Quais são as 3 três fases do processo da administração estratégica?

Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. Já possuímos mais de 500 questões. Você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.

Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre as etapas do Planejamento Estratégico.

Pense em um “trem” polêmico. Esse “trem” são as questões que abordam as etapas de planejamento e de planejamento estratégico. Isso ocorre porque temos um duelo de titãs: Idalberto Chiavenato de um lado e Djalma de Oliveira do outro. Cada um falando uma coisa, e a gente no meio, desesperado, tentando acertar as questões do concurso.

Existe, em geral, uma tendência de prevalecer, nas questões que cobram as etapas do planejamento estratégico, a classificação de Djalma de Oliveira, porém é indispensável que conheça as duas classificações para perceber alguns indícios no enunciado que podem te indicar qual a classificação que a banca está adotando.

Não conseguimos afirmar que a banca “X” adota Chiavenato, a banca “Y” adota Djalma, isto porque uma mesma banca adota ora Chiavenato, ora Djalma, ora um terceiro autor. Não existe coerência.

 Dito isso, sem neura! Vamos aprender e esquematizar tudo.

Quais são as 3 três fases do processo da administração estratégica?

Vamos inicialmente estudar os estágios descritos por Idalberto Chiavenato:

1.            Formulação dos objetivos organizacionais – serve para identificar as alternativas estratégicas relevantes, ou seja, em qual direção estratégica a organização, como um todo, deve se dirigir;

2.           Análise externa do ambiente ou auditoria externa – trata da análise das condições externas que impõem ameaças e oportunidades à organização;

3.            Análise interna da empresa ou auditoria interna – envolve a análise dos recursos, da estrutura organizacional da empresa, divisão de trabalho entre departamentos e unidades etc. Durante a análise interna pode ser utilizado o benchmarking para identificação de pontos fortes e fracos da organização.

4.           Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada – formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas;

Djalma Oliveira (2015), como vimos, adota a nomenclatura de fases do planejamento estratégico. Vejamos as principais características de cada uma das fases.

1.            Diagnóstico estratégico: Análise de todos os aspectos inerentes à realidade externa (oportunidades e ameaças) e interna (forças, fraquezas ou ponto neutro) da empresa. Essa fase divide-se ainda em cinco etapas: (1) identificação da visão, (2) identificação dos valores, (3) análise externa, (4) análise interna, (5) análise dos concorrentes.

2.           Missão da empresa:    fase na qual a empresa formula sua “razão de existir”. Define o motivo central da existência da empresa, qual é seu cliente e quais serão seus produtos e serviços. Ainda nessa fase, são estabelecidas as macroestratégias da empresa, ou seja, os caminhos que a empresa adotará para o ambiente competitivo e qual será seu posicionamento estratégico.

3.            Instrumentos prescritivos e quantitativos: os instrumentos prescritivos explicitam o que deve ser feito para que a empresa atinja os propósitos estabelecidos na missão. Os instrumentos quantitativos consistem nas projeções financeiras do planejamento orçamentário, devidamente associadas à estrutura organizacional da empresa. Desdobram-se, nessa fase, três etapas: (1) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas, (2) Estabelecimento de estratégias e políticas, (3) Estabelecimento dos projetos e planos de ação.

4.           Controle e Avaliação:  corresponde a fase responsável por assegurar que os objetivos, desafios, metas, estratégias e planos de ação sejam realizados e, se necessário, ajustados. Essa fase envolve, por exemplo, as seguintes funções: estabelecimento e análise de indicadores de desempenho, comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas e projetos e planos de ação estabelecimentos, tomada de ações corretivas, adição de informações ao processo de planejamento, para desenvolver ciclos futuros da atividade administrativa.

Que tal praticamos o que aprendermos com algumas questões?

IBFC – IPSEMG – Analista de Seguridade Social – 2014)

O planejamento estratégico, baseado no modelo neoclássico, deve seguir uma sequência de atividades ou estágios. Leia abaixo alguns destes estágios a serem seguidos durante a formulação do planejamento estratégico de uma organização, e assinale a alternativa INCORRETA:

a) Formulação dos objetivos organizacionais.

b) Análise externa do ambiente ou auditoria externa. Analise interna da empresa ou auditoria interna.

c) Formulação de alternativas, e a escolha da estratégia a ser utilizada.

d) Desenvolvimento dos planos táticos, ao invés de planos operacionais da estratégia.

COMENTÁRIO:

A questão foi formulada seguindo as etapas propostas por Chiavenato. Dentre as alternativas, a única que não apresenta uma das etapas do planejamento estratégico é a alternativa “D”, posto que devem ser desenvolvidos planos táticos e operacionais.

IBFC – IPSEMG – Analista de Seguridade Social -2014)

Sobre os estágios de análise externa e interna do processo de planejamento estratégico de uma empresa, leia as sentenças abaixo, e assinale a alternativa correta:

I. A análise externa do ambiente envolve entre outros fatores, os mercados abrangidos pela empresa, a concorrência, fatores externos como a conjuntura econômica, as tendências políticas, sociais, culturais e legais.

II. A análise organizacional das condições internas deve permitir uma avaliação dos pontos fortes e fracos que a organização possui. Entre outros fatores a análise interna envolve a análise de recursos de que a empresa dispõe para as suas operações atuais ou futuras, a análise da estrutura organizacional desta empresa, a avaliação de seu desempenho.

Estão corretas as afirmativas:

a) Apenas a afirmativa I está correta.

b) Apenas a afirmativa II está correta.

c) As afirmativas I e II estão corretas.

d) Nenhuma afirmativa está correta.

COMENTÁRIO:

Durante a etapa de diagnóstico estratégico (análise interna e análise externa), a organização considera aspectos internos e externos que podem afetar o alcance de seus objetivos.

No ambiente externo temos: ameaças e oportunidades. No ambiente interno temos as forças e fraquezas.

I. Certo. A afirmação apresenta fatores externos à organização e que são capazes de afetá-la.

II. Certo. Na análise interna, de fato, analisam-se os pontos fortes e fracos da organização.

Gabarito: Letra C.

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube (aulas ao vivo todas as terças e quintas-feiras).

Quais são as fases da administração estratégica?

Qual é o processo de gestão estratégica? As cinco etapas do processo são: o estabelecimento de metas ou objetivos, a análise, a formação de estratégias, a implementação e o monitoramento de estratégias.

Quais são as 3 etapas do planejamento estratégico?

Veja os passos do planejamento estratégico e descubra como implementá-lo em sua empresa..
1 – Missão, Visão e Valores. ... .
2 – Análise dos ambientes interno e externo. ... .
3 – Definição de metas e objetivos. ... .
4 – Definição do plano de ação. ... .
5 – Mensuração e acompanhamento de resultados..