Quais os tipos de reparação possíveis para o dano ambiental é possível cumular os diferentes pedidos de reparação de dano ambiental?

Quais os tipos de reparação possíveis para o dano ambiental é possível cumular os diferentes pedidos de reparação de dano ambiental?

Farenzena & Zanchet Advocacia Ambiental

CNPJ 39.570.051/0001-94

Temos Escritórios em 6 Estados e no Distrito Federal, e atendemos de forma online todo o Brasil. CLIQUE NO MAPA

Você pode usar os links rápidos abaixo para consultar seus processos, autos ou os sistemas ambientais.

Consulte seu processo

Consultar auto de infração ambiental

Acesse os Sistemas Ambientais

CNJ e Tribunais Superiores da União

Justiça Federal

Justiça do Trabalho

Justiça Eleitoral

Tribunais Estaduais, do Distrito Federal e Territórios

Ministério Público da União

Ministério Público Estadual

Advocacia de Estado

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas dos Estados

Poderes Executivo

Poder Legislativo

OAB

Conselho Federal

Seccionais

Associações (Advogados, Juízes, Ministério Público)

Tribunais Internacionais

Quais os tipos de reparação possíveis para o dano ambiental?

As formas de reparação do dano ambiental podem ser de duas ordens: por meio da restauração natural e pela indenização pecuniária ou compensação econômica. sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Quais os tipos de danos ambientais?

Por fim, levando em conta os interesses objetivados com a tutela jurisdicional pretendida, existem três tipos de dano ambiental: o dano ambiental de interesse da coletividade, o dano ambiental de interesse subjetivo fundamental e o dano ambiental de interesse individual.

O que é reparação do dano ambiental?

Reparação civil de dano ambiental é imprescritível mesmo no âmbito de processo criminal, defende MPF. A pretensão de reparação civil do dano ambiental é imprescritível ainda que seja reconhecida no âmbito do processo criminal ou que tenha sido convertida em prestação pecuniária.

Qual o princípio que justifica a possibilidade de diferentes formas de reparação de danos ambientais de forma não excludente?

Sendo importante ressaltar um aspecto da maior importância na matéria: é o de que o princípio da reparação integral do dano que é um princípio geral na teoria da responsabilidade civil, presente expressamente pelo novo CC brasileiro no art. 944, caput tem inteira aplicação na reparação do dano ambiental.