Quais recursos podem facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência?

A cada ano, mais tecnologias assistivas estão sendo desenvolvidas. Rampas de acesso, pisos táteis, banheiros adaptados e outras diversas modificações são incorporadas na estrutura de nossas cidades. Contudo, a acessibilidade não deve ser apenas material, mas digital também.

A acessibilidade digital se baseia no direito e na facilidade de todas as pessoas desfrutarem de atividades, serviços, produtos e conteúdos disponíveis na internet sem nenhum tipo de impeditivo.  

Como um tema cada vez mais discutido, a acessibilidade digital vem tomando espaço e facilitando a interação de muitos PCDs com o meio digital.

Pensando nisso, diversos aplicativos são desenvolvidos para o colaborar com pessoas com deficiência, ajudando na acessibilidade digital e na qualidade de vida.

Nesse post, vamos falar um pouco de alguns aplicativos para auxiliar pessoas com deficiência, que prometem ser facilitadores no dia a dia.

Pacote de Acessibilidade do Android

Produzido pelo Google, esta aplicação é um complemento para o sistema operacional Android. É um aplicativo para cegos, que facilita o uso de aparelhos com gestos e recursos inteligentes que facilitam o uso.

Algumas funcionalidades deste aplicativo são:

  • Menu de acessibilidade: Possibilita, com um menu grande, bloquear o smartphone, controlar o volume, selecionar o brilho, tirar captura de telas e muito mais.
  • Selecionar para ouvir: A leitura de texto é ativada ao selecionar itens na tela.
  • Leitor de tela TalkBack: Receba feedback falado e controle o dispositivo com gestos.

Esse aplicativo está disponível na Play Store.

Guia de Rodas

Criado por Bruno Mahfuz, que é cadeirante , o Guia de Rodas é um aplicativo que permite que diferentes usuários possam avaliar os locais de uma determinada cidade.

Assim, quem visitar um shopping, hotel, restaurante ou o estabelecimento que for poderá relatar qual foi a experiência de se locomover com a cadeira no espaço. Inclusive, aplicando notas!

E se você acha que isso é pouco, esse aplicativo ainda conta com uma equipe formada por arquitetos que falam sobre questões de mobilidade. Dessa forma, é possível mensurar toda a acessibilidade e gerar uma qualificação.

Disponível para: Android, iOS e Windows Phone.

CittaMobi

Você já considerou o quanto pode ser complexo se locomover com transporte público em uma metrópole? E para as pessoas com deficiência, como seria esta experiência?

É analisando este cenário que o CittaMobi fornece informações para os que precisam utilizar ônibus, apontando as paradas, as principais linhas e até mesmo os terminais adaptados para esta condição.

Além disso, o aplicativo consegue até mesmo identificar se o automóvel que está se aproximando é apropriado para quem utiliza cadeiras de rodas – o que é um verdadeiro facilitador para evitar que o indivíduo faça sinal e acabe não embarcando.

Disponível para: Versão Web e Mobile, para Android e iOS.

Civida

Idealizado por Lucas Humberto Reinhardt, o Civida é um aplicativo a serviço da saúde que se mescla com uma espécie de projeto social. Isso porque seu principal interesse é ajudar o próximo, permitindo que pessoas que não possuem condições financeiras consigam receber equipamentos emprestados ou doados.

Assim, tanto pessoas pertencentes à população quanto empresas e organizações podem contribuir e mudar a vida de um indivíduo com deficiência que precisa de suporte em um momento de tanta dificuldade.

A ideia, inclusive, é auxiliar sujeitos que tenham mobilidade reduzida ou que, por alguma razão, dependam de muletas e cadeiras de rodas. Ademais, os que precisarem também de aparelhos auditivos e outros itens similares também poderão contar com o apoio do aplicativo.

Vale lembrar, aliás, que o Civida não está sozinho nesta empreitada. Portanto, outros locais estão nos bastidores da iniciativa, como o Instituto 3M e a Faculdades Integradas de Taquara. 

Disponível para: Android

BioMob

Já pensou se o GPS do seu celular jogasse a seu favor e ajudasse a encontrar os melhores locais para frequentar como uma pessoa com deficiência? O BioMob pode te ajudar com este processo!

Isso porque a plataforma pode detectar a sua localização e sugerir diferentes lugares que estão próximos de onde você está, desde que sejam adaptados. Logo, academias, restaurantes e até ambientes culturais podem ser recomendados para o seu lazer.

E não pense que somente empreendimentos entram no conceito. Paradas de ônibus, terminais e estações de metrô seguem na lista. Não é à toa que ele se tornou o aplicativo primordial para brasileiros e turistas que visitaram o Brasil para a Paralimpíada. Haja destaque!

Disponível para: Android.

Táxi Para Cadeirantes

O objetivo deste aplicativo é prestar um atendimento exclusivo para as pessoas com deficiência que vivem na cidade de São Paulo e nas regiões que também estão próximas a ela.

Assim, é possível que o usuário solicite um automóvel próprio para sua locomoção, que seja adaptado para as suas necessidades e facilite toda a mobilidade pela cidade.

