Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

As características dos setores da economia: primário, secundário e terciário.

Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

Os diferentes setores da economia são responsáveis por manter a ordem econômica

Para entendermos melhor as atividades humanas de produção e consumo das mercadorias, dividimos a economia em três principais setores: o primário, o secundárioe o terciário. Dessa forma, conseguimos compreender todo o processo que vai desde a exploração dos recursos naturais à industrialização e utilização dos produtos.

Setor primário: o setor primário é a área em que as pessoas retiram os elementos da natureza (extrativismo) ou cultivam algum tipo de matéria-prima no campo (agropecuária). Assim, tudo o que é produzido nesse setor é chamado de produto primário.

Exemplo: cultivo e produção de café; extração de ouro ou prata.

Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

Plantação de café, atividade do setor primário

Setor secundário: é a área responsável por transformar as matérias-primas em mercadorias industrializadas. É o setor da produção industrial.

Exemplo: moagem, refino e empacotamento do café para o consumo; produção e confecção de joias.

Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

Fábrica de produção de café para consumo

Setor terciário: é o setor de comércio e serviços. É a área da economia em que os produtos são direcionados ao consumidor. É também o setor em que ocorrem as atividades que não estão relacionadas à produção de mercadorias, como a educação, o transporte, o turismo, a administração pública, entre outros.

Exemplos: supermercados, empresas de limpeza e vigilância, entre outros.

Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

Depois de passar pelos outros setores, o café é servido por um funcionário no setor terciário

É interessante perceber que os diversos tipos de economias no mundo possuem diferentes distribuições nos setores de suas economias. Países considerados subdesenvolvidos possuem uma concentração das atividades nos setores primários. Já os países emergentes e também os desenvolvidos possuem uma maior concentração no setor terciário.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A economia de um país é composta por diferentes áreas que têm em comum características relacionadas às várias etapas de produção de bens e, também, de prestação de serviços. Essas áreas são chamadas de setores da economia.

Dentro desses setores, estão empresas de segmentos variados que contribuem para aspectos econômicos diversos, como a geração de riqueza e, principalmente, de empregos para a população daquele país.

O desempenho de cada setor influencia no crescimento da economia, por isso que os setores são importantes para o desenvolvimento do país. Saiba o que compõe cada área e exemplos de empresas que fazem parte dos setores da economia.

O que são setores da economia?

Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

Os setores da economia são partes que compõem produtos e serviços que fazem parte da vida das pessoas e que geram emprego, renda e crescimento econômico. Logo, são as áreas que fazem a economia funcionar.

Esses setores são as etapas que produtos percorrem no ciclo da economia. Por exemplo: para uma camiseta chegar até uma pessoa, foi preciso plantar o algodão que seria usado na peça, depois colher esse material, transformá-lo em tecido, costurá-lo em formato de camiseta, aplicar estampas, comercializar o produto e entregá-lo para o cliente final.

Existem diversas etapas que envolvem os setores da economia e que vão muito além desse exemplo. Cada setor é caracterizado por seu modo de produção, sendo que alguns podem abrigar mais empregos devido suas características específicas.

São 3 os setores econômicos e cada um deles tem a sua contribuição no ciclo econômico, sendo fundamentais para que o país possa produzir mercadorias e serviços.

Quais são os setores da economia?

Quais são as atividades que fazem parte do setor primário da economia?

Setor primário

O setor primário é aquele que faz a extração de matérias-primas que servem de base para a produção de diversos produtos, pois utiliza os recursos naturais que são essenciais para iniciar o restante da cadeia de produção.

Naquele exemplo da camiseta, o setor primário seria aquele ligado ao plantio e extração do algodão. Existe uma infinidade de empresas e trabalhos que estão relacionados ao setor primário, que é o primeiro a iniciar o ciclo de produção de uma mercadoria.

Entre os exemplos de áreas que fazem parte do setor primário, estão:

  • Extração de petróleo;

  • Agricultura;

  • Mineração;

  • Pecuária;

  • Extração de recursos naturais.

Portanto, o setor primário é o que inicia cadeias de produção e permite a extração de matérias-primas e insumos que serão utilizados em outros setores para a produção de mercadorias.

Setor secundário

O setor secundário é responsável por fabricar em escala industrial produtos a partir da matéria-prima ou distribuir recursos essenciais para a população. Logo, são as fábricas e indústrias que transformam materiais gerados pelo setor primário em mercadorias.

Empresas do setor secundário atuam nas mais diversas áreas e abastecem tanto o país quanto geram produtos que serão exportados, o que é importante para a economia nacional. As indústrias do setor secundário podem ser divididas entre:

  • Indústria de bens de consumo, que atuam na montagem de produtos;

  • Indústria de base, que produz máquinas ou produtos usados por outras indústrias e fábricas;

  • Indústria extrativas, que se dedicam a produzir maquinário e outros recursos para as empresas do setor primário que atuam na extração de recursos naturais.

Fazem parte do setor secundário:

  • Empresas de fornecimento de água e luz;

  • Construção civil;

  • Fábricas de bens de consumo (produz carros, geladeiras e produtos duráveis ou não duráveis, por exemplo);

  • Metalúrgicas e siderúrgicas;

  • Fábricas de equipamentos eletrônicos.

Setor terciário

Por fim, o setor terciário é aquele que possui as atividades econômicas relacionadas a prestação de serviços, como no caso de quem é MEI, e comércios em geral. Eles podem ou não envolver mercadorias ou insumos produzidos por empresas dos setores anteriores.

Além disso, a administração e empresas públicas também fazem parte do setor terciário. A quantidade de atividades que fazem parte do setor terciário é ampla no Brasil e englobam áreas como:

  • Comércio de varejo e atacado;

  • Alimentação;

  • Transportes;

  • Educação;

  • Serviços de lazer;

  • Turismo;

  • Logística;

  • Comunicação;

  • Esportes;

  • Cultura.

Quem pensa em abrir um negócio precisa conhecer não apenas os setores econômicos, mas também quais as atividades que podem ser utilizadas para classificar o que uma empresa faz. Entenda mais sobre esse tema ao compreender a importância da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Quais são as atividades do setor primário de economia?

As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca. Não pare agora...

Quais são os produtos primários?

O Setor Primário corresponde ao campo das atividades econômicas referente à produção de matérias-primas, que também são chamadas de “produtos primários” por serem, em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza e que, posteriormente, são consumidos ou transformados em mercadorias.

Quais são as principais características do setor primário?

O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).

O que é uma atividade primária?

As atividades primárias são aquelas consideradas indispensáveis e deveras importante para atender os objetivos na área logística, seja pelas suas maiores parcelas dentro dos percentuais nos custos logísticos ou, então, são primordiais para a gestão e o cumprimento da atividade logística Os autores dividem-se entre ...