Quais são as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores?

Método Socrático: Ironia e Maiêutica.

O que é um diálogo crítico?

Análise e reflexão – o diálogo crítico

O conhecer a visão de mundo dos sujeitos promove a constituição do Outro. O estranho passa a constituir-se como o Outro. possíveis enfrentamentos dessa proposta dialógica.

Quem Desenvolvei o diálogo crítico?

1 Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. 2 . Refutação ou ironia – etapa em que Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. Formulava aos interlocutores perguntas e procurava evidenciar suas contradições.

Qual é o diálogo crítico é um método de conhecimento?

O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.

Como se constrói o diálogo crítico socrático?

Essa primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia. Depois, continuando o diálogo, e retomando as respostas equivocadas do interlocutor, constrói, com o ele, o conhecimento daquilo que se discute.

O que quer dizer a palavra maiêutica?

A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.

Qual era o método utilizado pela filosofia?

O Método que Sócrates empregava para alcançar a verdade era a chamada Maiêutica. Segundo ele, a Maiêutica era um diálogo focado em aflorar o conhecimento nas pessoas de maneira paulatina. Isto é, aos poucos ir se aproximando da verdade por meio de um diálogo lento e gradual.

O que é o método dialético de Sócrates?

O método filosófico socrático pode ser considerado dialético por apresentar as contradições lançadas por seus interlocutores e, com base nisso, conseguir formular um conhecimento novo, uma formação de um conceito sobre determinado assunto.

O que é um método filosófico?

– conduzir à descoberta de uma verdade até então desconhecida; – permitir demonstrar e provar uma verdade já conhecida; – verificar os conhecimentos para saber se são legítimos e verdadeiros. O método é, portanto, um instrumento racional para adquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos.

Como era o diálogo socrático?

O diálogo socrático é uma técnica que se origina a partir da prática do filósofo grego Sócrates. Ele se dá por meio da realização de perguntas que visam elucidar as idéias e respostas proferidas pelo indivíduo questionado.

Como era o diálogo de Sócrates?

Os diálogos socráticos iniciavam basicamente parecendo não querer ensinar nada a ninguém. Ao contrário, ele costuma expressar-se como quem deseja aprender com seu interlocutor, fazendo-lhe perguntas como se nada soubesse. O tema da discussão é sobre a Piedade.

Qual é a importância do diálogo para a filosofia de Sócrates?

As objeções de Sócrates obrigam o seu interlocutor a procurar uma verdade que este pensava já possuir. Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia.

Quais são as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates?

Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Quais as duas grandes fases dos diálogos críticos a que Sócrates conduzia seus interlocutores no desenvolvimento da sua filosofia?

Ironia e Maiêutica de Sócrates.

Como funcionava o diálogo crítico de Sócrates?

Formulava aos interlocutores perguntas e procurava evidenciar suas contradições. Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos; 4 .

Quais foram as acusações que levaram à condenação de Sócrates?

Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; Recusa do réu por uma defesa convencional; Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.