Quais são as características semelhantes entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?

Quais são as características semelhantes entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana?
Pintura da representação do enforcamento de Tiradentes. Obra de Aurélio de Figueiredo. Domínio Público/Museu Histórico Nacional http://www.museuhistoriconacional.com.br//Divulgação

Quais as diferenças e semelhanças entre a Conjurações Baiana e a Inconfidência Mineira?
Pergunta enviada por Isabela Barboza

*Resposta dada pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori

Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema.

Continua após a publicidade

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Notamos, desse modo, que há muitas aproximações entre esses movimentos e isso pode ser entendido devido às diversas imposições da coroa portuguesa sobre a colônia, os problemas administrativos e intensa exploração dos colonos.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

  • História
  • História do Brasil
  • Inconfidência Mineira
  • Pergunte ao professor

Quais são as semelhanças entre a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana?

Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua ...

Qual a diferença entre conjuração mineira e Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal.