Quais são as atividades humanas que são influenciadas pela ação do vento?

Quais são as atividades humanas que são influenciadas pela ação do vento?

Hoje vocês irão conhecer sobre um tipo de energia limpa, a energia eólica, que ao ser produzida não polui o ambiente.


Você vai conhecer a energia eólica, um tipo de energia produzida pela força do vento, que ao tocar hélices, se tornam uma usina de energia limpa. No texto você encontra informações de como essa energia tem sido utilizada, pontos positivos e negativos.

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-energia-eolica.htm

(“O que é energia eólica” – Brasil escola- disponível no site UOL)

A energia eólica é produzida em fazendas de energia, na imagem abaixo você pode ver um exemplo dessas fazendas utilizando os ventos marítimos, uma forma de aproveitar melhor esse recurso natural. Existe dessas fazendas em muitos Estados Brasileiros, e dividindo o espaço com outras atividades produtivas.

Quais são as atividades humanas que são influenciadas pela ação do vento?
https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/07/petrobras-vai-gerar-energia-eolica-no-mar.html

Veja como a força dos ventos é transformada em energia elétrica no vídeo, reflita em quantas brincadeiras o vento pode proporcionar também.

“Energia Eólica” Canal: Alfabetização Científica e mais – https://www.youtube.com/watch?v=kLIc0VMguLM

A) Agora que você já viu como funciona a produção de energia eólica, converse com sua família, e pergunte se eles já ouviram falar sobre esse tipo de energia. Caso eles não conheçam, é o momento de você explicar e divulgar a importância da produção de energia limpa.

B) pesquise e anote Estados Brasileiros produtores desse tipo de energia.

C) você viu que as hélices que são utilizadas para a produção da energia eólica, se parecem com um brinquedo o “cata vento”, faça um cata vento seguindo as orientações e aproveite o vento da sua janela.

“CATAVENTO DE PAPEL – COMO FAZER?” Canal: Canal do Luca – https://www.youtube.com/watch?v=vvLjzkIso7U

Para saber mais:

“Boca Livre, Vinícius de Moraes – O Ar (O Vento)” Canal:ChicoViniciusVEVO – https://www.youtube.com/watch?v=jAI4R01dLl8


OBJETOS DE CONHECIMENTO: Trabalho e inovação tecnológica
HABILIDADES: EF05GE07-B) Relacionar os diferentes tipos de energia com as questões socioambientais.

PROPONENTES: Adriana Lucia da Silva

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Educação Ambiental e Saúde

Lista de questões de vestibulares relacionadas com a Transformação das paisagens naturais.
Ler artigo Transformação das paisagens naturais pelo homem.

Exercício 1: (UFPB 2008)

A erosão, o desmatamento e as queimadas são fatores recorrentes de transformação da paisagem em função do uso do solo como recurso fundamental para as práticas de atividades humanas. Esses fatores são agentes causadores de impactos ambientais na agricultura de grande escala de produção. Nesse sentido, relacione os agentes citados na coluna da esquerda aos seus respectivos impactos ambientais descritos na coluna da direita:

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
Contaminação por agrotóxico
Desmatamento
Desertificação
Queimadas
Erosão
(  ) Perda da camada super­ficial da litos­fera, atra­vés da ação da água, do vento, do gelo etc.
(  ) Extinção e redução da biodiversidade, asso­reamento do leito dos rios, extinção da fauna local.
(  ) Aumento do nível de CO2 (dióxido de car­bono) na atmosfera e aquecimento global.
(  ) Degradação das ter­ras áridas, semi-ári­das e subúmidas, secas re­sultantes de diversos fatores, como as varia­ções climáticas e as ativi­dades humanas.

A sequência correta é:

A)

1, 5, 2, 4

B)

1, 3, 4, 5

C)

2, 4, 3, 5

D)

3, 5, 4, 2

E)

5, 2, 4, 3


Exercício 2: (Enem 2011)

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é:

A)

a aração.

B)

o terraceamento.

C)

o pousio.

D)

a drenagem.

E)

o desmatamento.


Exercício 3: (UFRGS 2016)

Observe as figuras abaixo.

Quais são as atividades humanas que são influenciadas pela ação do vento?

Adaptado de: VALVERDE, O. Recursos naturais e o equilibrio das estruturas regionais. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.

Considere as afirmações sobre uso da terra e morfologia agrária.

I - O plantio de café, na figura A, é conveniente, porque diminui a erosão do solo.
II - O terraceamento, mostrado na figura B, minimiza o processo erosivo.
III - A manutenção da vegetação nativa nas encostas, como mostrado na figura B, é uma morfologia agrária aconselhável.

Quais estão corretas?

A)

Apenas I.

B)

Apenas II.

C)

Apenas III.

D)

Apenas II e III.

E)

I, II e III.


Exercício 4: (Acafe 2015/2)

A dinâmica da natureza esculpe o espaço natural, edificando e reconstruindo ao longo do tempo histórico do planeta. Porém, esse mesmo espaço natural é alterado pelas ações humanas. Mesmo com toda a tecnologia, as atividades humanas ainda são influenciadas por fenômenos naturais.

Tendo em vista o exposto acima, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A)

Santa Catarina é o estado brasileiro que vem apresentando uma variedade muito grande de fenômenos naturais geradores de calamidades públicas ou situação de emergência, como foram os tornados em Xanxerê e Ponte Serrada, em abril deste ano, furacão Catarina em 2004, enchentes constantes, como as do Vale do Itajaí, dentre outros.

B)

O método e a forma de abordar a submissão da natureza pelo ser humano estão sendo modificados nas conferências internacionais, cujo foco passou a ser mudanças climáticas, bem como um novo projeto em que a lógica de mercado dá lugar a uma sociedade global consciente e harmônica em relação ao ambiente socionatural.

C)

As mudanças climáticas em vigor exigem novos paradigmas e alternativas que superem a lógica do mercado, além de um necessário planejamento que reinvente o espaço urbano, sobretudo os locais de maior vulnerabilidade, habitados pela faixa mais pobre da população.

D)

A crise hídrica que se manifesta no Brasil nos primeiros meses deste ano, e muito forte no Sudeste brasileiro, serve para repensar políticas e ações ambientais como a conservação de mananciais, a poluição dos rios marcantemente em trechos urbanos, além do desperdício individual e de distribuição da água.


O que o ser humano queria fazer aproveitando o vento?

Vento (energia eólica): Os ventos são capazes de gerar energia por meio de sua força. Essa energia é chamada de energia eólica, utilizada para geração de energia elétrica por meio de aerogeradores. Água: A água é o recurso natural essencial à existência humana.

Qual a importância dos ventos para os seres vivos?

Renova o ar que respiramos e torna possível a prática de certos desportos recreativos e radicais. Além de esculpir, a seu gosto, a natureza! O vento serve, também, para gerar electricidade, através da sua energia cinética (neste caso, energia eólica), que é amiga do ambiente, entre muitas outras benfeitorias.

Quais são as atividades humanas que são influenciadas pela ação dos ventos?

Resposta: Agricultura, pecuária, aviação, navegações marítima e fluvial, transportes terrestres, produção de energia elétrica pelas usinas eólicas etc.

Qual e a importância dos ventos para a natureza e as atividades humanas?

Importância dos ventos O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas.