou estreitamento da cavidade nasal e da drenagem dos seios paranasais.

Os sintomas da sinusite costumam ser mais graves, comparados aos da rinite:

  • Obstrução nasal;
  • Secreção nasal ou faríngea espessa, amarelada ou esverdeada;
  • Tosse;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Mal-estar;
  • Cansaço;
  • Irritação na garganta;
  • Redução do olfato.
  • Dor na face;
  • Febre.

O tratamento da sinusite também se baseia em corticoides tópicos para desinflamar mucosa e, algumas vezes, em antibióticos. É importante ressaltar que não é sempre que a sinusite ataca que o indivíduo deve usar antibiótico. Se ela for fúngica, por exemplo, o antibiótico não vai adiantar. Entretanto, os números mostram que nem todos respeitam essa regra. Segundo a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço), a doença é a quinta causa mais frequente do consumo de antibióticos.

Para o diagnóstico da sinusite é necessária uma avaliação clinica e uma videonasofibroscopia (um endoscópio é colocado dentro da cavidade e checa se além da inflamação e infecção tem algum processo de obstrução mecânica). No caso da sinusite crônica (que dura mais do que três meses), pode ser necessária uma cirurgia, que "evoluiu muito", segundo Fomin. Ela é feita por meio de uma videoendoscopia, sem nenhum corte externo e com visualização muito precisa. "Removemos a mucosa doente, fungo ou pólipo sem necessidade de pós-operatório, tampão ou curativo externo", diz ele.

Quais os sintomas da sinusite

Mesmo com sintomas de rinite ou de sinusite, o uso frequente de descongestionante nasal não é indicado

Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Lavagem nasal

Tanto para a rinite quanto para a sinusite, a lavagem nasal é indicada para a prevenção. Além disso, cuide para ficar longe dos fatores desencadeadores da alergia. Mantenha a higiene da casa, evite ambientes poluídos ou com muito pó, aromas fortes, umidade, bem como o tabagismo.

Veja o passo a passo da lavagem nasal eficaz:

  • Use sempre soro fisiológico 0,9%;
  • Na falta dele, é possível utilizar solução fisiológica caseira: 1 litro de água fervida ou filtrada acrescida de 2 colheres (chá) de sal e 1 colher (chá) de bicarbonato;
  • Encha uma seringa com capacidade para 20 ml com a solução - preferencialmente morna;
  • Aplique-a nas narinas, uma de cada vez, de forma lenta e contínua.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

  • Quais os sintomas da sinusite

    VivaBem no Verão 2020: conheça os espaços na arena e na praia

  • Quais os sintomas da sinusite

  • Quais os sintomas da sinusite

  • Quais os sintomas da sinusite

  • Quais os sintomas da sinusite

    +17

  • Quais os sintomas da sinusite

  • Quais os sintomas da sinusite

    +15

Como saber se vc está com sinusite?

Nariz entupido, sensação de pressão na região do nariz, bochecha, testa e ao redor dos olhos, dores de cabeça, cansaço e febre são alguns dos sintomas da sinusite mais simples, a viral. Ela dura apenas alguns dias. Quando os sintomas começam a piorar, é sinal de sinusite bacteriana.

O que a sinusite ataca?

A doença é caracterizada por uma inflamação na mucosa dos seios da face (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal) e não é um problema hereditário, podendo, ainda, ser classificada como sinusite aguda ou crônica. Os sintomas são variados, desde a sensação de pressão na cabeça, até tosse e febre.

Onde dói quando a sinusite ataca?

Essa região é conhecida como seios da face e fica na área óssea do nariz, das maçãs dos rostos e dos olhos. Atualmente, alguns médicos usam o termo rinossinusite. Isso significa que a inflamação acontece não só no revestimento dos seios da face, mas também na cavidade nasal.

Quais os sintomas mais graves da sinusite?

Consulte um médico imediatamente se tiver sintomas que podem ser um sinal de uma infecção grave:.
Dor ou inchaço ao redor dos olhos..
Testa inchada..
Forte dor de cabeça..
Febre..
Confusão..
Visão dupla ou outras alterações na visão..
Torcicolo..
Falta de ar..