Quais são as diferenças entre os conceitos de qualificação profissional é competência profissional?

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 6305 palavras | 26 páginas

    COMPETÊNCIA OU QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: NOÇÕES QUE SE OPÕEM OU DE COMPLEMENTAM? Erika Porceli ALANIZ[1] O surgimento da noção de competência Nos anos 90, a terminologia competência, já conhecida no repertório da lingüística e das ciências psicológicas de matriz comportamental, é utilizada no vocabulário das organizações produtivas em um momento marcado pelo desenvolvimento das políticas de emprego orientada pela busca de flexibilidade nas empresas e mudanças organizacionais na gestão de recursos humanos. Como se tivesse emergido da base material, essa terminologia tem sido reconhecida pelas organizações produtivas, instituições educacionais como substituta da noção de qualificação profissional ancorada nos postos de trabalho. Tanguy (1997) aponta que a lógica da competência desenvolve-se em um contexto de contração massiva dos empregos, mudanças aceleradas nas tecnologias de produção e de processamento de informação, aumento da concorrência nos mercados das formações profissionais e políticas dos assalariados (Tanguy,1997:186). Nesse sentido, menciona que na França as idéias elaboradas entre a organização de uma empresa e a formação dos assalariados foram sistematizadas, expressas em um acordo mais geral denominado CAP 2000[2], pela crise da empresa siderúrgica que se viu impossibilitada de oferecer aos assalariados uma mobilidade profissional…

  • ORganização do Trabalho

    3924 palavras | 16 páginas

    das principais transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho, traçando-se assim um perfil do cenário atual das organizações. Em seguida, será apresentado o novo perfil do trabalhador, enfocando-se aspectos relacionados aos conceitos qualificação e competências, e destacando-se a importância destes no atual mundo do trabalho. Na última etapa, são apresentadas as conclusões e reflexões, analisando-se e discutindo-se as relações dos conceitos apresentados. 2. O mundo do…

  • psicologia

    5370 palavras | 22 páginas

    3. Objectivos do Módulo 3 4. Introdução 3 5. O que é a Formação Profissional 4 5.1. Certificação Profissional 5 6. Níveis de Formação ou Qualificação Profissional 6 7. Domínios da Formação Profissional 8 7.1. Formação inserida no Sistema Educativo 8 7.2. Formação inserida no Mercado de Emprego 9 8. Modalidades de Formação Profissional inserida no Mercado de Emprego 10 8.1 Formação Inicial 11 8.1.1 Qualificação Inicial 11 8.1.2 Aprendizagem 11…

  • ATPS ANHANNGUERA PEDAGOGIA

    2570 palavras | 11 páginas

    por tecnologia de base rígida, relativamente estável. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES O trabalhador polivalente deve ser muito mais "generalista" do que especialista. Para desenvolver as novas funções, há exigências de competências de longo prazo que somente podem ser construídas sobre uma ampla base de educação geral. De fato, algumas das modificações do processo de produção e da organização do trabalho não teriam sido possíveis, nos países desenvolvidos, sem os efeitos produzidos pelos…

  • EAP PRONTA DE UMA EMPRESA

    930 palavras | 4 páginas

    Semestre) Obs.: A seguir, são apresentadas as 15 questões da ANP da 3ª Etapa. Por favor, responda às questões com as suas próprias palavras. Respostas copiadas serão desconsideradas na avaliação deste trabalho. Questões 1- Qual a diferença entre qualificação e competência? Exemplifique. Qualificação: É um preparo para o que já é previsto, o que já se espera daquele individuo naquela função. Ex: Alto potencial de trabalho, ter facilidade em decisão e comunicação. Competência:…

  • Educação e sociedade

    13006 palavras | 53 páginas

    Sociedade - Trabalho, qualificação e competência profissional - das di... Página 1 de 25 Educação & Sociedade ISSN 0101-7330 versão impressa Educ. Soc. v.19 n.64 Campinas set. 1998 doi: 10.1590/S0101-73301998000300002 Curriculum ScienTI Como citar este artigo Trabalho, qualificação e competência profissional - das dimensões conceituais e políticas* Silvia Maria Manfredi** RESUMO: Neste artigo reconstruímos as noções de qualificação e competência e suas respectivas…

  • GESTAO

    3005 palavras | 13 páginas

    "Gestão de competências: Definição, necessidade, viabilidade... " Guy Le Boterf / 05 Out 2006 FONTE - Módulo Security News / www.modulo.com.br O interesse crescente das empresas e organizações Existem cinco principais fatores explicativos do interesse das empresas e organizações para a gestão de competências. Uma demanda social crescente de confiança. Nós assistimos na nossa sociedade a uma demanda social crescente de confiança. O imperativo de confiabilidade torna-se prioridade,…

  • A qualificação profissional

    11265 palavras | 46 páginas

    UNIÃO CAPIXABA DE ENSINO – UNICAPE FACULDADE ESPÍRITO-SANTENSE – FAESA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO LENILSON NUNES PEREIRA MARCOS PEREIRA ALVARENGA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO SEGMENTO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO CARIACICA 2012 LENILSON NUNES PEREIRA MARCOS PEREIRA ALVARENGA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO SEGMENTO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO Trabalho de Conclusão de Curso de…

  • formação profissional

    12387 palavras | 50 páginas

    FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUALIFICAÇÃO E NOVAS COMPETÊNCIAS: profissão, assistente social Silmere Alves Santos de Souza1 Contata-se nos dias de hoje, vários avanços tecnológicos em diversas áreas que impactam significativamente o modus vivendi das pessoas e das profissões. Segundo Giddens2 (1999), no mundo do trabalho, tal impacto pode ser analisado considerando o processo de reestruturação produtiva. Para Castells3 (1999), a inserção da tecnologia da informação no processo de…

  • Iu uijkh

    4597 palavras | 19 páginas

    Trabalho e qualificação nas empresas de call center Bruno de Melo Delatin ∗ Resumo: Este estudo aborda a questão da qualificação dos trabalhadores sob o trabalho informacional nas empresas de Call Center. Para isso foi necessário mostrar o debate sociológico sobre o tema da qualificação no século XX e o uso atual do conceito de competência que se fortaleceu nos últimos anos. Verificamos em estudos de casos que, prevalece nos estudos sociológicos sobre Call Center o ponto de vista do…

Quais são as diferenças entre os conceitos de qualificação profissional é competência profissional?

Para se ser competente não é necessário ter uma qualificação, mas para se ter qualificação tem de se ter competência; A qualificação e a competência não se podem separar. A qualificação é concretizada através da competência, esta surge da competência que as pessoas têm para mobilizar os saberes.

Qual a diferença entre competência é qualificação?

Ao contrário das competências, a qualificação não pode ser pensada diretamente a partir do desempenho nos cargos. Cargos são sempre específicos e cambiantes, qualificação é sempre mais genérica e inercial. A educação tecnológica, que qualifica sujeitos, tem por obrigação prepará-los para vários cargos possíveis.

Qual é o conceito de competência profissional?

O que são competências profissionais? De um modo geral, a descrição de competências profissionais está relacionada à capacidade que uma pessoa tem de executar determinada tarefa. Isso quer dizer que ela está diretamente ligada aos termos, como: aptidão, habilidade e qualificação.

Quais são as competências profissional?

Neste conteúdo, você conhecerá as seguintes competências profissionais:.
Organização;.
Autoconfiança;.
Trabalho em equipe;.
Relacionamento interpessoal;.
Liderança;.
Pensamento criativo;.
Conhecimento técnico;.
Proatividade;.