Afinal, nós sabemos que é complicado encontrar um táxi normal que comporte a cadeira e ainda seja gentil com o indivíduo, não é mesmo? Por isso, esta plataforma surge como uma verdadeira salvadora e pode te ajudar ao máximo.

Disponível para: Android

HandTalk

O aplicativo Hand Talk é um tradutor automático para Libras muito inovador e útil. Nele você consegue traduzir textos ou áudios para a libras com a ajuda de Hugo, um assistente virtual em 3D.

Além de ser bastante prático de usar, o aplicativo  é muito intuitivo e conta com outras diversas funcionalidades. Através dele, é possível tornar qualquer site acessível em libras em alguns minutos, inserindo um botão.

Dentre suas funcionalidades, é possível realizar videochamadas em todo o território nacional, com intérpretes que vão fazer a tradução no mesmo instante.

O HandTalk é um aplicativo gratuito para surdos, e foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Tal título demonstra o quão efetivo é o app no universo da acessibilidade para pessoas com redução ou ausência de capacidade de ouvir. Vale destacar que o recurso está disponível no sistema operacional iOS e Android.

Be My Eyes

Esse aplicativo permite que usuários cegos identifiquem objetos ou textos através de videochamadas com uma espécie de rede solidária. Essa tecnologia aliada a generosidade, gera um resultado incrível.

A pessoa cadastrada na plataforma pode solicitar ajuda quantas vezes forem necessárias, geralmente haverá alguém disposto a auxiliá-la  — seja para descrever uma imagem, para ler rótulos de produtos ou para procurar algum item perdido em casa.

Atualmente, o aplicativo está em 150 países, contando com milhares de usuários. Importante frisar que as chamadas são feitas levando em consideração a língua e o fuso horário do solicitante. Isto é: não há perigo da pessoa incomodar o voluntário em um horário inapropriado e nem de ficar perdida em relação ao idioma.

Envision Ai

Esse aplicativo tem uma proposta parecida com outros aplicativos, como o Be My Eyes, afinal, sua proposta é identificar objetos, imagens ou textos, em auxilio a pessoas cegas, contudo, o Envision Ai, se utiliza de uma inteligência artificial que faz o reconhecimento e o informa ao usuário. 

Além de possuir outras funções, essa aplicação é muito efetiva para a leitura. Ao baixar o aplicativo você recebe 14 dias de uso grátis.

Big Launcher

O Big Launcher foi desenvolvido para pessoas idosas ou com baixa visão utilizarem smartphones com mais autonomia. Através dele, a tela inicial é alterada para uma interface com ícones maiores.

Com isso, os aplicativos ficam maiores na tela, com maior contraste, assim, mesmo com baixa visão é possível localizá-los sem dificuldade. É possível fazer algumas personalizações também, para deixar o celular ainda mais adaptado para o usuário em questão.

O Big Launcher está disponível para Android.

TelepatiX CAA e LetMe Talk,

Dois aplicativos para pessoas com deficiência que disponibilizam uma forma de comunicação alternativa. Ambos possuem boas avaliações e funcionalidades semelhantes.

Teclados otimizados, sugestões de palavras e opções de vozes alternativas para traduzir o que o usuário escreve em falas.

Esses aplicativos contam com opções rápidas de “Sim” ou “Não” e figuras que representam as ações. 

Ambos estão disponíveis para download para Android.

Você conhece ou usa outros aplicativos para facilitar seu dia a dia? Comente e ajude a tornar o dia a dia de outras pessoas mais simples. E não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber conteúdos como este. 

O que pode ser feito para ajudar as pessoas com deficiência?

Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa com deficiência. Se achar que ela está em dificuldades, ofereça ajuda e, caso seja aceita, pergunte como deve proceder. As pessoas têm suas técnicas individuais para subir escadas, por exemplo, e, às vezes, uma tentativa de ajuda inadequada pode até atrapalhar.

O que mais poderia ser inventado para facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais?

O futuro é para todos e novos equipamentos eletrônicos, softwares e roupas robóticas podem facilitar a vida de pessoas com deficiência..
BENGALA LUMINOSA. ... .
PERNAS ROBÓTICAS. ... .
Fabricante – Rex Bionics..
MOUSE OCULAR. ... .
TECLADO VIRTUAL. ... .
MOUSE VISUAL. ... .
GUINCHO DE PISCINA. ... .
STAND TABLE..

Quais os recursos que uma pessoa deficiente visual pode utilizar para facilitar a sua vida?

Confira a lista completa e veja como esses recursos podem ser úteis no dia a dia de deficientes..
Leitores pessoais. ... .
Luva robótica. ... .
Teclado em “braille” ... .
Relógio inteligente. ... .
Celular em Braille. ... .
Películas e tablets com textura..

Como incluir a pessoa com deficiência no dia a dia?

Desta forma, uma boa oportunidade de ajudar o dia a dia dos PCDs é investindo em quebrar a barreira comunicacional que existe entre elas e as demais pessoas que convivem no mesmo ambiente, sobretudo em se tratando do ambiente de trabalho em que todos podem e devem ser tratados igualmente.