Quais os tipos de tecido adiposo e suas funções?

Gordura engorda! Gordura entope veia! Gordura mata! Mas cadê gente falando das importantes funções do tecido adiposo no nosso corpo?

Que preconceito (misturado com medo) mais infundado… mas é compreensível! Temos medo e preconceito de coisas que não conhecemos direito. Gordura sempre teve má fama… dê uma checada no google e você verá que gordura está sempre associada a uma coisa ruim!

Então minha missão aqui hoje é te mostrar que a coisa não é bem assim… Vim TE APRESENTAR AS GORDURAS e te mostrar que elas não são essas vilãs que pregam com tanto fervor por aí! 

Nosso tecido adiposo não é uma massa amorfa que só serve para acumular gordura e ocupar espaço. Não… ele tem funções importantíssimas no nosso corpitcho!

Para começar não existe só um tipo de tecido adiposo! Existem 3: o tecido adiposo branco, o marrom e um intermediário que chamaremos de bege.

A função do tecido adiposo branco

É o tecido adiposo prevalente no nosso corpo. Ele serve para estocar energia na forma de triglicerídeos e fornecer energia a todas as células e tecidos pela liberação regulada de ácidos graxos livres, resultados da quebra dos triglicerídeos. E sua função não fica só nisso…

O tecido adiposo branco libera uma série de moléculas bioativas anti-inflamatórias e antioxidantes como as adiponectinas que têm uma relação importante com o metabolismo da glicose, diminuindo a resistência à insulina. 

Essas moléculas podem também nos proteger da temida aterosclerose! Pensa que acabou? Não, não acabou! Elas têm até mesmo um efeito protetor das nossas células intestinais!

Esse tecido tão detestado libera até mesmo algumas moléculas gasosas (pasme) que ajudam nessa ação anti-inflamatória e antioxidante, promovendo o desenvolvimento de novos capilares e veias. 

Lá no tecido adiposo branco tem uma parte importante da nossa imunidade! E de lá são liberados anticorpos (pasme de novo) que têm ação anti-aterogênica e ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. Mas ainda não acabei…

Essas moléculas liberadas pelo tecido adiposo vão para a corrente sanguínea podendo fazer efeito em tecidos longínquos como nosso coração, exercendo lá um efeito protetor. 

Eu sei… por essa você não esperava! 

Parece ilógico, mas é a mais pura verdade! Se isso não é ser (literalmente) amigo do peito eu não sei mais o que pode ser…

Tem mais! O tecido adiposo libera aquele que é o nosso maior sinal de saciedade – e é onde se encontra o hormônio leptina

É a leptina que, depois de uma refeição, vai lá no seu cérebro te avisar que já tá na hora de parar de comer, que você já comeu o suficiente. A leptina também é responsável por estimular a atividade de células de defesa do nosso corpo como as células T.

Além disso, outra função do tecido adiposo é proteger a gente de perder temperatura quando faz frio! 

É tipo um abraço, gente…

As funções dos tecidos adiposos marrom e bege

O tecido adiposo marrom é um tecido distinto, ativo metabolicamente. Ele está envolvido na regulação da termogênese, ou seja, no aumento do gasto energético do nosso corpo. 

Acreditava-se que esse tipo de tecido adiposo só era ativo em bebês e servia para manter a temperatura corporal. Mas, estudos recentes demonstraram que esse tipo de tecido adiposo tem função e ainda existe em adultos!

Além de queimar gordura, esse tecido adiposo também ajuda a esquentar a gente quando tá com frio! O tecido adiposo branco impede que a gente perca calor e o marrom produz calor! 

É abraço em dobro no frio!

Outra função desse tecido adiposo diferentão é a melhora do nosso metabolismo por diminuir os níveis de glicose sanguínea.

Já o tecido adiposo bege é um intermediário entre o branco e o marrom. Ainda se conhece bem pouco sobre ele, mas parece que ele é um tipo de tecido adiposo branco que pode ser induzido a virar marrom… enfim, espero, em breve poder trazer mais informações sobre as funções desse tipo de tecido adiposo.

Ué, mas tecido adiposo não servia só para acumular gordura?

Claro que não!!!

Viu só quanta coisa boa o nosso tecido adiposo faz por nós? É injustificada essa necessidade de eliminar a gordura a qualquer custo! Inclusive da nossa alimentação, conforme explicado no vídeo abaixo:

 

É chegada a hora de reparar essa injustiça! A gordura tem funções mega importantes no nosso corpo! Então agradeçamos a elas por todos os serviços prestados à nossa saúde! 

Mas sejamos sensatos. 

É o equilíbrio nesse sistema o responsável por todos esses benefícios e funções que o tecido adiposo nos proporciona.

Por exemplo, nos casos de síndrome metabólica quando nosso corpo se desregula e vivemos num estado de inflamação de baixo grau crônica, o tecido adiposo passa a liberar moléculas inflamatórias e toda essa harmonia que eu te contei ali em cima pode desaparecer e o caos pode se instalar.

Então é importante manter um peso saudável, uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas regulares. 

Cuidando bem das nossas gordurinhas elas também cuidarão bem da gente! Assim elas estarão sempre do nosso lado e não contra nós!

Referências:

  • OIKONOMOU, Evangelos K.; ANTONIADES, Charalambos. The role of adipose tissue in cardiovascular health and disease. Nature Reviews Cardiology, v. 16, n. 2, p. 83-99, 2019.
  • SRIVASTAVA, Shireesh; VEECH, Richard L. Brown and Brite: The Fat Soldiers in the Anti-obesity Fight. Frontiers in Physiology, v. 10, p. 1-13, 2019.
  • WEIDINGER, Carl et al. Adipokines and Their Role in Intestinal Inflammation. Frontiers in immunology, v. 9, p. 1974, 2018.

Rosana Dantas é nutricionista, mestre e doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo, autora do livro “A melatonina não serve só para te fazer dormir”  e idealizadora de um projeto de divulgação científica cheio de bom humor chamado Dieta Científica.

  • Livro: A melatonina não serve só para te fazer dormir
  • www.dietacientifica.com
  • www.facebook.com/dietacientifica
  • Instagram: @dietacientifica
  • Youtube: www.youtube.com/dietacientifica

Se você gostou dessa leitura sobre as funções do tecido adiposo, provavelmente vai gostar destas aqui que separei para você:

  • Dá para enganar o metabolismo e o hormônio da fome, grelina?
  • Hormônio da fome Grelina x Leptina: Como atuam no corpo?
  • O que é valor energético? Devemos contar calorias no dia a dia?

Quais os tipos do tecido adiposo?

2) Sabemos que existem dois tipos de tecido adiposo: o unilocular e multilocular.

O que é tecido adiposo e qual sua função?

O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética. A gordura constitui uma forma eficiente de armazenamento de calorias porque apresenta cerca do dobro da densidade calórica dos carboidratos e das proteínas.

Qual a função do tecido adiposo branco?

A função do tecido adiposo branco É o tecido adiposo prevalente no nosso corpo. Ele serve para estocar energia na forma de triglicerídeos e fornecer energia a todas as células e tecidos pela liberação regulada de ácidos graxos livres, resultados da quebra dos triglicerídeos.